-
"Combate a ligações clandestinas no Recife." - nesse caso, o "a" é a preposição. Ao adicionar o artigo "as" (Combate a as ligações), os dois "a" teriam que se juntar, obrigando a colocação da crase, e formando a frase: Combate às ligações clandestinas no Recife.
-
A) crase obrigatoria
B)Correta
C)só tem preposição
D)só preposição
E)Respeitam é substantivo
-
b) No item II, se o termo sublinhado estivesse no plural, a crase seria obrigatória.
-
??? Na 'certa' : O termo sublinhado ali é uma preposição. Preposições não variam em número. Não dá pra ter plural naquele "a". Não conheço essa banca, mas ... pra' mim isso ai está errado.
-
Compesa é nome próprio? (esse nome é estranho).
Se for a crase realmente é facultativa antes de nome próprio.
Só aceitei porque tinha certeza que a B estava certa, mas me deu duvidas da A.
-
I. "Informamos à Compesa um buraco na calçada da Av. Visconde deAlbuquerque."Incorreta informar pede a preposição a e Compesa nome feminino craseobrigatória.
II."Combatea ligações clandestinas noRecife."Correta pegadinha o verbo combater nãopede a preposição a QUEM COMBATECOMBATE ALGUMA COISA. Mas o substantivo combate pede preposição a. se o termo ficasse as. Crase obrigatória,pois a+as=às
III."Currículonacional começa a ser revisto." incorreta só a preposição do verbo começar. Antesde verbo não existe crase.
IV."Hámais de quatro meses, um esgoto corre a céu aberto..."incorretalocução prepositiva masculino. céu é masculino.
V."Ficamosexpostos ao empurra-empurra e às pessoas que não respeitam as filas."Incorreta.pois o verbo respeitar ta com significado de (ter respeito por). sem preposição.
Com o significado de( dizer respeito a ) pede preposição a.
-
Dúvida na I.
Diante de nomes de pessoas do sexo feminino a crase não é facultativa?? A minha gramática afirma que sim.
Ex.: Ele fez referência a Sandra/ Ele fez referência à Sandra. (pede preposição)
Ficarei agradecido se alguém me ajudar.
-
Marcelo, errei a questão exatamente por isso. Essas bancas doidas não são confiáveis. Ainda coloca o nome da pessoa de Compensa pra tentar confundir.
-
Pessoal acho que Compesa é uma empresa...
Não sei se há divergência doutrinária mais até onde aprendi antes de Nome feminino a crase é facultativa, se o nome não estiver acompanhado por um determinante.
Entregou o livro a Joana.
Entregou o livro à Joana da biblioteca
acho que é isso.
-
Item I...
A crase é facultativa antes de nome próprio feminino... Mas Compesa não é uma mulher, é uma empresa.
-
GAB:B
quem explica complica
-
Compesa é uma empresa de fornecimento de água e de saneamento básico do estado de Pernambuco. Como foi um concurso local, por isso devem ter usado essa empresa local no exemplo.
-
DICA DE PORTUGUÊS
Erro comum:
PROFESSORES COMBATEM À EVASÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA.
Alguém combate alguma coisa, e não “a alguma coisa”. O verbo é transitivo direto, ou seja, um verbo cujo complemento NÃO É introduzido por preposição e não pode ocorrer a crase.
A confusão se dá entre a regência do verbo “combater” (que não requer preposição) com a do substantivo “combate” (que requer a preposição “a” em seu complemento). Assim, seriam possíveis as seguintes correções:
PROFESSORES COMBATEM a EVASÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA.
Professores realizam combate à evasão escolar na rede pública de ensino
-
Questão interessante!