SóProvas



Questões de Produção Publicitária


ID
49048
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do serviço de contratação de serviços de publicidade no governo, avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.

( ) A legislação de publicidade não permite concessão de comissão ou desconto sobre a propaganda encaminhada diretamente aos veículos de divulgação por um governo.
( ) O desconto legal devido pelos veículos de comunicação às agências de propaganda é de 17%.
( ) Um veículo de comunicação pode entrar em contato diretamente com a área de planejamento de mídia de um governo que possua agência de publicidade, buscando oferecer melhor preço de veiculação

Alternativas
Comentários
  • A comissão é só para agências ou agenciadores de propaganda.
    O desconto não é legal, é convencionado. E não é desconto, é comissão.
    Os veículos podem, e até fazem isto, pois infelizmente tem safados na parte comercial, porém a alternativa é falsa.

    Alternativa correta C.
  • Bem,

    Vamos aos itens:

    1 - A propaganda não é enviada diretamente, pois precisa haver o processo licitatório.

    2 - Não existe previsão de desconto na lei, isso ocorre na prática, mas não há previsão legal. (geralmente é de 20%)

    3 - Novamente, não é possível entrar em contato direto, pois é necessário o processo licitatório.

    Obs. Somente não é preciso haver licitação quando a EBC (Empresa Brasileira de Comunicacão) for contratada para uma das finalidades de sua criação.

    Fonte: Material do Ponto dos Concursos para o STN

ID
49390
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A propagada comercial, tal como é hoje entendida e percebida nos seus efeitos, teve sua origem em dois acontecimentos:

Alternativas

ID
49402
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a opção correta com relação à ordem de realização das etapas da atividade de mídia.

Alternativas

ID
49411
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Briefing é:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Rabaça & Barbosa, no Dicionário Essencial de Comunicação:

     

    Briefing - Fornecimento de instruções e diretrizes aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho pelo cliente ou pela chefia de uma agência de propaganda, jornal etc.

     

    Mais questões sobre briefing:

     

    Q16468
    Q543678
    Q788298
    Q197786
    Q306510
    Q592646
    Q132179
    Q507716
    Q96444


ID
49417
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Avalie as afirmativas sobre o texto publicitário escrito e assinale V (as verdadeiras) ou F (as falsas). A seguir, marque a opção correta.

( ) O texto publicitário escrito, embora tenha como referência a gramática, não se prende ao nível culto da língua.
( ) De acordo com o CONAR - Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, a publicidade não se faz somente com fatos e idéias, mas também com palavras e imagens; logo as liberdades semânticas são fundamentais.
( ) O texto publicitário se caracteriza pela ordem direta. Isto facilita a contextualização, as referências, a estrutura e a construção estética.
( ) O texto publicitário é deliberativo e é natural que prevaleça a função emotiva da linguagem, centrada no interlocutor.
( ) No texto publicitário, as figuras de linguagem são usadas para delimitar a expressividade da mensagem

Alternativas
Comentários
  • O erro do quarto item está em "função emotiva"; trata-se da função conativa.

  • O TEXTO PUBLICITÁRIO PODE SER IMPERATIVO, JAMAIS DELIBERATIVO. ELE NÃO DECIDE NADA, TALVEZ, IMPONHA, MAS A ADESÃO NÃO É OBRIGATÓRIA.


ID
62896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do Código de Ética dos profissionais de Propaganda,
julgue os seguintes itens.

É justo utilizar o critério de volume de verbas de propaganda, a fim de obter mudança de atitudes dos veículos, influenciar decisões ou conseguir vantagens não obtidas por outrem, em igualdade de condições.

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DA PROPAGANDA:

    22. É taxativamente considerada imoral a alegação do volume de verbas de propaganda, a fim de obter mudança de atitudes dos veículos, influenciar decisões ou conseguir vantagens não obtidas por outrem, em igualdade de condições.

  • É IMORAL  utilizar o critério de volume de verbas de propaganda, a fim de obter mudança de atitudes dos veículos, influenciar decisões ou conseguir vantagens não obtidas por outrem, em igualdade de condições.


ID
62992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de
redação, julgue os próximos itens.

Briefing, em publicidade, é a análise pormenorizada de uma proposta de campanha para verificar se está de acordo com os objetivos do cliente.

Alternativas
Comentários
  • O briefing é um conjunto de informações passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, sendo muito utilizadas em Administração, Relações Públicas e na Publicidade. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluçõesO briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.
  • Errado

    Não é uma análise pormenorizada, e sim um documento com caráter objetivo, um primeiro contato do cliente com a agência, expondo seu problema de comunicação e munindo a agência com informações sobre seu produto, clientes, montante de investimentos etc.
    Numa visão geral é um documento que apresenta características de um produto ou serviço, da marca e da empresa do anunciante. Significa a passagem de informação de uma pessoa a outra pessoa. Precisa ser eficaz e objetivo, erros de omissão ou excesso de informações (aqui o erro da questão) pode comprometer e desperdiçar tempo e dinheiro investidos numa campanha publicitária. O briefing e o planejamento de propaganda são inseparáveis, envolve a troca de informações entre o setor de marketing e comunicação da empresa do anunciante e a agência contratada. O briefing deve ser um diálogo entre anunciante e agência, após o briefing inicial feito pelo anunciante para a agência, são feitos briefings específicos e complementares para as diversas áreas de uma agência de publicidade como mídia, criação, pesquisa, promoção, etc.
                                 
  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing

  • O BRIEFING NÃO É UMA ANÁLISE PORMENORIZADA.

  • errada

    O briefing é um documento que reúne todas as ideias que o cliente tem para a realização de determinado projeto, seja um site, uma campanha de marketing, uma peça publicitária, uma identidade visual, entre outros. Servirá como um guia para a execução de um projeto. Contém uma série de informações como: dados sobre a empresa, o mercado em que ela atua, o público ao qual ela se direciona e os seus objetivos com o projeto. Assim, as equipes envolvidas terão um direcionamento mais claro para a realização dos seus trabalhos e planos de ação.


ID
72595
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi responsável pelo surgimento da primeira teoria crítica da comunicação de massa. Os governantes dos países em guerra, principalmente dos EUA, usaram os canais de comunicação para convencer os seus governados de que a guerra era justa. Terminado o conflito, estudos sobre o comportamento das pessoas em relação à guerra mostraram que grande parte dos conteúdos exibidos pela mídia sobre o tema atingia os indivíduos de maneira uniforme fazendoos responder de maneira similar aos estímulos, sem questionar. A essa observação em relação à mídia deu-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • Teoria Hipodérmica é um modelo de teoria da comunicação, também conhecido como Teoria da Bala Mágica. Segundo este modelo, uma mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporção.

    A concepção de comunicação que embasa este modelo parte do princípio da sociedade organizada em massa, ou seja, "cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem" (Wright Mills, 1975, 79) e " Cada indivíduo é um átomo isolado que reage isoladamente às ordens e às sugestões dos meios de comunicação de massa".

    Os conceitos foram elaborados pela Escola Norte-Americana, nos anos 30. Seu principal objetivo foi fornecer bases empíricas e científicas para a elaboração de sistemas de comunicação, com ênfase nos efeitos da comunicação sobre o comportamento da população.

    fonte: Wikipédia

     

  • Sem mais delongas:
    TEORIA HIPODÉRMICA = ESTÍMULO -----> RESPOSTA
    HIPODÉRMICA = a comunicação de massa atinge o público com uma espécie de agulha sob a pele.
    HIPODERME = CAMADA ABAIXO DA DERME (PELE)

    Bons estudos!
  • Falou de estímulo, pode marcar Teoria Hipodérmica sem medo. O trecho crucial para a resposta é esse "maneira uniforme fazendoos responder de maneira similar aos estímulos, sem questionar.".Essa parte traduz o conceito de massa caro a essa teoria.


ID
72664
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A mensagem curta, veiculada em diversos meios de comunicação, geralmente é usada para provocar a atenção do público em relação a uma ação publicitária. Pode tanto criar suspense quanto antecipar informações sobre a estratégia.
(O Estado de S. Paulo, 8/6/2008)

Esse recurso é chamado, no meio publicitário, de

Alternativas
Comentários
  • A função do teaser é gerar comentário sobre o que será dito na campanha, já introduz o conceito sem deixar vazar do que se trata, pondo a audiência para discutir o assunto. 

  • a) Teaser - Mensagem provocadora que intenta atrair atenção e curiosidade.

    b) Budget - Orçamento

    c) Recall - Em pesquisa, se refere ao nível de memorização (Recall test) Ou pode ser o procedimento de alertar o consumidor para defeitos de produtos, para que estes possam ser reparados. O recall de produto é bastante comum na indústria automobilística, por exemplo.

    d) Slogan - Frase curta e de efeito, geralmente é a assinatura da marca, traduz um conceito, pela repetição visa consagrar um produto ou marca.

    e) Target - O público-alvo


ID
95854
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Diversas características diferenciam o texto publicitário do texto jornalístico, entre elas:

Alternativas

ID
95869
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A escolha do formato do papel e do número de colunas a serem adotados por um novo veículo editorial pode afetar a sua veiculação de anúncios. Isso acontece porque

Alternativas
Comentários
  • Não acho correto o gabarito dessa questão. Os anúncios realmente são feitos pelas agências (na maioria das vezes - os clientes tmb fazem), mas não seguem regras do mercado e sim do veículo. Ele é que tem um formato certo e definido que deve ser seguido por quem quer anunciar na revista por exemplo. Por isso acho que a resposta C é a mais correta. Pois o anunciante precisa providenciar que seu anúncio seja adequado ao formato do jornal x ou da revista Y.
  • Apesar de possuírem padrões definidos e formato estabelecidos, os anúncios são pensados também em funcção das regras de mercado, do peso que cada mídia tem, o que impacta no custo dos espaços a serem utilizados para veiculação.
  • Ainda bem que não fiz esta prova, pois não está medindo conhecimento e sim a sorte do candidato.


ID
96091
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para uniformizar as ações do público interno e intermediários, algumas organizações criam folhetos para esses públicos explicando como será a campanha de propaganda ou a promoção relacionada à atividade em que se foca a ação. Esses folhetos são conhecidos no meio por

Alternativas
Comentários
  • a) errado - marca, nome, sinal, símbolo e desenho que identificam um produto, logotipo...

    b) errado - recorte de jornal, ou conjunto de recortes recebidos por um interessado, através de serviço de apuração, seleção e coleção de noticiários, artigos, matérias, editoriais, etc

    c) certo - impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento relativo a uma campanha. Destinado normalmente a vendedores ou revendedores

    d) errado - relato de um trabalho de marketing (ou de atividade afim) realizado em uma determinada organização. Pode ser elaborado durante ou após a sua execução. Consiste em uma análise da situação anterior, incluindo pontos positivos e negativos, diagnóstico feito, providências tomadas, resultados atingidos e avaliação da eficácia das operações. Usa-se com mais freqüência a forma abreviada: case.

    e) errado - peça de propaganda ou promoção de vendas usada para exibir determinados produtos e atrair a atenção do comprador. Mostruário. Qualquer tipo de material utilizado em pontos-de-venda para expor um ou mais produtos aos olhos do consumidor. Os displays (geralmente fornecidos pelo fabricante como peças integradas ao conjunto da campanha de propaganda) apresentam-se em diversas formas - gôndolas, cestas, arcas, prateleiras móveis - e são confeccionados em papelão, plástico ou arame. Podem ser colocados sobre balcões, em vitrinas, prateleiras, junto às paredes, sobre o assoalho etc. Classificam-se em duas categorias: displays de venda (o produto exibido pode ser apanhado pelo consumidor) e displays expositivos (apenas mostram ou anunciam o produto)

    Bom estudo ;)
  • Segundo o Dicionário Essencial de Comunicação (Rabaça&Barbosa), o termo broadside (p. 30) significa:

     

    Impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento acerca de uma campanha pública ou promoção de vendas. Destina-se geralmente a vendedores, revendedores ou a públicos especiais (jornalistas, políticos, acionistas) para quem é necessário explicar motivos e intenções de uma campanha. Apresenta formato geralmente maior do que os folhetos comuns.


ID
97570
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As principais mídias apresentam características diferentes. As vantagens e desvantagens de cada uma são levadas em conta durante a elaboração da campanha publicitária. Aspectos como credibilidade, circulação, audiência dos veículos, público atingido, tiragem, entre outros, também devem ser considerados pelos atores envolvidos no processo. Sendo assim, pode-se dizer que a utilização de mala-direta é correta quando o anunciante tem por objetivo principal

Alternativas
Comentários
  • gabarito: D

    A mala direta é um veículo de comunicação dirigida, logo, atinge uma audiência selecionada por meio de uma mensagem segmentada. 


ID
97573
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O desenvolvimento do conceito criativo de uma campanha publicitária é um dos pontos primordiais durante o processo de criação. É consenso, entretanto, que o planejamento e a criação publicitária moderna se dão com a(o)

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Discordo do enunciado da questão quando da utilização do termo "consenso", pois acredito que haja autores com visão discordante, ainda que minoritária.

    De qualquer forma, hodiernamente, o planejamento de uma campanha publicitária se dá com a união de forças dos atores envolvidos, basicamente agência e cliente; um irá precisar de informações fornecidas pelo outro, de modo que possam chegar a um denominador comum quando da produção da campanha e o item B diz exatamente isso.

ID
97576
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Definir e distribuir corretamente o orçamento de comunicação integrada de marketing de uma empresa é uma tarefa, no mínimo, complexa. O desafio é destinar a maior parte dos recursos às ferramentas mais eficazes e adequadas ao planejamento de comunicação. No caso de venda no varejo, sabe-se que os gastos com promoção de vendas do tipo desconto em uma determinada marca crescem quando o

Alternativas
Comentários

  •     Essa dá pra resolver só pela lógica: se o  cliente "não percebe a marca como diferencial e o objetivo do anunciante é a aceleração imediata das vendas" (alternativa B), é óbvio que os "gastos com promoção de vendas do tipo desconto irão crescer".  Daí, é B na cabeça!!
        Elementar, meu caro Watson....
  • Essa foi muito tranquila, esse tipo de questão não é bom cair na prova, pq não separa os melhor preparados da massa!

ID
97579
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Algumas empresas usam a propaganda para a criação de demanda primária, ou seja, para a divulgação de um gênero de produto. Exemplo: os produtores de leite podem, em conjunto, fazer anúncios visando ao aumento de consumo de toda a categoria do produto. Nesse caso, os custos dos anúncios são rateados entre os membros de uma associação. A este tipo de propaganda, com o compartilhamento das despesas pelos anunciantes, dá-se o nome de propaganda

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A propaganda cooperativa ocorre quando os varejistas dividem as despesas de propaganda entre eles ou quando algum atacadista patrocina uma parte e divide a outra entre os demais anunciantes.

    FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/estrategias-de-comunicacao-no-varejo/56562/


ID
97582
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A mensagem dos anúncios publicitários direciona-se para o mundo dos sonhos, no qual a realização do consumo não só é possível, mas também desejável. Seu objetivo é conseguir persuadir o público-alvo a realizar seus desejos através do produto ou serviço em questão. Para se atingir tal feito, algumas ferramentas lingüísticas são largamente utilizadas. Um recurso que NÃO é utilizado nesse processo é o uso da(do)

Alternativas
Comentários
  • Na verdadde, ocorre o uso das linguagem injuntiva e da função CONATIVA. Na verdade, O texto injuntivo usa a função contativa da linguagem. Visa convencer o ouvinte a obedecer a uma vontade do emissor (quem fala), a fazer ou a não fazer algo, seja ordenando ou pedindo gentilmente.
     

    Função apelativa ou conativa
    A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo, ou chamar sua atenção. Geralmente, usa-se a 2ª pessoa do discurso (tu/você; vós/vocês), vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo. Como essa função é a mais persuasiva de todas, aparece comumente nos textos publicitários, nos discursos políticos, horóscopos e textos de auto-ajuda. Como a mensagem centra-se no outro, ou seja, no interlocutor, há um uso explícito de argumentos que fazem parte do universo do mesmo. Exemplo:"Fique antenado com seu tempo..."; "Compre já, e ganhe dicas surpreendentes!"
     

    Já na função fática o canal é posto em destaque, ou seja, o canal que dá suporte à mensagem. O interesse do emissor é emitir e simplesmente testar ou chamar a atenção para o canal, isto é, verificar a "ponte" de comunicação e certificar-se sobre o contato estabelecido, de forma a prolongá-lo. Os cacoetes de linguagem como alô, né?, certo?, ahã, dentre outros, são um exemplo bem comum para se evidenciar contato entre emissor e receptor.
     

  • A bem da verdade, acertei meio por eliminação das alternativas, porque nunca ouvi falar desta tal "linguagem injuntiva", que acho que não existe. Daí, tasquei-lhe a alternativa A e me dei bem.....
  • Apenas o recurso linguagem injuntiva não é usado em publicidade. Apesar de usar as funções conativa e fática, é um texto com caráter um tanto quanto normativo e educativo. Visa convencer o receptor a OBEDECER uma orientação.

    Os demais recursos:

    1- Função fática: focada no canal, estabelece um contato com o receptor para verificar o funcionamento do canal. Em publicidade transmite ao receptor a sensação de proximidade, intimidade com o emissor. Ex: "Ei, você", "Oi".

    2-  Função conativa : focada no receptor, visa convencê-lo, influenciá-lo a algo através de ordem, sugestão, apelo. Ex: "Não fique aí parado, garanta já o seu."

    3-  Unidade textual : o texto publicitário deve tratar de um único assunto, conter uma única proposição de venda (USP: "Unique Selling Proposition"). Sua variedade deve ser utilizada dentro da unidade do tema central.

    4-  Técnica do circuito fechado : o tema principal é dado no título e deve também ser usado no encerramento do texto. A técnica é usada para evitar o questionamento e levar o leitor a decisões definitivas.

    5-  Metalinguagem:  focada no código, a mensagem utiliza outra mensagem como seu objeto, é explicar um código através do próprio código. Ex: um poema que explica como se faz um poema.

    6-  Discurso deliberativo : tem como objetivo aconselhar o público a julgar favoravelmente o objeto anunciado, resultando na ação futura do receptor.
     
    7-  Metáfora:  substituição de um termo por outro por uma relação de semelhança. Usada no texto publicitário para aproximar o discurso do universo semântico do receptor, causando reações positivas e proporcionando familiaridade.

    8-  Apelo à autoridade : uso de especialistas para confirmar, validar o que se afirma. Fortalece o discurso.

    9-  Eufemismo:  emprego de termos mais agradáveis para suavizar uma expressão, visa reduzir a tensão. Ex: "Partiu dessa pra melhor" em vez de "morrer".

    * Referências:
    Redação publicitária. Estudos sobre a retórica do consumo. - Carrascoza.
    Publicidade. A linguagem da sedução. - Nelly de Carvalho.
  • Claro que publicidade tem linguagem injuntiva. E fática também.


ID
97585
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As agências de propaganda vêm sofrendo um intenso processo de modernização operacional, comercial e cultural, com destaque para a forte implementação da tecnologia da informação. Nesse contexto, um tradicional departamento tem sido suprimido nas estruturas das principais agências de propaganda. Qual é ele?

Alternativas
Comentários
  • o Tráfego é o departamento ou profissional que cuida do tráfego das tarefas e materiais entre os vários setores da empresa. Departamento de apoio, cuida do acompanhamento dos serviços em suas diversas etapas, noa vários departamentos, para auxiliar o trabalho de gestão do Atendimento e de administração dos custos das agências; precisa saber tudo o quedeve ser absorvido por ela ou pago/reembolsado pelos clientes.

  • O departamento de tráfego, responsável pelo fluxo de trabalho interno em uma agência, vem sendo suprimido porque novas tecnologias permitem a comunicação direta entre os diversos departamentos, reduzindo-se a burocracia e gerenciando-se em conjunto a pauta de trabalho. Geralmente, as funções tradicionalmente atribuídas ao tráfego vem sendo agregadas ao departamento de atendimento.
  • Não sei de onde tiraram esta resposta. Qual é a base pra se afirmar isso? Trabalho em agência e não no meracdo vejo o tráfego sendo suprimido tão sumariamente. 

  • Quem trabalha no tráfego são os agentes de trânsito.


ID
97594
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um fabricante de veículos prepara o lançamento de um novo produto e encomenda a sua agência de propaganda uma estratégia de posicionamento específico por atributo. Seguindo essa orientação, a agência irá

Alternativas
Comentários
  • Essa dá pra resolver apenas pela lógica: "posicionamento por atributo" tem a ver com alguma qualidade especifica, ou seja algum aspecto que diferencie o produto. Daí, fica fácil deduzir e optar pela alternativa B.  Mamata!!!
  • Não há resposta.

    Posicionamento por concorrentes: O produto sugere ser diferente, ou melhor, que o produto concorrente. A 7-UP denomina-se Uncola.


ID
114658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Mídia bem planejada, verba bem aplicada.

José Carlos Veronezzi. Mídia de A a Z. São
Paulo
: Edicon, 2002 (com adaptações).


Considere a epígrafe acima e julgue os itens seguintes, que se
referem ao planejamento de mídia.

Um plano de mídia deve considerar estritamente os dados de programação de mídia baseados em veículos, programas, audiência e preço.

Alternativas
Comentários
  • Independentedo tipo de produto, campanha ou tamanho, qualquer Plano de mídia deve ser constituído
    por três grandes partes, e uma quarta, os anexos, que poderá entrar ou não, de acordo com a necessidade:

    A- Informações básicas
    B- Objetivos
    C- Estratégias
    D- Anexos


    Fonte: www.portaldapropaganda.com/.../midia/.../Roteiro%20Plano%20de%20Midia.doc
  • a palavra-chave da questão é "estritamente"

ID
141595
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na criação publicitária, um título ou chamada pode ser caracterizado(a) como um(a)

Alternativas

ID
161992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao roteiro para vídeo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    A) claro que pode ser alterado...

    B) acredito que a maioria tenha marcado essa alternativa, mas o roteiro de vídeo faz exatamente o contrário, é como um esboço, uma síntese do que será apresentado na cena. Existem outros mecanismo (como o script, o storyboard) que traz as descrições detalhadas sobre tomadas e enquadramentos.

    C) sem comentários

    E) o roteiro não compõe uma etapa de produção, por assim dizer, mas certamente é realizado antes da montagem do set, locação, ensaio de atores etc.

    O que o item correto afirma é mais uma questão de interpretação de texto do que propriamente uma afirmação. Ele não diz que o roteiro deve ultrapassar (que é algo que deva acontecer ou mesmo no sentido de permitir, poder), mas sim que é uma possibilidade, algo que pode, em alguns casos, ocorrer e quando isso acontecer, ações devem ser tomadas.
  • Que absurdo esse gabarito!!!

    A totalmente correta só pode ser a "E" 

    A "B" também seria aceitável, mas a "D"?!

    #PELAMORDEDEUS

  • Em vídeo existem 3 etapas: pré-produção, produção e pós-produção.

    E roteiro pertence a etapa de pré-produção! Nem poderia ser outra.

    Realmente esse gabarito do cespe é absurdo... 

  • Absurdo de gabarito. O roteiro pertence a pré-produção.

ID
162001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As atividades de uma agência de publicidade na qual a direção de arte se faz diretamente presente incluem a

Alternativas
Comentários
  • A produção de vídeo é, na maioria das vezes, feita por uma produtora, e não por uma agência. Alternativa "a" como correta é questionável.

  • Concordo que a produção de vídeo, na maioria das vezes, é feita por produtora terceirizada e especializada nisso. 


ID
162025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das funções do profissional de atendimento, em uma agência de publicidade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Atendimento: Responsável pela comunicação cliente-agência e agência-cliente. É o profissional de atendimento que apresenta peças e campanhas, planejamentos etc.
  • A) Quem oraganiza o fluxo de trabalho em uma agência de PP é o Tráfego
    B)CERTO- Atendimento: quase sempre é (ou deveria ser) o único que tem contato direto com o cliente. 
    C)Produção: Cuida da produção e finalização do Material Gráfico que será desenvolvido.
    D) O item está errado por tratar como o único responsável pela estruturação do briefing. É uma função precípua do Atendimento elaborar o briefing mas não é o único responsável.
    E)Pesquisa: Supre o setor de Planejamento das informações necessárias (de mercado, concorrência).
  • A prospecção feita de maneira efetiva ajuda a sua empresa a alinhar-se com clientes que tenham mais fit para a sua solução.

    Um dos significados do termo prospectar é: fazer pesquisas e sondagens numa mina ou jazida de minérios para determinar seu provável valor.

    Para o profissional de vendas, prospecção é o processo organizado e estruturado de buscar novos leads para comprar os produtos/serviços que sua empresa vende.

    Fonte: https://www.outboundmarketing.com.br/prospeccao-de-clientes/


ID
200569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto ao emprego dos termos publicidade e propaganda, julgue
o item a seguir.

O termo propaganda foi empregado pela Igreja Católica, no tempo da contrarreforma, associado a um sentido de propagação da fé religiosa.

Alternativas
Comentários
  • O termo propaganda deriva do latim propagare e significa “reproduzir por meio de mergulhia”, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo.

     

    A partir da Contrarreforma, a Igreja Católica empreendeu uma grande expansão pelo mundo em busca de novos fiéis para o catolicismo, ou seja, em busca de "plantar" tal religião em outras "terras".


ID
200572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto ao emprego dos termos publicidade e propaganda, julgue
o item a seguir.

Durante o século XX, o termo propaganda passou a ter emprego corriqueiro e a se confundir com publicidade, à medida que técnicas de propaganda religiosa e política passaram a ser empregadas também com fins comerciais.

Alternativas

ID
200581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à agência de comunicação, julgue o
próximo item.

Para o profissional de planejamento, é importante conhecer as diferentes áreas da agência e é fundamental ter atuado como fornecedor.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O erro está no termo fundamental. É importante ter conhecimentos nessa área, também, porém não chega a ser fundamental para o exercício das funções de planejamento.
  • Erro por redução: não é "fundamental".


ID
200584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à agência de comunicação, julgue o
próximo item.

O profissional de atendimento deve acompanhar os trabalhos de mídia e produção, mas não de criação, pois deve julgar apenas o resultado final das peças, antes de apresentá-las ao cliente.

Alternativas
Comentários
  • Erro por extrapolação: o profissional de atendimento de fato deve acompanhar os trabalhos de mídia e produção, e também de criação, mas não lhe cabe julgar o resultado final das peças; quem faz isso é o cliente.


ID
200611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto aos quesitos relacionados ao texto radiofônico, julgue os
itens de 105 a 107.

Para aprovar roteiros de comerciais, não é importante ler o texto em voz alta, procurando mensurar o tempo e avaliar determinadas expressões.

Alternativas

ID
213433
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

É o levantamento de informações contendo as diversas instruções que o cliente fornece à agência para orientar seu trabalho de planejamento.

Marcélia Lupetti. Gestão Estratégica da Comunicação Mercadológica. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

Assinale a alternativa à qual o conceito apresentado acima refere-se.

Alternativas
Comentários
  • O briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, documento, sendo muito utilizadas em Administração, Relações Públicas e na Publicidade. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções

    O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

     

  • Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Palavra inglesa que significa resumo em português. É um documento contendo a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los.


    O briefing é um processo utilizado na área administrativa, por profissionais da comunicação, relações públicas e publicitários. O briefing é a base de um processo de um planejamento.


ID
213439
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Nada é mais como era antigamente

Estudo realizado pelo Instituto GFK revela dezesseis possíveis mudanças de hábito dos consumidores. Entre elas, destaca-se o comportamento das diferentes gerações e seu modo de lidar com a tecnologia.

In: Correio Braziliense, Economia,
23/5/2010, p. 14 (com adaptações).

Ampliando essa discussão para o universo da direção de artes, peças de campanhas publicitárias e investimentos de recursos, é correto afirmar que as relações de consumo e informação vão dependendo cada vez mais das relações que os consumidores estabelecem em redes sociais na Internet, o que, em termos práticos, significa dizer que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C tem uma pegadinha no final: O público-alvo de uma campanha é definido em seu planejamento estratégico. Entretanto, observa-se que, para atingir esse público, os suportes para informação estão cada vez mais variados e dependem de uma adaptação de linguagens para mídias específicas, por exemplo, uma página diagramada para o You Tube e uma ação de marketing em revista.


ID
213442
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao Photoshop, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
214405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à legislação de comunicação vigente no Brasil e aos
princípios éticos da atividade jornalística, julgue os itens seguintes.

Todo anúncio deve conter uma apresentação verdadeira do produto oferecido, isto é, todas as descrições, alegações e comparações que se relacionem com fatos ou dados objetivos devem ser comprobatórias, ainda que não caiba à agência produtora fornecer tais comprovações.

Alternativas
Comentários
  • Cabe tanto ao cliente como à agência produtora fornecer as comprovações dos dados divulgados.


ID
214585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O briefing é um dos conceitos mais correntes nos campos da
administração e da comunicação, especialmente na área da
publicidade. No que concerne ao briefing, julgue os itens que se
seguem.

O briefing equivale ao portfólio de peças já criadas pela agência bem como de relatos de cases (soluções para problemas de comunicação) realizados para clientes anteriores.

Alternativas
Comentários
  • Briefing compreende o conjunto de informações detalhadas de uma demanda de comunicação e fundamentais para orientar o planejamento de comunicação, que deve conter, entre outras informações: o assunto ou objeto de que trata a demanda; a situação base com o problema, as causas e a necessidade de comunicação; o alinhamento da necessidade de comunicação às estratégias de marketing; o objetivo de comunicação; o público-alvo; a previsão de investimento na comunicação.
  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing


ID
214588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O briefing é um dos conceitos mais correntes nos campos da
administração e da comunicação, especialmente na área da
publicidade. No que concerne ao briefing, julgue os itens que se
seguem.

O briefing, resumo informativo preliminar ao planejamento e à criação publicitária, deve conter, de forma precisa e completa, clara e objetiva, todas as informações que referenciem a solução de uma demanda de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing


ID
222364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

Quando o profissional de comunicação conduz o briefing com o profissional de atendimento da agência de publicidade responsável pela divulgação da sua instituição, cabe a ele explicar exclusivamente as demandas relativas à publicidade, ficando por conta de representante da direção as explicações acerca das políticas, objetivos, produtos e serviços.

Alternativas
Comentários
  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing


ID
222367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

A pesquisa de mídia tem por finalidade conhecer a linha editorial dos jornais.

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa de mídia é ferramenta indispensável para a escolha e definição dos melhores meios, veículos de comunicação e a melhor alternativa para a veiculação de campanhas e maximização da verba do anunciante. 

ID
222370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

A escolha do veículo de mídia apropriado leva em consideração fatores como o target, a natureza do assunto e a visibilidade do veículo.

Alternativas
Comentários
  • A escolha do veículo de mídia apropriado leva em consideração fatores como o target, a natureza do assunto e a visibilidade do veículo, além de outros como credibilidade, audiência, cpm...

     

  • - Target: público-alvo (parcela da população à qual é dirigida a mensagem)

     

     

     


ID
222373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

O item custos, por meio do qual é feito o levantamento e o planejamento da utilização da verba disponível para divulgação de determinado produto, deve contemplar a definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção, distribuição, e veiculação na mídia.

Alternativas
Comentários
  • O que está errado nessa questão?
  • Ao meu ver, estratégias e objetivos não devem vir no item custos por não serem relevantes e não serem mensuráveis financeiramente falando.
  • Acredito que o plano de mídia contemple apenas os gastos com mídia e não aspectos como criação e produção como diz a questão: "o item custos...deve contemplar a definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção, distribuição, e veiculação na mídia".
  • O erro está no próprio texto:

    item custos, por meio do qual é feito o levantamento eo planejamento da utilização da verba(...)
    deve contemplar (...) produção distribuição e veiculação na mídia.

    É um plano, não quer dizer que vai ser executado, que no caso entra a parte de produção, distribuição e veiculação.
  • Erro por extrapolação: o item custos de um plano de MÍDIA deve contemplar apenas a veiculação do anúncio. A definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção são realizadas no planejamento da campanha.


ID
222385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O texto jornalístico é factual. Cada veículo de
comunicação, no entanto, tem uma linguagem diferenciada,
respeitando suas especificidades.

Maria A. Baccega. Comunicação e linguagem: discursos e
ciência. 1.ª ed. São Paulo: Moderna, p. 54 (com adaptações).

O texto publicitário busca persuadir os públicos
favoravelmente acerca de um produto, serviço ou ideia,
utilizando-se, para isso, de informação incisiva, de criatividade e
elementos de atratividade. O texto publicitário deve ser capaz de,
ao mesmo tempo, divulgar, atrair, persuadir, fazer compreender.

João A. Anzanello. Razão e sensibilidade no texto
publicitário.
São Paulo: Futura, 2.ª ed. (com adaptações).

A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos
acima, julgue os itens a seguir.

Provérbios, ditos populares, expressões consideradas clichês são melhor percebidas pelo público nas propagandas.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: clichê é lugar-comum, portanto está longe de inspirar criatividade, o real interesse de uma mensagem publicitária.


ID
222481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sob o título Aqui a natureza é a estrela, a empresa
Hortifruti lançou campanha publicitária, elaborada pela agência
MP Publicidade, do Espírito Santo, em que foram feitas paródias
com títulos de filme, tais como: E o Coentro levou, Kiwi Bill,
Jambo IV - ele voltou e ainda melhor, O Quiabo veste Prada.

Considerando a campanha publicitária descrita e os princípios
da publicidade e propaganda, julgue os itens que se seguem.

O humor contido na associação das frutas e vegetais aos títulos dos filmes objetiva fixar os produtos e a marca da empresa na memória do consumidor.

Alternativas

ID
222484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sob o título Aqui a natureza é a estrela, a empresa
Hortifruti lançou campanha publicitária, elaborada pela agência
MP Publicidade, do Espírito Santo, em que foram feitas paródias
com títulos de filme, tais como: E o Coentro levou, Kiwi Bill,
Jambo IV - ele voltou e ainda melhor, O Quiabo veste Prada.

Considerando a campanha publicitária descrita e os princípios
da publicidade e propaganda, julgue os itens que se seguem.

Como os títulos dos filmes não foram criação da agência, as peças possuem leveza e são engraçadas, mas não podem ser consideradas criativas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Naturalmente que as peças também são criativas. 


ID
222487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sob o título Aqui a natureza é a estrela, a empresa
Hortifruti lançou campanha publicitária, elaborada pela agência
MP Publicidade, do Espírito Santo, em que foram feitas paródias
com títulos de filme, tais como: E o Coentro levou, Kiwi Bill,
Jambo IV - ele voltou e ainda melhor, O Quiabo veste Prada.

Considerando a campanha publicitária descrita e os princípios
da publicidade e propaganda, julgue os itens que se seguem.

Pelos filmes escolhidos, alguns deles mais antigos, infere-se que o objetivo da empresa Hortifruti era atingir o segmento de público formado por pessoas mais velhas.

Alternativas
Comentários
  • A empresa só fez paródia com filmes consagrados pela mídia e bem conhecidos.


ID
231406
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Suponha que você é o gestor do Setor de Comunicação do DETRAN e foi escolhido para dar início a uma nova campanha sobre prevenção a acidentes de trânsito. Para isso deverá elaborar um Briefing e a apresentar à Diretoria do DETRAN. Esse Briefing deverá:

Alternativas
Comentários
  • BRIEFING

    • (jornalismo): Resumo da informação. Termo técnico usado com frequência na reunião de pauta. Resumo de instruções trasmitidas pela chefia aos responsáveis por um trabalho. Os repórteres geralmente saem para a cobertura de determinado acontecimento com um briefing do caso.
    • (publicidade e propaganda): o conjunto de dados fornecidos pelo anunciante, para orientar a sua agência na elaboração de um trabalho de propaganda. Deverá expressar aspectos estratégicos, informações sobre mídia, verba e cronograma.
    Fonte: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br/
  • A D não seria o plano?


ID
231445
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As diferenças entre a Internet em relação à Mídia Tradicional (televisão, rádio, cinema, jornal e revista) são bem distintas. Quais são os aspectos críticos que diferenciam a rede mundial dessas mídias?

Alternativas
Comentários
  • Segundo J. B. PInho (Jornalismo na Internet: planejamento e produção da informação on-line), os aspectos críticos que diferenciam a Internet da mídia tradicional são: NÃO-LINEARIDADE, FISIOLOGIA, INSTANTANEIDADE, QUALIFICAÇÃO, CUSTOS DE PRODUÇÃO E DE VEICULAÇÃO, INTERATIVIDADE, PESSOALIDADE, ACESSIBILIDADE E RECEPTOR ATIVO (P. 49).

    RESPOSTA E
  • Sistema não linear refere-se a todas as estruturas que não apresentam um único sentido. Um documento interno é um meio  linear já que  é lido a partir do canto superior esquerdo, palavra por palavra, mesmo tendo  diversas páginas, o leitor começa pela primeira, pois não faz sentido qualquer outra ordem de leitura, do mesmo modo um jornal, que  também não possibilita a transmutação do leitor a uma outra plataforma.Já a informação alojada na Internet é não-linear. Nela, o hipertexto permite que o usuário se movimente através das estruturas de informação do site sem uma seqüência pré-determinada, mas sim saltando entre os vários tipos de dados que necessita. A principal característica do hipertexto é a sua maneira natural de processar informação, funcionando de uma maneira parecida com a mente humana, que trabalha por associações de idéias e não recebendo a informação linearmente.

    Portanto, estruturas lineares apresentam um sentido único e estruturas não-lineares, diversos sentidos.

  • Uma das características que diferencia as novas mídias das mídias offline (tradicionais) é a não linearidade. Os modelos anteriores são focados na transmissão vertical de conteúdo, enquanto a internet. é horizontal. 
  • O que ele quer dizer com fisiologia? Estrutura do conteúdo? 

  • A verdade é que jornais e revistas já seguiam a não linearidade, pois neles se têm: box, gráficos, imagens, editorias e etc. Ou seja, vc não precisa começar a ler um jornal da primeira página e passando por tudo até chegar em outra editoria. Você tem a opção não linear de ir direto para outro bloco do jornal. O mesmo acontece  dentro de uma matéria de jornal ou revista.... vc pode parar no meio do texto e ir dar uma olhada no box/ infográfico e etc, Ao contrário do que muitos pensam, a não linearidade é um estudo antigo e já estava presente antes da internet!



    Letra E


ID
265288
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em função do número cada vez maior de meios e veículos de comunicação, o profissional de mídia reconhece que alguns meios proporcionam maior memorização da mensagem publicitária. Entre eles, estão

Alternativas
Comentários
  • Essa  resposta é um absurdo e prova de pegadinhas em concurso, pois o cinema hoje é considerado, sim um meio publicitário, mas não atinge numeros cruciais para ser considerado resposta nesta questão muito menos mobiliário urbano, onde pela pressa do dia-a-dia nem olhamos para as publicidades espalhadas nas ruas. Deixo aqui minha indgnação pela má fé dos professores que formulam essas provas. 
  • Em várias fontes de pesquisa encontrei a televisão como veículo que proporciona maior memoraização publicitária. Não concordo com questão. E conforme dados do IBGE, em 1999 a maior parte dos investimentos publictários destinam-se à televisão aberta (56%), seguida por jornal (24%), revista (10%) e rádio (5%). A propaganda em TV por assinatura, outdoor e outras mídias fica com os 5% restantes. O setor que mais investe em publicidade é o do comércio varejista - 3,6 bilhões de reais em 1999.
  • No cinema, há uma imersão total e não há nenhum outro elemento que roube a atenção de quem assiste às propagandas, ao contrário do rádio,que possibilita o desemepnho de multiplas tarefas e não demanda atenção exclusiva. No livro Propaganda: teoria e prática, de  Armando Santanna, este argumento é apresentado.

    Assim como os colegas citaram, discordo que o mobiliário urbano seja o meio mais adequado à memorização. Como afirma Santanna, o mobiliario urbano tem a vantagem de permitir ampla cobertura, exposição 24h por dia, mas é limitado no quesito retenção da mensagem devido à visualização rápida, da correria do cotidiano,
  • a questão fala em maior memorização. claro que o cinema proporciona isso, uma vez que o espectador está muito envolvido com e atento ao que passa na tela.

  • No meu ponto de vista, o Cinema realmente é uma mídia que geral lembrança, pois além das atenções voltadas praticamente com exclusividade para a mensagem que será transmitida na tela, ainda existe o envolvimento emocional com o momento.

    Com relação ao mobiliário urbano, vejo algumas características que podem contribuir para a memorização da mensagem publicitária, entre eles: o impacto visual da peça publicitária e a frequência (quando passamos inúmeras vezes pelo mesmo local no qual está exposto um Front Light, por exemplo).

  • gente, a pessoa está muito envolvida com o que se passa na tela do cinema antes do filme começar? vcs não vão ao cinema, né?


ID
265294
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na atividade publicitária, o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) foi criado para fiscalizar as relações comerciais entre veículos, agências de publicidade e anunciantes. Nesse sentido, acompanha o cumprimento da remuneração das agências, prevista na chamada Lei da Propaganda. Assim, os veículos

Alternativas
Comentários
  • O que é CENP?

    O Conselho Executivo das Normas-Padrão - CENP é uma entidade criada pelo mercadopublicitário para zelar pela observância das Normas-Padrão da Atividade Publicitária, documento básico que define as condutas e regras das melhores práticas éticas e comerciais entre os principais agentes da publicidade brasileira.

    CENP existe desde 1998, atualmente é presidido por Caio Barsotti e tem como seu principal gestor um Conselho Executivo, onde tem assento 23 representantes de Agências de Propaganda, Anunciantes, Veículos de Comunicação e Governo Federal.


    Missão
    Em um mercado extremamente diversificado e de grande mobilidade econômica, o desafio é aplicar normas para as relações comerciais estabelecidas entre os "players" da comunicação brasileira. O CENP tem como objetivo defender o "modelo brasileiro" da indústria da propaganda, inibindo as práticas anti concorrenciais, estimulando a adoção das melhores práticas comerciais, tendo como consequência uma melhor e mais adequada prestação de serviços entre os três agentes da propaganda. Para tanto, as Normas-Padrão da Atividade Publicitária estabelecem que toda Agência que alcançar as metas de qualidade estabelecidas pelo CENP, comprometendo-se com os custos e atividades a elas relacionadas, habilitar-se-á ao recebimento do "Certificado de Qualificação Técnica" e fará jus ao "desconto-padrão de agência", não inferior a 20% sobre o valor dos negócios que encaminhar por conta e ordem de seus clientes.

    Fonte: 
    http://www.cenp.com.br
  • Comentário totalmente errado e sem fundamento. Não considerem!!

  • Meu amigo, engula sozinho seu desconhecimento.

    O ROTEADOR encaminha SIM frames em boadcasting, assim como o Switch Layer 3. Esse processo apenas não é idêntico.

  • O cara comentou em 2010 kkkk


ID
265336
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um anúncio em mídias eletrônicas, tais como banners e links patrocinados em sítios de Internet, possui algumas características técnicas que devem ser consideradas para se decidir pelo seu uso como peças de campanhas publicitárias. Acerca do uso dos banners e links patrocinados como anúncios, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Geralmente os Links Patrocinados são muito mais baratos em relação aos banners devido à grande quantidade de palavras-chave disponíveis. Porém a grande vantagem é que, através de uma estratégia bem definida, possa separar os anúncios que tenham relação com o seu produto e cujo custo seja compatível com o retorno esperado. Lembrando que, os custos dos Links Patrocinados tendem a aumentar à medida que o número de concorrentes, usando as mesmas palavras-chave, aumente também.

    Outra vantagem é que seu anúncio é direcionado a um público-qualificado, ou seja, que buscaram por uma palavra-chave associada ao produto e que, naturalmente, devido ao seu interesse, são mais propensas a clicar e  visitar a página de destino. De fato, o percentual de usuários que clicam em Links Patrocinados é maior do que aquele verificado nos banners

    Fonte:http://blog.7pontos.com.br/vantagens-dos-links-patrocinados-x-banners/

  • Me digam o que está errado aqui:

    Anúncios tipo banners têm como finalidades a comunicação institucional de marca e a promoção de produtos e serviços.


ID
289336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e
páginas de relacionamento torna necessária a comunicação
integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os
itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.

Uma das formas utilizadas para definição da verba de comunicação de uma empresa é a provisão anual com base em percentual do faturamento. No âmbito das instituições públicas, a verba é definida a partir do planejamento estratégico anual de comunicação institucional com provisionamento de recursos no orçamento anual da instituição, que devem ser despendidos ao longo do ano com ações que envolvem propaganda, realização de eventos, assessoria de imprensa, patrocínio, relacionamento institucional, materiais promocionais e comunicação interna.

Alternativas

ID
289339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e
páginas de relacionamento torna necessária a comunicação
integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os
itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.

Briefing compreende o conjunto de informações detalhadas de uma demanda de comunicação e fundamentais para orientar o planejamento de comunicação, que deve conter, entre outras informações: o assunto ou objeto de que trata a demanda; a situação base com o problema, as causas e a necessidade de comunicação; o alinhamento da necessidade de comunicação às estratégias de marketing; o objetivo de comunicação; o público-alvo; a previsão de investimento na comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Briefing, apesar de significar "ser breve", ser sucinto (sem muitas informações detalhadas), não é bem assim. De acordo com Rafael Sampaio: "Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível, mas tão longo quanto necessário. Em outras palavras, o briefing deve conter todas as informações relevantes e nenhuma que não seja".

  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing

  • Segundo Rabaça & Barbosa, no Dicionário Essencial de Comunicação:

     

    Briefing - Fornecimento de instruções e diretrizes aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho pelo cliente ou pela chefia de uma agência de propaganda, jornal etc.

     

    Mais questões sobre briefing:

     

    Q16468
    Q543678
    Q788298
    Q197786
    Q306510
    Q592646
    Q132179
    Q507716
    Q96444


ID
289372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

O planejamento de mídia consiste no ajuste do orçamento à necessidade de comunicação, por meio da seleção de veículos, definição de formatos, datas, locais, horários e quantidades de exibição, e elaboração de mapas de inserção referentes a cada veículo; destes originam-se as autorizações de exibição, a serem assinadas pelo cliente, pela agência de propaganda (se houver) e pelo veículo de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Nunca ouvi falar que o veículo de comunicação assina mapa de inserção.
  • Os veículos asinam as AUTORIZAÇÕES DE EXIBIÇÃO (que se originam dos mapas).  
  • 4 dicas práticas para criar o seu planejamento de mídia

     

    1. Defina claramente o público-alvo em seu planejamento de mídia

    É de extrema importância identificar claramente qual é o seu público-alvo e os elementos demográficos e psicográficos (atitudes, interesses e comportamentos) que o compõem. Sem isso, é impossível desenvolver uma comunicação adequada e selecionar as mídias certas para alcançá-lo.

    Após definir quais perfis de clientes melhor se encaixam em seu produto ou serviço, busque mais informações, como:

    motivações pessoais;

    meios que usam para se comunicar;

    jornais ou revistas que costumam ler;

    sites que visitam regularmente;

    mídias mais utilizadas;

    assuntos preferidos nas redes sociais.

    Todos estes dados devem ser obtidos antes de realizar seu planejamento de mídia.

     

    2. Selecione as mídias mais eficazes de acordo com as características da sua marca

    Nem todo mundo acessa o Facebook ou lê revistas. Além de perguntar quais canais seus clientes mais usam, reflita sobre os pontos fortes e fracos de determinada mídia para ampliar o alcance da marca e como ela vai ajudar você a cumprir suas metas.

    Seja implacável na escolha (e rejeição) de mídias. É melhor se concentrar naquelas mais eficazes do que tentar fazer sua marca estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

     

    3. Mantenha sua identidade visual consistente

    A identidade visual é muito mais do que o logo. Seu conceito implica um padrão único de design, das cores às fontes. Todos estes elementos devem se manter consistentes.

    Qualquer pessoa que ver um anúncio na TV deve estabelecer uma conexão visual imediata ao visitar o site ou acessar o blog da empresa. Do contrário, não se pode dizer que a marca tem uma identidade visual. E o mais provável é que ela não seja lembrada facilmente.

     

    4. Crie conteúdos adaptáveis a diferentes mídias

    Para que sua marca seja fortalecida, o planejamento de mídia deve programar o desenvolvimento de mensagens claras, atraentes e capazes de transitar por diferentes plataformas. Ou seja, cada conteúdo que você criar (vídeo, estudo de caso, postagem para blog etc.) deve poder ser utilizado em tantos lugares quanto possível.

    Por exemplo: deve ser factível que determinada peça usada em uma newsletter sirva para publicação no LinkedIn, no Twitter, em uma inserção na TV ou para fundamentar um anúncio impresso.

    Não tenha receio de utilizar diferentes mídias, canais e plataformas para promover e fortalecer sua marca. Seu planejamento de mídia deve adotar uma abordagem estável, informada e colaborativa para que suas ações de marketing alcancem os clientes no momento certo.

     

    Fonte: http://atalhocomunicacao.com.br/planejamento-e-estrategia/4-dicas-praticas-para-criar-o-seu-planejamento-de-midia/


ID
289375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

Nos centros urbanos, a poluição visual causada pela concorrência exagerada na comunicação motivou as gestões municipais a estabelecerem políticas de regulamentação para coibir os abusos, a exemplo da Lei Cidade Limpa, que, implementada nas capitais das regiões Sul e Sudeste do país, induziu as agências de publicidade a mudarem o foco de suas ações para novas mídias; o que impulsionou a propaganda em ambientes fechados e pela Internet.

Alternativas
Comentários
  • A Lei Cidade Limpa é uma Lei Municipal da Cidade de São Paulo
  • Em São Paulo, por exemplo, a Lei Cidade Limpa vigora desde 2007 e é alvo de elogios por parte da população, que já sente os benefícios do combate à poluição visual.
    Por acreditar que a regulamentação da intervenção sobre a paisagem construída é tarefa dos representantes do povo do município, apresentamos este projeto de lei aos nobres pares desta Casa e esperamos contar com o apoio de todos para a aprovação do presente projeto de lei.

    http://www.camaracaxias.rs.gov.br/
  • Acredito que o erro da questão está em atribuir o crescimento da propaganda na web ao reforço das políticas de redução da poluição visual. 

  • Não sei se em 2010 a lei vigorava somente em São Paulo ou se já havia sido implementada nas capitais das regiões Sul e Sudeste do país. Talvez o erro esteja nessa afirmativa.

    ---

    Acerca das novas mídias, segue o trecho de uma reportagem de dezembro de 2007:

    A Lei Cidade Limpa sacudiu o mercado publicitário na capital paulista. Desde então, as agências de publicidade mudaram o foco de suas ações para novas mídias, as empresas investiram em vitrines e a propaganda em ambientes fechados e a internet ganharam um novo impulso. 

    Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL210083-5598,00-CIDADE+LIMPA+CRIOU+ONDA+DE+NOVAS+MIDIAS+IDOOR+EM+SP.html

  • Brasilia tb tem !

  • Agora eu vou ter que decorar todas as leis estaduais referentes à propaganda dona Cespe?


ID
289381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

Entre as diversas formas de utilização da propaganda, o informe publicitário, anúncio gratuito de conteúdo editorial e caráter documental, tem o objetivo de agregar credibilidade à mensagem por confundir-se facilmente com peça de conteúdo jornalístico.

Alternativas
Comentários
  • Desconfiem sempre que falarem em publicidade gratuita.

  • Jamais o informe publicitário será gratuito. Obviamente que ele é pago.

  • O informe-publicitário é um formato complicado. Começa pelo nome, que vive mudando. Chamava informe-publicitário lá atrás, quando era usado principalmente nas campanhas de marketing direto: páginas horrorosas falando das 73 utilidades daquele processador de frutas que não é apenas isso, mas também lava, passa e se limpa sozinho. Depois, virou “publieditorial” e, mais recentemente, “advertorial”. Mas o problema não está no nome, e sim no uso que se faz dele.

    Gosto muito do formato. Penso que, bem usado, ele é capaz de agradar aos três públicos envolvidos na comunicação: o anunciante, o veículo e o leitor. Os interesses dos dois primeiros são óbvios: o anunciante quer vender mais ou fortalecer a marca; o veículo quer o dinheiro da publicidade. A diferença está na satisfação do leitor.

     

    É editorial ou publicidade?

     

    Cuidado com a credibilidade
    Muitos anunciantes escolhem fazer um publieditorial pela razão errada. Querem iludir o público, fingindo que é a publicação, e não eles próprios, quem está falando bem do produto. Uma parte dos leitores cai na deles, mesmo com os cuidados exigidos pelos veículos. Mas outros percebem o truque e perdem um pouco da confiança na marca: “Se querem me enganar na propaganda, imagina no produto?”

     

    Acredito que o publieditorial é indicado para os seguintes propósitos:

     

    • Explicar ideias complexas: Por exemplo, para mostrar as vantagens fiscais de um determinado investimento financeiro ou as funções avançadas de um telefone celular.

     

    • Ensinar a usar o produto: Como nos tutoriais de maquiagem ou nas receitas culinárias oferecidas por marcas de beleza ou alimentícias.

     

    • Reforçar valores da marca: Quando um fabricante de remédios leva conhecimento sobre prevenção de dor de cabeça junto com a propaganda do seu analgésico; ou um guia de prevenção de acidentes domésticos oferecido por uma marca de botijão de gás.

     

    • Gerar confiança: Dando dicas que fazem a diferença na vida do leitor, como o banco que trata de finanças pessoais ou a marca de ração que ajuda a cuidar das emoções dos bichos.

     

    • Humanizar a empresa: Mostrando quem são as pessoas por trás do negócio, algo especialmente importante no setor de serviços.

     

    Fonte: http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/ponto_de_vista/2014/08/11/a-alquimia-de-um-bom-informe-publicitario.html

  • Ele é pago!!! Pode ser usado em sites e blogs da internet. Geralmente, isso é feito de maneira discreta, apenas com uma sinalização para que o leitor conheça qual é a marca responsável pelo conteúdo.

    Outro aspecto que está associado a esse tipo de material é a parceria com influenciadores digitais ou blogueiros. Com uma audiência que acompanha frequentemente suas postagens, esses perfis divulgam a empresa e as opções ofertadas. Assim, é possível atingir mais pessoas e, consequentemente, atrair mais clientes.

    Esse método é eficaz porque é uma maneira de aproximar a organização de seu público-alvo, utilizando assuntos e influenciadores que as pessoas já conhecem para apresentar o produto.

    FONTE: SINERGIA PUBLICIDADE


ID
289396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve
conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis
reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com
base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no
âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.

Na mensagem publicitária, identifica-se a mesma função de linguagem verificada na mensagem jornalística, a conativa, centrada no conteúdo da mensagem e caracterizada pelo emprego do verbo no modo imperativo, objetivando-se persuadir ou seduzir o receptor para um determinado comportamento.

Alternativas
Comentários
  • Para saber a diferença entre denotativa e conotativa:
    Denotativa- D de dicionário
    A partir daí não dá para esquecer que conotação é em sentido figurado!
  • Função apelativa ou conativa

    A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo, ou chamar sua atenção. Geralmente, usa-se a 2ª pessoa do discurso (tu/você; vós/vocês), vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo. Como essa função é a mais persuasiva de todas, aparece comumente nos textos publicitários, nos discursos políticos, horóscopos e textos de auto-ajuda. Como a mensagem centra-se no outro, ou seja, no interlocutor, há um uso explícito de argumentos que fazem parte de seu universo.

    Exemplo: Você é como o sol que ilumina minha manhã"
     

    Função referencial ou denotativa

    Referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.

    Características
    • Neutralidade do emissor;
    • Objetividade e precisão;
    • Conteúdo informacional;
    • Uso da 3ª pessoa do singular (ele/ela).

    Exemplo:"Nos vertebrados, esta resposta inclui uma série de alterações bioquímicas, fisiológicas e imunológicas coletivamente denominadas inflamação." Descrição da inflamação em um artigo científico.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fun%C3%A7%C3%B5es_da_linguagem


ID
289423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As ferramentas da comunicação visual devem conter os elementos
básicos de linguagem que compõem a sintaxe visual, fonte para a
construção de materiais e mensagens visuais. Com referência à
direção de arte e à produção gráfica, julgue os itens seguintes.

Considerando-se que os fundamentos da linguagem visual representam a base da construção de mensagens visuais no campo das artes e da produção comercial, é imprescindível que o diretor de arte tenha domínio desse conhecimento para a criação de mensagens eficazes, direcionadas à conquista dos objetivos estratégicos estabelecidos no plano de comunicação do qual elas fazem parte.

Alternativas

ID
289468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

O significado das cores utilizadas em uma peça publicitária não é construído isoladamente, ao contrário, decorre da relação da cor com a mensagem verbal e com as outras cores que compõem a peça.

Alternativas

ID
289477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência à publicação de textos publicitários em diferentes
meios, julgue os itens a seguir.

Alguns recursos tecnológicos de geração de imagens, como imagens em movimento e efeitos especiais, contribuem para tornar o texto publicitário verbal veiculado pela televisão mais dinâmico e eficaz.

Alternativas

ID
289480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência à publicação de textos publicitários em diferentes
meios, julgue os itens a seguir.

O rádio é um dos meios menos eficazes para promover a fixação de slogans entre os ouvintes, visto que a comunicação por meio desse veículo é dependente do código verbal.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me dizer o que está errado nessa questão?
  • A Rádio não é um dos meios menos eficazes, e sim mais eficazes para promover a fixação de slogans

  • Por exigir baixo grau de concentração e permitir que o usuário desempenhe diversas tarefas ao mesmo tempo, não solicitando atenção exclusiva, o rádio é a mídia ideal para campanhas com slogans simples, que possam ser facilmente decorados. As características dos meios estão bem explicadas na obra de J.B Pinho, vale dar uma olhada. 
  • Quem nunca passou dias cantando um jingle que ouviu no rádio?


ID
289483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de planejamento de campanhas publicitárias, julgue os itens
que se seguem.

A pesquisa, importante ferramenta tanto do ponto de vista científico quanto do ponto de vista mercadológico, é utilizada na avaliação de produtos, serviços, embalagens, entre outros objetos.

Alternativas

ID
289486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de planejamento de campanhas publicitárias, julgue os itens
que se seguem.

Na etapa de planejamento de campanhas, mudanças ambientais devem ser consideradas na tomada de decisões, que tem por finalidade o alcance de determinado objetivo.

Alternativas

ID
289489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de planejamento de campanhas publicitárias, julgue os itens
que se seguem.

O planejamento estratégico de médio prazo, além de contemplar as grandes decisões de uma organização, deve ser condizente com o ambiente, a missão, os objetivos, as estratégias e as táticas organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • O Planejamento Estratégico de médio prazo traça os objetivos da organização, no médio prazo; orientando também as estratégias e táticas organizacionais. Ou seja, esses elementos é que devem ser condizentes com o planejamento estratégico (não o contrário). 
  • CREIO QUE O ERRO SE ENCONTRA EM AFIRMAR QUE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÉDIO PRAZO CONTEMPLA AS GRANDES DECISÕES DE UMA ORGANIZAÇÃO, ESSAS NA VERDADE SÃO CONTEMPLADAS PELO PLANAJAMENTO ESTRATÉGICO DE LONGO PRAZO.
  • Planejamento Operacional

    Por fim, temos o Planejamento Operacional com planos bem mais focados no curto prazo, geralmente elaborados para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, com as definições de métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.

    Estes são planos bem mais detalhados que as etapas anteriores, especificando as pessoas envolvidas, cada uma de suas responsabilidades, atividades, funções e divisão de tarefas além dos equipamentos e recursos financeiros necessários para colocar os planos em prática.

    Como resultado da etapa de Planejamento Operacional geralmente obtemos Planos de Ações eCronogramasdas atividades que precisam ser desenvolvidas dentro do período de tempo que está sendo planejado. Uma ferramenta muito útil nesta etapa é o 5W2H que auxilia a empresa a montar os Planos de Ações sem esquecer nenhum detalhe importante.

    Veja abaixo alguns exemplos de Objetivos Operacionais:

    Implantar um sistema de separação e rastreamento dos pedidos;

    Implantar um programa de qualidade total;

    Fechar parceria com uma universidade para capacitar os funcionários.

    Na hora de pensar no Planejamento Operacional de sua empresa, além das informações do 5W2H, algumas questões que podem ajudar são:

    Como fazer?

    Quem vai fazer?

    Qual o prazo esperado?

    Quais as ferramentais e recursos necessários?

    Quanto vai custar?

    Quais as alternativas?

    Além disto, é essencial uma avaliação dos riscos de cada atividade planejada, bem como a definição de planos de contingência para caso um desses riscos se concretize.

    .

    Fonte: https://www.treasy.com.br/blog/planejamento-estrategico-tatico-e-operacional

  • Planejamento Tático

    Avançando um pouco, o próximo passo é a criação do Planejamento Tático. Estes são planos com foco nomédio prazo e com um pouco menos de detalhes que o Planejamento Estratégico, mais ainda se mantendo enxutos e com certa visão holística.

    Uma das principais diferenças do Planejamento Estratégico para o Planejamento Tático é que o primeiro é voltado para a organização com um todo, já o segundo é orientado as áreas e departamentos da empresa, sendo o detalhamento com os meios para atingir os objetivos e metas da organização. Ou seja, podemos dizer que o Planejamento Tático é a decomposição do Planejamento Estratégico para cada setor, para cada área da empresa.

    No Planejamento tático as projeções também são feitas para um período um pouco menor, geralmente de 1 a 3 anos. E nesta etapa que vamos ter os planos de marketing, os planos de produção, planejamento de pessoal e tudo isto resultando no planejamento financeiro empresarial, com a visão geral de entradas e saídas da companhia para o período que está sendo planejado.

    Para facilitar o entendimento, separamos também algumas questões a serem abordadas:

    O que fazer?

    Dá para fazer?

    Vale a pena fazer?

    Vai funcionar?

    Quando vamos fazer?

    A partir do Planejamento Tático temos como saída os Objetivos Táticos para cada unidade específica da organização (produção, finanças, marketing e de recursos humanos, etc.). Estes objetivos devem ser criados de forma a garantir que os Objetivos Estratégicos sejam alcançados.

    Alguns exemplos de Objetivos Táticos:

    Garantir que os pedidos de clientes sejam atendidos em no máximo 01 dia;

    Garantir que nenhum produto com defeito seja comercializado;

    Garantir que 100% dos funcionários possuam graduação;

    É fundamental pensar no Planejamento Tático como a conexão entre o Planejamento Estratégico e o Planejamento Operacional (que vamos ver na sequencia).

  • Planejamento Estratégico

    Tudo começa com o Planejamento Estratégico, onde definimos as estratégias com foco no longo prazo da empresa. Nesta etapa é preciso buscar sempre ter uma visão holística da companhia e sem entrar muito em detalhes, afinal o Planejamento Estratégico geralmente é feito para um período de 5 a 10 anos e seria bastante complicado e muito pouco provável acertar tantos detalhes para um período tão futuro.

    O importante aqui é levar em conta todos os fatores internos e externos a organização, por exemplo, o cenário econômico global e a situação do mercado em que a empresa atua. Uma excelente ferramenta nesta hora é a análise SWOT que ajuda a mapear todas as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e fornece uma ótima base para a estruturação dos demais planos estratégicos.

    Mas antes de falar de forças e fraquezas e começar a analisar o mercado ou cenário econômico, sua empresa precisa ter muito bem definido quem ela é, aonde quer chegar e o que considera mais importanteno caminho. A isto damos o nome de Missão, Visão e Valores, um dos instrumentos de gestão mais importantes e ao mesmo tempo mal utilizados pelas empresas (em geral). Recomendamos bastante que antes de continuar você de uma olhada neste post que escrevemos sobre isto recentemente.

    E então, a partir deste mapeamento inicial, você precisa definir as Metas e Objetivos a serem alcançados pela empresa dentro do horizonte que está sendo projetado. Mas muito cuidado! Não estamos falando aqui de objetivos como volume de produção ou metas de vendas e sim os Objetivos Estratégicos que empresa pretende atingir, como a posição de mercado que pretende ocupar ou como quer ser reconhecida por seus clientes em dentro de alguns anos. Lembre-se de sempre criar Metas e Objetivos SMART que vão facilitar a todos na empresa entenderem.

    Alguns exemplos de objetivos estratégicos:

    Aumentar a satisfação dos clientes em 20%;

    Reduzir os custos produtivos em 15%;

    Elevar o índice de capacitação dos funcionários em 30%;

    Para deixar mais simples, separamos algumas questões fundamentais que podem ajudar na hora de realizar o Planejamento Estratégico de sua empresa são:

    Quem somos?

    O que fazemos?

    Por que fazemos?

    Onde estamos?

    Onde queremos chegar?

    O que valorizamos?

    É importante ressaltar que apesar de o Planejamento Estratégico ser criado para um horizonte de até 10 anos, é essencial que ele seja revisado e atualizado constantemente. Se isto não ocorrer, os planos sofrem um sério risco de ficarem obsoletos e serem abandonados dentro da empresa.

    E aqui vai uma dica Treasy: o Planejamento Estratégico precisa ser inspirador e motivador. Os planos de longo prazo são uma das formas mais simples e poderosas de engajar seus colaboradores com os objetivos da empresa e gerar grande satisfação em todos com o alcance dos resultados.

  • O planejamento estratégico é de longo prazo.


ID
289492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de plano de comunicação.

O teste DART (day after recall) é utilizado na avaliação dos efeitos da comunicação, visto que possibilita mensurar se os objetivos de uma campanha foram alcançados.

Alternativas
Comentários
  • O teste DART (Day After Recall Test) não possibilita mensurar se os OBJETIVOS DA CAMPANHA foram alcançados, ele fornece o grau de memorização atingido pelo consumidor exposto à comunicação. A apuração dos objetivos campanha será mensurado através de um conjunto de elementos, inclusive o grau de memorização.
  • DART – Day after recall: fornece o grau de memorização atingido pelo consumidor exposto à comunicação imediatamente após a veiculação

  • Complementando as respostas das colegas :

    .

    "DAY AFTER RECALL"


    Lembrança da véspera; isto é, recordação de um programa ou anúncio, visto ou ouvido no dia anterior. Técnica padrão utilizada tanto para pré-testar quanto para pós-testar comerciais. A característica básica desta técnica é a mensuração da comunicação, mostrando em que grau a mensagem de propaganda consegue produzir lembrança na mente do consumidor. A razão do seu uso parte do princípio de que a lembrança da propaganda é condição necessária para eventuais mudanças de atitude e comportamento por parte do receptor.

    .

    Fonte: http://www.redecerteza.com.br/certezanews/dayafterrecall.html

  • errada

    DART (Day After Recall Test), uma metodologia de pesquisa para avaliar o impacto dos anúncios em TV.


ID
289495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de plano de comunicação.

Nos últimos anos, verifica-se, nas empresas, a tendência de concentrar a maior parte de seu orçamento de comunicação em investimentos em propaganda em vez aplicá-lo em diversas ações, como a promoção de vendas e o marketing direto.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição. Verifica-se exatamente o contrário. A propaganda é uma ferramenta tradicional que perde espaço cada vez mais para formas alternativas de divulgação. E o mix de marketing hoje oferece opções diferenciadas e muitas vezes mais baratas, criativas e impactantes.


ID
289498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de plano de comunicação.

O briefing, documento contendo as informações que o cliente fornece à agência, deve ser utilizado para orientar o planejamento publicitário.

Alternativas
Comentários
  • O briefing - resumo em inglês - é um documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los (fornecidos pelo cliente). É a base do processo de planejamento .
  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing


ID
289504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de plano de comunicação.

A definição do tipo de campanha a ser realizada, que pode ser de venda, de propaganda, institucional, promocional ou cooperada, constitui uma das etapas do planejamento da campanha.

Alternativas
Comentários

  • Propaganda: "é a comunicação impessoal de uma mensagem dirigida ao público-alvo do produto paga por um patrocinador identificado, veiculada em meios de comunicação de massa ou dirigidos, como televisão e internet, que visa criar imagem e estimular a aquisição do produto. A propaganda integra o composto de comunicação de marketing e objetiva criar no público-alvo a imagem para a marca com base no posicionamento desta." 

    Indo um pouco mais além, os autores ainda apresentam os tipos de propaganda (algo que você dificilmente encontra em outras publicações direcionadas apenas a profissionais de publicidade e propaganda): 

    - Propaganda de marca ou produto; 
    - Propaganda de lançamento de produto; 
    - Propaganda de sustentação de produto; 
    - Propaganda institucional; 
    - Propaganda comparativa; 
    - Propaganda cooperada; 
    - Propaganda promocional; 
    - Propaganda de categoria; 
    - Propaganda de proteção ou defesa; 

    Fonte: http://www.conceitoideal.com.br/Publicidade-e-Propaganda/qual-a-diferenca-entre-propaganda-e-publicidade.html

    ..

    ..

    Tipos de Campanha

    • INSTITUCIONAL • PROMOCIONAL • VAREJO • COOPERADAS OU COOPERATIVAS • TESTEMUNHAL • INTERESSE SOCIAL • COMPARATIVAS • TEASER

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/3409745/apresentacao-de-publicidadepropaganda


ID
289525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

A criação de um manual de identidade visual, documento no qual são estabelecidos padrões de utilização da marca, contribui para o fortalecimento dessa marca diante do público.

Alternativas
Comentários
  • Mas afinal, o que é um manual de identidade de marca?

    É um manual com normas técnicas, recomendações e especificações para a utilização da identidade de uma determinada marca.

     

    Ok, mas para que serve um manual de identidade de marca?

    Para facilitar a memorização e reconhecimento de uma determinada marca ao preservar suas propriedades visuais em todas suas manifestações.

     

    O que consta em um manual de identidade de marca?

    Não existe uma regra universal. Cada empresa cria um manual de acordo com suas próprias exigências. Alguns manuais podem possuir 4 páginas, outros 100.

     

    Fonte: https://waltermattos.com/artigos/o-que-e-e-para-que-serve-um-manual-de-identidade-de-marca/


ID
289528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

Imagens e sons devem ser os principais elementos considerados no planejamento de um sítio, uma vez que os visitantes atêm-se à estética para julgar o desempenho de sítios.

Alternativas
Comentários
  • Conteúdo apurado e linguagem correta são tão importantes quanto os citados na assertiva.

ID
289531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

Ao longo do mesmo anúncio publicitário, devem ser apresentadas diversas proposições de venda em vez de uma única.

Alternativas
Comentários
  • Em um anúncio, deve-se concentrar na mensagem central da campaha, para não dispersar a atenção do leitor. 
  • PODEM, não DEVEM.


ID
289534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

É necessário vincular a marca, que não deve ser tratada apenas como um nome, a associações positivas, visto que ela deve identificar os bens e serviços da empresa, diferenciando-os dos da concorrência.

Alternativas

ID
295894
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao eleger o rádio como principal meio para a veiculação de uma campanha, o profissional de mídia busca

Alternativas

ID
310447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com o disposto no Código Brasileiro de
Autorregulamentação Publicitária (CBAP), julgue o item que se
segue.

No anúncio deve-se manter o vernáculo gramaticalmente correto, razão pela qual não se permitem as liberdades semânticas na criação publicitária.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    Art. 27, § 6º - Nomenclatura, Linguagem, "Clima"

     

    a. O anúncio adotará o vernáculo gramaticalmente correto, limitando o uso de gíria e de palavras e expressões estrangeiras, salvo quando absolutamente necessárias para transmitir a informação ou o "clima" pretendido. (...) logo, as liberdades semânticas da criação publicitária são fundamentais. 

     

    Fonte: Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária / Capítulo II - Princípios Gerais / Seção 5 - Apresentação Verdadeira 

     

  • "Ace todo branco fosse assim."


ID
329455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A partir do que estabelece o código brasileiro de
autorregulamentação publicitária, julgue os próximos itens.


A publicidade comparativa de produtos concorrentes deve ser feita de modo a contrapor supostas vantagens, em matéria de funções e qualidades, no entanto não deve remeter-se à diferença nos preços e ao ano de fabricação.

Alternativas
Comentários
  • Tendo em vista as modernas tendências mundiais - e atendidas as normas pertinentes do Código da
    Propriedade Industrial, a publicidade comparativa será aceita, contanto que respeite os seguintes princípios
    e limites:
    a. seu objetivo maior seja o esclarecimento, se não mesmo a defesa do consumidor;
    b. tenha por princípio básico a objetividade na comparação, posto que dados subjetivos, de fundo
    psicológico ou emocional, não constituem uma base válida de comparação perante o Consumidor;
    c. a comparação alegada ou realizada seja passível de comprovação;
    d. em se tratando de bens de consumo a comparação seja feita com modelos fabricados no mesmo ano,
    sendo condenável o confronto entre produtos de épocas diferentes, a menos que se trate de referência para
    demonstrar evolução, o que, nesse caso, deve ser caracterizado;
    e. não se estabeleça confusão entre produtos e marcas concorrentes;
    f. não se caracterize concorrência desleal, denegrimento à imagem do produto ou à marca de outra empresa;
    g. não se utilize injustificadamente a imagem corporativa ou o prestígio de terceiros;
    h. quando se fizer uma comparação entre produtos cujo preço não é de igual nível, tal circunstância deve
    ser claramente indicada pelo anúncio.


ID
396496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.

O departamento de criação trabalha a partir do planejamento estabelecido pelo departamento de mídia.

Alternativas
Comentários
  • Eles trabalham em conjunto, e não um após o outro como antigamente que a criação fazia os anúncios e o pessoal de mídia o "encaixava" em determinada mídia. Hoje o  anúncio  é planejado e criado de acordo com a mídia ou meio em que ele será veiculado (criação + mídia).

ID
396499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.

No storyboard, uma espécie de leiaute do audiovisual, é realizada a descrição ilustrada das cenas do roteiro de filmagem de uma peça publicitária.

Alternativas
Comentários
  • Item Correto

    Storyboard
    é um filme contado em quadros, um roteiro desenhado. Lembra uma história em quadrinhos sem balões. Mas existe uma diferença fundamental: apesar da semelhança de linguagem e recursos gráficos, uma história em quadrinhos é a realização definitiva de um projeto, enquanto que um storyboard é apenas uma etapa na visualização de algo que será realizado em outro meio. O story é um desenho-ferramenta, um auxiliar do cineasta.

    Na publicidade, o storyboard era presença infalível em todas as grandes campanhas que envolviam filmes para TV, junto com seu parente próximo, a “mancha de layout” (desenho de anúncio ou qualquer material de campanha, colorido com pinceladas rápidas e sugestivas).

    Há uma década o uso do story está em declínio. Hoje em dia existem muito mais recursos visuais para simular o resultado final de um filme, para fins de apresentação. A internet e os bancos de imagens são uma fonte aparentemente infindável de “pedaços da vida” com que são montadas as mensagens de consumo.

    Bom estudo ;)
  • Story-board - Sequência de desenho que indicam e orientam, visualmente, determinadas tomadas descritas no roteiro de um filme, anúncio ou programa a ser realizado. Quando produzido em um sistema eletrônico de processamento de imagens, é chamado de story-board eletrônico. Sequência de desenhos que, ilustrando matéria jornalística, apresentam detalhes e momentos sucessivos do fato noticiado ou de uma versão do acontecimento.

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 262


ID
396502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.

Diretor de arte é um cargo da publicidade, mas pode, ainda consistir em uma função específica no contexto de uma produção audiovisual.

Alternativas
Comentários
  • Esse tipo de diretor de arte é o responsável pela concepção visual de toda a produção, seja filme, programa de TV ou anúncio. Cabe a ele orientar o trabalho da equipe de arte, que inclui o cenógrafo, o figurinista, o maquiador, o aderecista Produtor de Objetos, entre outros.
     
    O chamado "production designer" seria "um titulo mais fantasioso para o diretor de arte", como disse o cineasta Sidney Lumet. No entanto, algumas vezes, o trabalho do "production designer" vai um pouco mais além do trabalho do diretor de arte. Esse fica responsável por todo o aspecto visual do filme, desde sets e figurino até efeitos especiais e trabalho de laboratório. O anglicismo "projetista de produção" (ou, às vezes, "desenhista de produção" ou ainda "designer de produção"), embora utilizado algumas vezes pela mídia, não foi incorporado ao vocabulário profissional da área de cinema e televisão nos países de língua portuguesa.

ID
396505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.

O termo leiaute é empregado para definir a peça cuja função é expressar visualmente o anúncio publicitário antes de sua impressão.

Alternativas

ID
396508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.

Papéis com acabamento mate ou fosco são usados para realçar o reflexo nos elementos visuais da página.

Alternativas
Comentários
  • Papéis com acabamento mate ou fosco são usados para realçar o reflexo nos elementos visuais da página.

    MINIMIZAR, com menos brilho.
  • Errado

    Ora, pois, se o papel é fosco, é exatamente para minimizar o brilho, como a colega acima falou. O papel cujo brilho é uma característica é o couché.
  • Em geral, o verniz fosco é utilizado em páginas com muito texto para difundir a luz, reduzir o brilho e assim aumentar a legibilidade. Fornece um acabamento liso mas sem brilho para a página impressa.

  • Papel fosco é usado exatamente para diminuir o brilho.


ID
396541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de atendimento e mídia, julgue os itens subsequentes.

Em mídia, na utilização dos veículos, deve haver sempre perfeita integração do binômio frequência-intensidade, que é obtida por meio da relação entre o espaço ocupado pelo anúncio — frequência — e o número de inserções programadas — intensidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    Ele apenas trocou os conceitos, pois frequência está relacionado com o número de inserções na grade de programação estabelecido no plano de mídia.

ID
396544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de atendimento e mídia, julgue os itens subsequentes.

A construção do briefing é de responsabilidade exclusiva do atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Normalmente, o briefing é escrito pelo atendimento juntamente com o cliente.
    Já que o objetivo é fazer um documento que especifique o que o cliente deseja na campanha, período, verba, etc.
  • Segundo Rabaça & Barbosa, no Dicionário Essencial de Comunicação:

     

    Briefing - Fornecimento de instruções e diretrizes aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho pelo cliente ou pela chefia de uma agência de propaganda, jornal etc.

     

    Mais questões sobre briefing:

     

    Q16468
    Q543678
    Q788298
    Q197786
    Q306510
    Q592646
    Q132179
    Q507716
    Q96444


ID
396547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de atendimento e mídia, julgue os itens subsequentes.

Entre as atividades que o profissional de mídia deve gerenciar, inclui-se a seleção de meios e veículos.

Alternativas

ID
396571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a planejamento publicitário e avaliação de campanhas,
julgue os itens seguintes.

Para ser eficiente, a avaliação de uma campanha deve abranger a fase de recepção.

Alternativas
Comentários
  • O primeiro elemento da psicologia cognitiva que aparece na fase de recepção da campanha é a atenção, que pela definição de STERNBERG (2000:78), é o “fenômeno pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informações do enormemontante de informações disponíveis através de nossos sentidos, de nossas memóriasarmazenadas e de outros processos cognitivos”. De todos os subsídios sensoriais quedispomos, prestamos atenção a apenas uma quantidade limitada e em um determinadomomento.

    FELDMANN, Anna Flávia - Semiótica e Percepção na Campanha Publicitária “O câncer de mama no alvo da moda" -  ECA-USP/07
    http://www.academia.edu/3031279/Semiotica_e_Percepcao_na_Campanha_Publicitaria_O_cancer_de_mama_no_alvo_da_moda_

ID
396574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a planejamento publicitário e avaliação de campanhas,
julgue os itens seguintes.

No que se refere ao planejamento de comunicação, considera-se market share uma informação que se configura de forma fixa.

Alternativas
Comentários
  • MARKET SHARE - cota de mercado, participação no mercado, potencial de vendas

    •  Market Share  é participação no mercado e designa a fatia de mercado detida por uma organização. Sua medida quantifica em porcentagem a quantidade do mercado dominado por uma empresa. Portanto não pode ser uma informação que se configura de forma fixa.
  • Marketing Share - A expressão tem como tradução participação no mercado e designa a fatia de mercado detida por uma organização. Sua medida quantifica em porcentagem a quantidade do mercado dominado por uma empresa.

    Fonte: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br

  • Depositário infiel não é algo eminentemente civil? Não entendo como poderia ser de competência da JT


ID
396577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a planejamento publicitário e avaliação de campanhas,
julgue os itens seguintes.

Informações sobre sazonalidade impactam o planejamento de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • A sazonalidade é uma expressão que diz respeito à época ou período. É algo que ocorre respeitando uma ordem lógica ao longo de um preíodo e que se repete de tempos em tempos, como por exemplo: Olimpíadas, Copa do Mundo e tantos outros que ocorrem em épocas distintas.

ID
396580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a planejamento publicitário e avaliação de campanhas,
julgue os itens seguintes.

A avaliação de campanhas publicitárias deve ser padronizada, devendo-se usar o pré-teste para se validarem ideias, temas e conceitos.

Alternativas
Comentários
  • Depois de redigido, o questionário precisa ser testado antes de sua utilização definitiva, aplicando-se alguns exemplares em uma pequena amostra escolhida. O pré-teste serve também para verificar se o questionário apresenta três importantes elementos: Fidedignidade: Qualquer pessoa que o aplique obterá sempre os mesmos resultados; Validade: Os dados recolhidos são necessários á pesquisa; Operatividade: Vocabulário acessível e significado claro. O pré-teste

    http://www.slideshare.net/marquespalagi/metodologia-da-pesquisa
  • Errado

    Se essa avaliação de campanha for padronizada, restringirá muito do escopo da mesma, o que em termos de avaliação, ações de correção e planejamento para as próximas campanhas pode vir a ser algo negativo ou com baixo aproveitamento de dados.

  • A avaliação de campanhas e o  pré-teste vêm sendo cada vez mais usados sobretudo por força dos acionistas e anunciantes que querem saber o retorno do investimento mas não é um consenso, as agências dizem que os métodos de pesquisa provocam a pasteurização da publicidade e não captam o impacto emocional dos comerciais.

    Sobre esse assunto:

    http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2013/04/03/Metade-das-campanhas-passa-por-pre-teste.html


  • O que valida é a checagem


ID
396583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a planejamento publicitário e avaliação de campanhas,
julgue os itens seguintes.

Na fase de planejamento, a experiência passada do anunciante é uma das ações a serem consideradas.

Alternativas

ID
396679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da comunicação em empresa
pública e da realidade socioeconômica e política brasileira.

Em um mercado em que a empresa pública compete com empresas privadas, sua publicidade deve primar pela qualidade e pelo caráter persuasivo das mensagens, de maneira a provocar uma decisão de seu receptor.

Alternativas

ID
396928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a mídia social, julgue os itens subsequentes.

Para a publicidade, a característica mais importante da Web 2.0 é permitir a produção e execução de peças publicitárias com movimentos, por meio do uso de software como o Flashplayer.

Alternativas
Comentários
  • A Web 2.0 se caracteriza por ter os produsers, ou seja, os produtores e usuários de conteúdo.
    Acredito que a característica mais importante é atrair os consumidores por meio da interação que o meio internet oferece.

  • Partindo da metodologia proposta pelo senhor Klaus, afirmo que a Web 2.0 fica bem no meio das Web's 1.0 & 3.0.

  • Errado 

    A simples criação de anúncios em flash não representa o maior mérito da web para a publicidade. Há diversas potencialidades que podem ser exploradas: interatividade, customização, multimidialidade etc.

  • Bom comentário Carolina! A principal evolução da web 2.0 com relação a 1.0 foi a possibilidade do usuário comum interagir, comendar, produzir conteúdo por meio dos blogs, por exemplo - Grande protagonista desse segundo momento. Já a web 1.0 é marcada por uma relação vertical programador - usuário. Algo estático, sem interação.
  • A característica mais importante da Web 2.0 é a INTERATIVIDADE.


ID
398773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os conceitos publicidade e propaganda são, no senso comum, sinônimos. Porém, no sistema normativo brasileiro, esses conceitos adquirem conotações específicas. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Os termos publicidade e propaganda, no uso corrente relativo ao agenciamento regulamentado de campanhas, são, muitas vezes, sinônimos.

Alternativas

ID
543178
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Habermas,

Alternativas
Comentários
  • Questão prolixa. Quer confundir o candidato. Trata-se de um trecho da página 145 do livro "História das teorias da comunicação", escrito por  Mattelart e Mattelart.
  • LETRA E

  • a) Errada: Esse pensamento não diz respeito a Habermas, mas a Giddens, que representa a Teoria da Estruturação (Paradigma Interpretativo). Sua reflexão etnometodológica abrange a "consciência prática" e as metodologias de ação, levando-no a pensar na imbricação entre prática e estrutura, ação e instituição, indivíduos e totalidade social, micro e macro. Assim, para Giddens, há uma relação dual dentro das estruturas que permite que os sistemas sociais sejam ao mesmo tempo meio e resultado.

    b) Errada. Esse conceito está certo, mas a etnometodologia não é tema do trabalho de Habermas. Ela aparece pela primeira vez no trabalho de Harold Garfinkel, autor de extrema importância nas correntes do Paradigma Interpretativo. Pra quem não se recorda, a etnometodologia é a sociologia das interações sociais. Devido a ela, podemos compreender as construções sociais que permeiam nossas conversas, nossos gestos, nossa comunicação.

    c) Errada: Novamente, o pensamento diz respeito ao Paradigma Interpretativo, que tem como objeto de estudo justamente as relações intersubjetivas. É através destas relações, experiência da vida cotidiana, que a interação social é possível, e por conseguinte, a possibilidade da comunicação.

    Este pensamento, em específico, é apresentado por Alfred Schütz, que introduz o conceito de "estoque do conhecimento". Para ele, o mundo social é interpretado em função de categorias e construções do senso comum, que os atores recorrem para orientar-se uns com os outros.

    d) Errada. Novamente, este pensamento é assinado por Harold Garfinkel, fundador da etnometodologia. Quando Garfinkel refletiu sobre o fato social, ele contrariou a teoria de Talcot Parsons, que foi seu professor. Para Parsons, o fato social era imposto pela sociedade, como uma coerção, e ao indivíduo não caberia nada além de acatá-lo. Para Garfinkel, o ato social não está pronto. Ele é resultado da atividade dos atores para conferir sentido à sua prática cotidiana.

    Se transpusermos esse pensamento para Habermas, poderíamos dizer que, para o autor da Escola de Frankfurt, um esquema não substitui o outro. Para Habermas, ação e interação devem ser analisadas associadas a tramas de trocas simbólicas e contextos linguísticos. A comunicação viria do modelo interativo da esfera pública.

    e) CERTÍSSIMA. De acordo com o livro dos Mattelart, Histórias das Teorias da Comunicação, Habermas via como dever da sociologia crítica estudar as redes de interação em uma sociedade constituída por relações comunicativas, a "união na comunicação de sujeitos opostos". Habermas propôs o debate crítico. Segundo ele, a consciência é fundamental para a emancipação, pois só o sujeito consciente pode ser livre.

    Observação: Habermas pertence à Sociologia da Ação. Todas as demais questões (a, b, c e d) referem-se ao conceito etnometodológico, foco principal das Sociologias Interpretativas.

ID
543190
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pierre Lévy defende que a sociedade passou por três etapas. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Correta A

    Segundo Pierre Levy, a sociedade passou por três etapas: a primeira, quando as sociedades eram fechadas, voltadas à cultura oral; em segundo, as sociedades civilizadas, imperialistas, com uso da escrita e, por último, a cibercultura, relativa à globalização das sociedades.

    A cibercultura corresponde ao momento em que nossa espécie, pela globalização econômica, pelo adensamento das redes de comunicação e de transporte, tende a formar uma única comunidade mundial, ainda que essa comunidade seja – e quanto! – desigual e conflitante

    LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

    Bom estudo ;)

ID
543232
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma agência de propaganda se estrutura para cumprir as etapas de seu trabalho. A etapa que corresponde às tarefas de assistência ao cliente da agência, estudo de suas características, levantamento de seus problemas, reconhecimento de suas qualidades, planejamento de trabalhos e tarefas a serem realizados para solucionar os problemas e reconhecer as oportunidade de comunicação dos clientes denomina-se

Alternativas

ID
543361
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Num debate público, algumas pessoas expressam abertamente os seus pontos de vista. As que recusam essa perspectiva muitas vezes sentem-se marginalizadas e, frequentemente, retiram-se ou calam-se. Esta inibição faz com que a opinião que recebe apoio explícito pareça mais forte do que é realmente, e a outra, mais débil. O exame deste fenômeno por Elisabeth Noelle-Neumann ficou consolidado

Alternativas
Comentários
  • Estudos sobre a Espiral do Silêncio começaram na década de 60. Essa teoria foi proposta epecificamente a partir das pesquisas da alemã Elisabeth Noelle-Neumann sobre os efeitos dos meios de comunicação de massa. Na Alemanha, entre 1965 e 1972, durante as campanhas eleitorais Noelle-Neumann percebeu uma súbita mudança de opinião, dos eleitores, na reta final do processo de eleição. De acordo com seus estudos, ao mudar de opinião, os eleitores buscavam se aproximar das opiniões que julgavam dominantes. (Fonte: wikipedia)

  • a) na Teoria hipodérmica.
    Errado.
    Segundo esta teoria, uma mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporção.

    b) nos Estudos de recepção.
    Errado.
    Os estudos de recepção estão preocupados com as características socioculturais dos receptores. Desse modo, o foco se desloca para as práticas sociais e culturais mais amplas, nas quais eles estão integrados. É nesse espaço que se estudará a ressignificação que os receptores produzem com relação aos produtos dos meios de comunicação, ao entendimento das mensagens.

    c) na Teoria funcionalista da comunicação.
    Errado.

    Estuda  as funções que tais mídias exercem na sociedade. É uma área de conhecimento que investiga sobre os conflitos que podem ser gerados pelas mídias de massa relativo  ao nível de normalidade e necessidade de uma sociedade.Trata-se de um estudo sociológico no setor de comunicação , principalmente sobre o “mass media” (mídia de massa). A teoria funcionalista estuda o equilíbrio entre indivíduos e veículos e todo o sistema de transmissão de conteúdo englobado.

    d) na Teoria culturológica.
    Errado.
    Esta teoria parte de uma análise da teoria crítica, segundo a qual os mídia seriam o veículo para a alienação das massas. Os culturólogos, por seu lado, vêem a cultura como uma fabricação dos mídia, fornecendo às massas aquilo que elas desejam: uma informação transformada por imagens de grande venda e uma arte produzida na óptica da indústria, ou seja, massificada e vendida pelos mídia como se fosse uma imagem da realidade em que as pessoas vivem.

    e) na Hipótese da espiral do silêncio.
    Certo.

    Quanto mais minoritária a opinião dentro de um universo social, maior será a tendência de que ela não seja manifestada.

    Fontes:
    Wikipédia
    http://www.infoescola.com/comunicacao/teoria-funcionalista/
    http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0104-68292006000300010&script=sci_arttext
  • Espiral do silêncio
    Espiral: porque é um processo contínuo e ininterrupto.
    Silêncio: porque é mantido pelo inconsciente. Já que é um processo subconsciente dos individuos que vivem em sociedade em buscar o consenso e o juizo comum para fins de convívio em grupo e aceitação social.
  • mencionou Elisabeth Noelle-Neumann = Hipótese da espiral do silêncio

  • O conceito, desenvolvido nos anos 1970 por um grupo de pesquisadores liderados pela alemã Elizabeth Noelle-Neumann, utiliza conceitos da psicologia social e estudos sobre opinião pública para mostrar como uma opinião divulgada pelos meios de comunicação tende a se tornar pública. A ideia da Espiral do Silêncio mostra que uma opinião, uma vez disseminada pela mídia, tende a ser progressivamente aceita como pública.
    (...)
    A percepção de uma opinião como dominante não significa, em absoluto, que esa opinião seja a dominante. No entanto, na medida em que é percebida como tal, os indivíduos tendem a agir guiados por essa percepção mais do que por qualquer outra coisa. Assim, uma opinião percebida como dominante tem chantes de se tornar dominante. 
    (...)
    A regra da maioria progressivamente inibe a manifestação de qualquer pensamento contrário. E isso leva ao conceito de "silêncio".
    Noelle-Neumann parte do princípio de que os seres humanos têm medo do isolamento social. O isolamento é um comportamento a se evitar e, para isso, torna-se necessário compartilhar algm tipo de elemento comum com outras pessoas.

     

    Luís Mauro Sá Martino, Teoria da Comunicação, p. 212/213


ID
550786
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O fluxo de trabalho de uma agência de propaganda tem como base um processo colaborativo que requer um modelo que gerencie uma complexa rede de projetos e de colaboradores, como fornecedores e veículos, cada qual com suas demandas específicas. No ambiente de uma agência, as áreas que mais se aproximam do conceito de Gerência de Projetos são

Alternativas

ID
550828
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma agência de publicidade recebeu solicitação para a criação de um anúncio a ser publicado no jornal de maior circulação do país. O formato desse anúncio pode ser sugerido pela equipe de criação, devendo seguir, porém, o padrão dos anúncios de jornais, que é medido em

Alternativas

ID
550831
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No ponto de venda (PDV), a estética é um fator muito importante, tanto para levar a informação ao consumidor de forma eficiente, quanto para se destacar em relação aos concorrentes. Constituem ações em PDV pelas quais o diretor de arte pode criar um layout diferenciado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra "e". 
    Take one - expositor de mesa ou balcão para folhetos no qual o consumidor se serve.

    Wobbler

    Wobbler ou Dangler

    É um material de Merchandising utilizado geralmente em supermercados, é colocado a frente das prateleiras das gôndolas, geralmente na altura dos olhos, com o intuito de informar sobre um lançamento ou somente sobre as vantagens de adquirir determinado produto. Seu formato geralmente é redondo em torno de 15 a 18 centímetros de diâmetro, outra característica do Wobbler é que normalmente ele é sustentado por uma haste de plástico transparente, Acetado caso ele seja fabricado em papel (para campanhas curtas) ou no próprio material que ele é fabricado, geralmente ele é encaixado no perfil porta etiquetas ou por baixo do produto e fica “flutuando” em frente à prateleira. Wobbler é um dos material de Merchandising mais utilizados em Ações Promocionais no Ponto de Venda pelo seu baixo custo de produção, embora estatísticas provem que sua duração na gôndola é menor que 7 dias em média.

    http://www.pdvnews.com.br/dicionario-de-merchandising-ponto-de-venda-resumo/#sthash.szcdhZuu.dpuf

    Stopper

    Stopper ou Divisor de Categorias

    A diferença básica entre o Stopper e um Divisor de Categorias é no seu tamanho, por tradição os Stoppers possuem de 20 a 40 centímetros de altura e com o máximo de 15 centímetros de largura para não atrapalhar a locomoção no Ponto de Venda, já que ele fica perpendicular a gôndola. Existem dois tipos básicos de Stoppers os produzidos em papel que são indicados para campanhas curtas e são fixados por dobras especiais e fitas dupla face, já os feitos em material plástico (PSAI, PETG, Acrílico, etc) estes são indicados para durar mais no Ponto de Venda e são fixados através de suportes mais robustos e com roscas ajustáveis, o Grupo HSD desenvolveu um método de fixação exclusivo e patenteado que além de ser ecologicamente correto, propicia níveis altíssimos de produção.

    http://www.pdvnews.com.br/dicionario-de-merchandising-ponto-de-venda-resumo/#sthash.szcdhZuu.dpuf



ID
550834
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A palavra, em um texto publicitário, agrega outros valores àquele primordial — o de informar. Ao fazer a seleção vocabular, o redator valoriza, em relação à palavra, a seguinte característica:

Alternativas

ID
550837
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao solicitar um orçamento de impressão de um folder, é necessário informar algumas características do trabalho.
Observe as características abaixo.
I – Número de páginas
II – Número de cores
III – Tipo de papel
IV – Tipo de encadernação
V – Número de dobras

São características que se aplicam à impressão de um folder APENAS as apresentadas em

Alternativas

ID
550849
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) reconhece que o testemunhal é uma técnica capaz de conferir maior força de comunicação, persuasão e credibilidade à mensagem publicitária e, por isso, apresenta um anexo referente a essa prática publicitária. A respeito do uso de testemunhais, atestados e endossos em anúncios, é INCORRETO afirmar que o(s)

Alternativas
Comentários
  • "Os modelos profissionais, os empregados do Anunciante ou das Agências de Propaganda não deverão se fazer passar por Consumidor comum."


ID
550855
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O mercado publicitário vem acompanhando mudanças no perfil de seus profissionais, especialmente na área de atendimento. Distante da imagem de simples contato tradicional, o profissional de atendimento desempenha hoje funções cada vez mais complexas, dentro da cadeia produtiva da propaganda. Dessa forma, o atendimento publicitário

Alternativas
Comentários
  • O atendimento publicitario precisa ser:

    -> Assessor de clientes

    -> Facilitador de trabalhos

    -> Elo da rede

    -> Habilidade em lidar com problemas

    -> Negociar

    -> Relacionar-se bem com as pessoas

    -> Administrar, coordenar, supervisionar, vender

     

    Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/3535827/


ID
550858
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O departamento de marketing de uma empresa do setor calçadista está preparando um relatório com informações que devem ser apresentadas à nova agência de propaganda, contratada recentemente. Dentre as informações listadas abaixo, aquela que NÃO pertence à fase específica do planejamento de comunicação mercadológica é a informação sobre

Alternativas
Comentários
  • A letra B diz respeito à etapa ORGANIZAÇÃO.

     

    Vide ciclo PODC.