SóProvas


ID
1251832
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A segurança e saúde dos trabalhadores, que, direta ou indiritamente, interajam em instalações elétricas, exige uma série de medidas de prevenção, como

Alternativas
Comentários
  • 10.5.2 O estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser 

    reenergizada respeitando a seqüência de procedimentos abaixo: 

    a) retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos; 

    b) retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de reenergização; 

    c) remoção do aterramento temporário, da equipotencialização e das proteções adicionais; 

    d) remoção da sinalização de impedimento de reenergização; 

    e) destravamento, se houver, e religação dos dispositivos de seccionamento. 

  • a) Considerar que, no processo de reenergização de um circuito, a remoção do aterramento temporário é atividade que ocorre antes da remoção da sinalização de impedimento de reenergização.-CERTA;


    b) Sinalizar de forma a realçar o perigo presente quando for inevitável que o trânsito de colaboradores diversos do estabelecimento ocorra em áreas próximas a condutores energizados e haja o risco de contato acidental.

    ERRADA- Acredito que não existe essa hipótese, no procedimento de reenergização deve-se retira primeiro as ferramentas e posteriormente todos os trabalhadores não envolvidos no procedimento de reenergização;


    c) Condicionar a ligação simultânea de vários aparelhos à mesma tomada à troca de pelo menos um disjuntor do circuito por outro de maior capacidade.

    ERRADA- O ideal na situação é que sejam criados novos circuitos calculando-se as correntes de projeto e consequentemente a bitola dos fios. Além disso, não se deve aumentar simplesmente a capacidade do circuito.


    d) Dotar as derivações dos circuitos de distribuição do sistema de seccionamento automático, que possibilita o uso de chaves blindadas como dispositivos de partida e parada de máquinas e equipamentos.

    ERRADA- Chaves blindadas devem ser utilizadas somente para circuitos de distribuição e não para partida ou parada de máquinas e equipamentos;


    e) A colocação de barreiras físicas nos circuitos energizados antes de instalar o aterramento temporário ou promover a equipotencialização dos circuitos objetos de manutenção.

    ERRADA- O uso de barreiras é um exemplo de medida de controle de risco elétrico e só deve ser utilizada se após a desenergização (que engloba o uso do aterramento temporário).