SóProvas


ID
1251523
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o trabalho profissional do Assistente Social na realidade institucional, analise as afirmativas a seguir.

( ) A instituição, como mediação do projeto sóciopolítico de hegemonia de uma classe, expressa a dinâmica e as contradições da sociedade.

( ) O poder e o controle institucional estão presentes no âmbito organizacional e demarcam os limites do exercício profissional do Assistente Social.

( ) Os aparelhos organizacionais são meros aparatos burocráticos e administrativos e estão isentos das lutas dos agentes sociais em prol de seus interesses.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Dica pra quem não é pagante e já ultrapassou o limite diário, a alternativa certa é a Letra D.

  • "É possível dizer que o assistente social, quando acredita que o limite de sua ação é o limite proposto pela organização não

    se apropria do “produto” do que faz, nem se reconhece no que faz e não o reconhece. Por outro lado, a organização também não reconhece esse produto e tende a responsabilizar o profissional quando acontece algo errado ou quando o profissional não

    corresponde à sua expectativa."
    SERV. SOC. REV., LONDRINA, V. 12, N.1, P. 202‐227, JUL/DEZ. 2009

  • A instituição é um espaço contraditório de luta de poder que condensa conflitos e tensões, não sendo um local neutro e nem livre contradições, além de que representam sempre os interesses de uma classe ou determinado grupo. E dependendo da correlação de forças no seu interior pode contribuir para garantir e expandir os direitos dos trabalhadores ou não. É, portanto, nesse espaço que os assistentes sociais desenvolvem as suas ações. Estes profissionais possuem um compromisso firmado com os interesses da classe trabalhadora, e devem dar respostas qualificadas às demandas advindas desse grupo. Por outro lado, o assistente social também precisa responder às demandas institucionais, uma vez que é um trabalhador assalariado como os demais e depende da venda de sua força de trabalho para um empregador. Assim sendo, no âmbito institucional os empregadores detêm o poder e o controle, o que implica numa limitação de ações consonantes com o que prevê o projeto profissional do Serviço Social. Deste modo, a autonomia do profissional sempre será relativa devido a tensão existente entre o trabalho assalariado e o que é disposto no projeto profissional dos assistentes sociais, cabendo as estes últimos tecer alternativas criativas para lidar com essa questão. Afinal, apesar dos limites institucionais teremos também sempre possibilidades de exercer a profissão no cotidiano.


    RESPOSTA: D
  • " A autonomia do profissional sempre será relativa devido a tensão existente entre o trabalho assalariado e o que é disposto no projeto profissional dos assistentes sociais, cabendo tecer alternativas criativas para lidar com essa questão. Afinal, apesar dos limites institucionais teremos também sempre possibilidades de exercer a profissão no cotidiano." ( Professora Sanatine)

     

    Gab. D