SóProvas


ID
1261906
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o disposto no Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Santa Catarina (Lei n. 6.745/1985), marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.

(   ) O servidor público civil deve prestar serviços inerentes ao cargo de que seja titular, salvo na hipótese de readaptação funcional ou se for designado, mediante gratificação, para o exercício de função de confiança ou para integrar grupos de trabalho ou estudo regularmente criados e comissões legais.
(   ) O funcionário é obrigado a avisar à sua Chefia imediata no dia em que, por doença ou força maior, não puder comparecer ao serviço.
(   ) Após cada três anos de serviço público estadual, o servidor ocupante de cargo de provimento efetivo tem direito a uma licença com remuneração, como prêmio, pelo período de 3 (três) meses.
(   ) A remuneração atribuída ao funcionário não será objeto de arresto, seqüestro ou penhora, o que se aplica mesmo quando se tratar de prestação de alimentos.
(   ) O policial civil que estiver em exercício de mandato eletivo de vereador tem direito à progressão por merecimento desde que exerça os cargos concomitantemente, respeitada a compatibilidade de horários.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • I - Art. 35 – 1° - A readaptação não implica em mudança de cargo e terá prazo certo de duração, conforme recomendação do órgão médico oficial.

    II - Art. 26 – O funcionário é obrigado a avisar à sua Chefia imediata no dia em que, por doença ou força maior, não puder comparecer ao serviço.

    III - Art. 78 – Após cada quinquênio de serviço público estadual , o servidor ocupante de cargo de provimento efetivo fará jus a uma licença com remuneração, como prêmio, pelo período de 3 (três) meses.

    IV - Art. 96 – A remuneração atribuída ao funcionário não será objeto de arresto, sequestro ou penhora, salvo quando se tratar de prestação de alimentos, de reposição ou de indenização à Fazenda Pública, não sendo permitido gravá-la com descontos ou cedê-la, senão nos casos previstos em lei.

    V - (Estatuto da PC-SC Lei 6.843/86)

    Art. 41. Não pode ter progressão por merecimento, o policial civil:

    I – em exercício de mandato eletivo federal, estadual ou municipal;

    II – em licença para tratar de interesses particulares e por mudança de domicílio; III – à disposição de outro órgão do Poder Público.

    Parágrafo único. Exclui-se do disposto no item I deste artigo o exercício do mandato de vereador exercido concomitantemente com o seu cargo efetivo, sem incompatibilidade de horário.

  • Não é o que achamos, é o que a questão diz. Ninguém, também, toma um tiro na cabeça e volta para as atividades cotidianas dentro de 15 dias.

  • Apenas um detalhe: Segundo a doutrina a lesão que causa risco de vida não é evidenciada

    somente pela local, mas precisa de perícia médica , melhor dizendo, não é o local do disparo que determina

    compartilham desse entendimento: C. MASSON, R. Sanches ...

  • excelente comentário Matheus. Mariana, para que seja comprovada a gravidade do delito é necessário o exame pericial complementar, não é porque a questão te trouxe elementos sutis que você interprete unicamente pelo o local da lesão. Há também o senso + elementos jurídicos

  • Exatamente, errei por isso. Iniciei há alguns meses o estudo para medicina legal com o professor Blanco e uma das primeiras coisas que ele tratou no caso de lesão corporal é que deve haver perícia para comprovar que realmente a vida ficou exposta a perigo. Infelizmente quem tem um conhecimento um pouco mais aprofundado e não superficial acaba errando.

  • Calma cara muitas pessoas erram questão sabendo o tema, isso acontece muito... falta de atenção as vezes, malicia etc..

  • Essa começou a estudar ontem pelo visto , ta empolgada ! Esquece seu dia a dia , isso aqui é direito , fatos ...

  • Exatamente o que pensei, Tota...