SóProvas


ID
1262200
Banca
INSTITUTO INEAA
Órgão
CREA-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo:

Servidores da Funai morreram ao tentar contato com índios isolados na Amazônia

A imensidão do Brasil revela que existem regiões que não foram desbravadas e que mantêm até hoje povos que habitavam o solo nacional, antes da chegada das caravelas de Pedro Álvares Cabral. Na Terra Indígena Vale do Javari, na fronteira do Brasil com o Peru e Colômbia, por exemplo, existem entre 2 mil e 3 mil índios que nunca tiveram contato com homens de outras etnias. O vale tem 8,5 milhões de hectares, sendo considerado o maior mosaico visual de referências indígenas isoladas do mundo.

Nos últimos 15 anos, nove servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) morreram tentando contato com tribos isoladas na região. Atualmente, a luta que ocorre diariamente é para preservar o direito dos índios de permanecer no isolamento. A região tem mais de dez mil índios contatados e 16 referências de índios isolados, sendo nove confirmadas.

Segundo o coordenador regional da Funai, Bruno Pereira, a política de acabar com os contatos com grupos isolados partiu da experiência de indigenistas, funaianos e sertanistas, que, ao longo de 120 anos de indigenismo de Estado, comprovaram que a aproximação era feita sem o cuidado devido e somente os índios se prejudicavam. O principal dano eram as doenças contagiosas, que quase levaram etnias à extinção, como aconteceu com os matis, também chamados de matsés, etnia reduzida a menos da metade, em apenas dois anos.

O último grupo contatado foi da etnia korubo, em 2003. Atualmente, o grupo de korubos tem 29 índios. Conhecidos como caceteiros da Amazônia, eles mataram alguns madeireiros que invadiram a mata, em busca de madeira, e que queriam expulsar os índios do próprio território. Três índios korubos morreram no confronto, o que fez com que eles se aproximassem de algumas comunidades na região de Atalaia do Norte, a 1 138 quilômetros de Manaus. A Funai foi acionada para tentar acabar com o confronto.

                                                                                    (Extraído de: www.acritica.uol.com.br.)

Uma das funções da partícula que é a de conjunção integrante, podendo, por exemplo, introduzir uma oração com valor de objeto direto. Das cinco ocorrências do que, no primeiro parágrafo, a única que tem essa característica é a do trecho

Alternativas
Comentários
  • Tudo bem que o enunciado diz que é uma Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta. Todavia, fiquem com dúvida. Por que não poderia ser Oração Subordinada Substantiva Subjetiva?



  • A imensidão do Brasil revela que existem regiões que não foram desbravadas.... O verbo revelar pede complemento, revelar o que "isso (que existem regiões)", logo, objetiva direta. O sujeito da oração é quem revela:" A imensidão do Brasil", Não pode ser subjetiva porque o sujeito da oração está na oração principal.

             

  • GABARITO: B 

    A imensidão do Brasil revela ( revela O QUÊ?  O QUE  está como O.D do verbo REVELA) que  existem regiões que ( RETOMA às regiões desbravadas : sujeito)  não foram desbravadas e queRefere-se às regiões ñ foram desbravadas : sujeito  Podemos substituir por isso , ficando: ISSO mantém até hoje ) mantêm até hoje povos que ( Outro caso de sujeito: povo. Substituindo ficará : ELES habitam o solo nacional) habitavam o solo nacional, antes da chegada das caravelas de Pedro Álvares Cabral. Na Terra Indígena Vale do Javari, na fronteira do Brasil com o Peru e Colômbia, por exemplo, existem entre 2 mil e 3 mil índios que (retoma índios, sujeito.Substituindo ficará : Eles nunca tiveram contato ) nunca tiveram contato com homens de outras etnias. O vale tem 8,5 milhões de hectares, sendo considerado o maior mosaico visual de referências indígenas isoladas do mundo.

  • Na minha opinião, questão bastante confusa. De fato o único "QUE" que assume o valor de conjunção integrante é o primeiro, os demais são pronomes relativos. Entretanto, aprendi que o "QUE" só tem valor sintático quando for pronome relativo. Talvez a pegadinha seja: introduz uma oração com valor de O.D, e não o "QUE" como O.D. Bastante confusa!

  • Realmente o "que" da resposta correta é uma conjunção subordinada integrante (a oração seguinte pode ser substituída por ISTO). Mas ele também introduz o objeto direto, pois podemos perguntar ao verbo: revela o que?

  • Gabarito letra B


    O 'que' vai exercer a função de Conjunção integrante quanto for imediatamente precedido de verbo.

  • reparem que a questão dá a dica: "..., introduzir uma oração com valor de objeto direto." e logo de cara temos o verbo (revelar) que, neste caso, é vtd, pede objeto direto. A imensidão do Brasil revela que existem regiões que não foram desbravadas e que mantêm até hoje povos que habitavam o solo nacional, antes da chegada das caravelas de Pedro Álvares Cabral.

     

    a imensidão do brasil (sujeito)  revela (vtd)  que existemregiões... (objeto direto) ps.: conjunção integrante que introduz objeto direto!bons estudos!!!

  • O "que" sempre será uma conjunção integrante quando introduzir uma oração subordinada substantiva. Bizu para identificá-la: substituí-la por isto.

    A imensidão do Brasil revela que existem regiões. = revela isto.

  • "[...] comprovaram que a aproximação era feita sem o cuidado devido e somente os índios se prejudicavam."

     

    Esse trecho não está nas alternativas, mas também é conjunção integrante, com o "que" também exercendo papel de OD.

  • O verbo ''revelar'' é transitivo direto (quem revela, revela algo).

    ''A imensidão do Brasil revela que existem regiões que não foram desbravadas''