SóProvas


ID
1261795
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O devido processo legal estabelecido como direito do cidadão na Constituição Federal configu­ra dupla proteção ao indivíduo, pois atua no âmbito material de proteção ao direito de liberdade e no âmbito formal, ao assegurar-lhe paridade de condições com o Estado para defender-se.

Com base na afirmação acima, analise as questões a seguir e assinale a alternativa correta.

I - Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente.
II - A lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimida­ de ou o interesse social o exigirem.
III - São admissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos.
IV - Ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança.
V - Não haverá prisão civil por dívida, nem mesmo a do depositário infiel.

Alternativas
Comentários
  • correta A

    no caso da alternativa V - ocorre que de fato não há prisão civil por divida mais do depositória infiel, já foi alvo de sumula vinculante.

    o que ocorre é que pode haver prisão por divida quando for caso de pensao


  • Gabarito: A.

    I) Certo. Isso significa o princípio do juiz natural, que está positivado na CF/88, art. 5: "LIII - ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente;"

    II) Certo. CF/88, art. 5: "LX - a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem;"

    III) Errado. CF/88, art. 5: "LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;"

    IV) Certo. CF/88, art. 5: "LXVI - ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitira liberdade provisória, com ou sem fiança;"

    V) Errado. Só há prisão civil em uma única hipótese: responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia.

    Em 2009, o Supremo Tribunal Federal consolidou o entendimento de que é proibida a prisão civil do depositário infiel, embora a CF/88 em seu art. 5 a preveja: "LXVII - não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel;" Leia mais: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=116379

  • Questão mau formulada, pois existe sumula negando a questão V!!!!

  • Questão passível de anulação, pois, como disse o colega no comentário anterior, existe uma súmula negando a questão V, todavia se no enunciado da questão houvesse menção ao texto constitucional, como "a luz da CF/88" por exemplo, tornaria correto o gabarito.

  • Galera, a questão ta correta, pois diz que Não haverá prisão civil por divida, porém há o caso do devedor voluntário e inescusável de prestações alimentícias.

  • Mal formulado está esse "mau"...

  • Deviam ter mais consideração essas bancas "V - Não haverá prisão civil por dívida, nem mesmo a do depositário infiel" em suma, esta alternativa está correta, pois depositário infiel de acordo com o STF não pode ser preso, mas ainda está expresso na CF que poderá, se tivesse escrito na questão "de acordo com a CF de 88" estaria errada, mas fazer o que né, paciência, bons estudos.

  • Com relação a V, achei um tremendo vacilo, perdi uns bons minutos p decidir qual marcar em casa imagina na hora real! Sumula vinculante 25 "É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de depósito."

    Robson, a prova ilícita só tem uma exceção, raríssima que até não gosto de lembrar. Quando tratar-se de crime, infração ou ilícito necessário para provar a sua própria inocência e depende de razoabilidade e proporcionalidade além da prova estar em porte de parte envolvida e ciente da sua inocência (ciência com o requisitar seu). Por exemplo: Delegado tem provas, uma filmagem em que você não efetua disparos contra sua esposa, então você sabe disso mas ninguém da ouvidos, você arromba a delegacia e rouba tal filmagem.... 

    Bom, pode haver vários pontos de vista, estado de necessidade, legitima defesa, etc... 

    Mas eu acho que trata-se de uma prova ilícita que está ligada a liberdade, e a depender do crime podemos ponderar. ]

    Bons estudos!

  • V- Haverá prisão por dívida nos casos inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia. A alternativa está errada.

     

  • III - São admissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos.  

    ( lembrando que o STF, ja aceita provas ilicitas, se for a unica forma de inocentar o reu.)

  • GABARITO: A

  • A questão exige conhecimento relacionado ao princípio constitucional geral do devido processo legal. Analisemos as assertivas:

    Alternativa “I": está correta. Conforme art. 5º, LIII – “ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente".

    Alternativa “II": está correta. Conforme art. 5º, LX – “a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem".

    Alternativa “III": está incorreta. Conforme art. 5º, LVI – “são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos".

    Alternativa “IV": está correta. Conforme art. 5º, LXVI – “ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança".

    Alternativa “V": está incorreta. Conforme art. 5º LXVII – “não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel".

    Gabarito do professor: letra a.
  • Acho que a questão deveria conter NOS TERMOS DA CONSTITUIÇÃO, resolveria todas as controvérsias.

  • III - São admissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos. Esta pode ser considerada correta !Quando for o único meio de provar a inocência é admissível. Muito mal elaborada.

     

  • lembrando que a questão pediu nos termos da constituição

  • Essa "V" ficou com entendimento estranho... Afinal de contas realmente, não haverá prisão civil pro dívidas, nem mesmo a do depositário infiel, após o Brasil aderir o Pacto de São José da Costa Rica.

    Acontece que o "inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia" é uma exceção... O que na minha interpretação não torna incorreta a questão V