SóProvas


ID
125503
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Avalie os seguintes trechos, adaptados de VEJA ESPECIAL TECNOLOGIA, de agosto de 2007, quanto à coerência e correção gramatical, para depois assinalar a opção correta.

I. A palavra tecnologia sugere objetos. Coisas complexas e feitas de átomos. Locomotivas à vapor, telefones, computadores, substâncias químicas e chips de silício. Quando esse mundo de coisas começou a surgir, há séculos atrás encaramos o fenômeno como uma revolução material, embora todas as mudanças que traziam fossem, na verdade, causadas pelo desenvolvimento da capacidade de utilizar a energia de forma orientada.
II. Esses objetos perderam, recentemente parte de sua massa. Começamos a enxergar-lhes como ação. Hoje o termo tecnologia sugere softwares, engenharia genética, realidade virtual, banda larga, formas de vigilância e inteligência artifi cial. A tecnologia tornouse uma força. É um verbo, não mais um substantivo. Sua ação mostrou se tão forte que agora percebemos a tecnologia como um super-poder.
III. Na realidade, a tecnologia é matéria, é força e é muito mais. É tudo o que criamos: literatura, pintura, música. Bibliotecas são tecnologia, como também o são os registros contábeis, a legislação civil, os calendários, as instituições, todas as ciências, bem como o arado, as roupas, o sistema de saneamento, os exames médicos e o alfi nete de segurança. Tudo o que nossa inteligência produz pode ser considerado tecnologia.

Alternativas
Comentários
  • I. A palavra tecnologia sugere objetos. Coisas complexas e feitas de átomos. Locomotivas à a vapor*, telefones, computadores, substâncias químicas e chips de silício. Quando esse mundo de coisas começou a surgir, séculos atrás/ há séculos atrás)* encaramos o fenômeno como uma revolução material, embora todas as mudanças que traziam fossem, na verdade, causadas pelo desenvolvimento da capacidade de utilizar a energia de forma orientada. 
    à vapor = não ocorre crase, já que a expressão é formada por palavra masculina.
    há séculos atrás = "há" já é indicativo de tempo passado. É sinônimo de "faz". Portanto, é redundante usar "há" e "atrás". Ou um, ou outro.

    II. Esses objetos perderam, recentemente, parte de sua massa. Começamos a enxergar-lhes enxergá-los* como ação. Hoje* o termo tecnologia sugere softwares, engenharia genética, realidade virtual, banda larga, formas de vigilância e inteligência artificial. A tecnologia tornouse tornou-se* uma força. É um verbo, não mais um substantivo. Sua ação mostrou-se mostrou-se* tão forte que agora percebemos a tecnologia como um super-poder      superpoder. *

    , recentemente = adjunto adverbial deslocado. Vem entre vírgulas.
    enxergar-lhes = "enxergar" retoma "esses objetos", portanto, não cabe o uso do "lhe", mas, sim, "o/a/os/as"
    tornou se = "tornou-se" e "mostrou-se" devem ter o verbo ligado ao pronome por hífen.
    super-poder = De acordo com a Reforma Ortográfica, o prefixo "super-" só será ligado ao termo subsequente por hífen se este começar por h ou r. Logo, no caso em questão o prefixo aglutina-se ao termo seguinte.


    Item III - correto.