-
"para uma produção ser uma linguagem jornalística, deve conter mensagens ideológicas"????? WTF...
De cara marquei essa como errada. Alguém pode explicar a questão?
-
Também não entendi pq o Item III está correto
-
A resposta dessa questão é muito duvidosa e acabou de cair na prova da câmara de Mairinque, domingo passado! Vou entrar com recurso, não tem nada que justifique o item III estar correto.
-
Neologismo e metáforas ideológicas? E a isenção e impacialidade? Esse III tem que estar errado!
-
GABARITO: LETRA D
Sobre o item lll:
"A comunicação jornalística é, por definição, referencial, isto é, fala de algo no mundo, exterior ao emissor, ao receptor e ao processo de comunicação em si. (...) a linguagem jornalística incorpora: (a) neologismos de origem coloquial, sintéticos (fusca, frescão) ou de grande expressividade (dedo-duro, pau- de-arara); (b) denominações de objetos novos, de origem científica ou popular (lêiser, video-teipe, celular); (c} metáforas com intenção crítica (mordomia, mensalão). (...) Compromissos ideológicos – As grandes e pequenas questões da ideologia estão presentes na linguagem jornalística, porque não se faz jornalismo fora da sociedade e do tempo histórico."
Livro: Linguagem jornalística. Nilson Lage. 7. ed. São Paulo: Editora Ática, 2004.
-
Pessoal, parece que vcs não estão levando em consideração que no enunciado da III está escrito "segundo alguns autores". Ou seja, o item não está afirmando que para uma produção ser uma linguagem jornalística, deve conter mensagens ideológicas.
-
"Além disso, segundo alguns autores, para uma produção ser uma linguagem jornalística, deve conter mensagens ideológicas."
Compromissos ideológicos – As grandes e pequenas questões da ideologia estão presentes na linguagem jornalística, porque não se faz jornalismo fora da sociedade e do tempo histórico."
Livro: Linguagem jornalística. Nilson Lage. 7. ed. São Paulo: Editora Ática, 2004.
O enunciado extrapola a colocação de Nilson Lage, que não afirma que a linguagem jornalística DEVE conter mensagens ideológicas para se constituir como jornalística. Lage afirma que elas estão presentes, mas como resíduos da realidade objetiva a marcar presença na linguagem jornalística. É bastante diferente do tom normativo que o item assume. Está errado.