SóProvas


ID
1259932
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Risco de auditoria é a possibilidade do auditor expressar uma opinião inadequada pelo fato das demonstrações contábeis apresentarem distorções relevantes. O auditor deve executar procedimentos para que esse risco de auditoria seja reduzido a um nível aceitavelmente baixo. Mesmo com a adoção desses procedimentos, pode ocorrer a não percepção de uma distorção relevante, fato que é denominado

Alternativas
Comentários
  • O risco de detecção se relaciona com a natureza, a época e a extensão dos procedimentos que são determinados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável. Só poderá ser reduzido e não eliminado.

    Já o risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante ANTES DA REALIZAÇÃO DA AUDITORIA.Ele independe das ações do auditor.

  • Pessoal só um adendo a explicação do Pedro, estaria correto se houvesse uma alternativa falando em " Risco de Auditoria", já que o enunciado o descreve corretamente.

  • Risco de auditoria é dividido em três níveis:
    - Risco Inerente = tem a ver com a atividade econômica da empresa
    - Risco de Controle = relacionado com os controles internos da empresa
    - Risco de Detecção = relacionado com a pessoa do auditor, quando ele deixa de perceber algo relevante.

    Gab. A

  • NBC TA 200, item 13. Para fins das NBC TAs, os seguintes termos possuem os significados atribuídos a seguir:

    Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis  contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.

    Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.

    Risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria. Consiste em dois componentes, descritos a seguir no nível das afirmações:

    (i) risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados;


    (ii) risco de controle é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e
    corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade
    .