SóProvas


ID
1264849
Banca
FCC
Órgão
TRE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No processo de avaliação, o valor primário atribuído aos documentos está associado

Alternativas
Comentários
  •  “ Os valores inerentes aos documentos públicos modernos são de duas   categorias:  valores  primários,  para  a  própria  entidade  onde  se  originam  os  documentos,  e  valores  secundários,  para  outras  entidades  e  utilizadores privados. ”

     “Os documentos nascem do cumprimento dos objetivos para os quais um órgão foi criado: administrativos, fiscais, legais e executivos. Esses usos são, é lógico, de primeira importância. Mas os documentos oficiais são preservados em arquivos  por  apresentarem  valores  que  persistirão  por  muito  tempo  ainda depois  de  cessado  seu  uso  corrente  e  porque  os  seus  valores  serão  de interesse pra outros que não os utilizadores iniciais ”  

    Aula para CNMP 2014/2015 ESTRATEGIA Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini   (Citando Schellenberg)


  • PRIMÁRIO = a que se destinam

    SECUNDÁRIO = depois que cumprem sua finalidade, tornam-se de valor histórico ou probatório. 
  • Letra (B) de Burro. 

  • Valor primário: Valor pela qual o documento foi criado, com fins administrativo, legais ou financeiros

     

    Valor secundário: Quando os documentos não são mais utilizados, mas continuam a ter valor como testemunho ou fonte de informação.

     

    GAB. LETRA B

  • Valor primário

    Valor atribuído a documento em função do interesse que possa ter para entidade produtora,levando-se em conta a sua utilidade para fins adminsitrativos, legais e fiscais.

    http://www.portalan.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf

  • Na avaliação são atribuídos valores aos documentos e, com base nestes, determinados seus prazos de guarda e destinação. Os valores do documento são o primário (importância do documento para a administração) e o secundário (importância do documento para outras áreas).

    Considerando que todos os documentos de arquivo são produto de uma atividade específica, o valor primário é a sua importância para a administração, ou seja, o objetivo para o qual o documento foi produzido, que é possibilitar a realização de uma ação de gestão.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • GABARITO; B

    VALORES DOS DOCUMENTOS:
     

    Primário ou Administrativo (Imediato);
    Secundário ou histórico (Mediato).
     

    Ciclo vital dos Documentos:

    1. Corrente: 1ª idade

    Valor Primário ou administrativo (Imediato)

    2. Intermediário: 2ª idade

    elimina ou passa para fase permanente

    3. Permanente: 3ª idade

    Valor histórico ou secundário (mediato)

  •  valo primário dos documentos está sempre associado às funções pelas quais foram criados (letra b). Esses valores podem ser administrativos, fiscais ou legais. O valor secundário, por sua vez, pode ser histórico, cultural ou informativo e está associado, logicamente, às referências a fatos históricos, por exemplo.

    Resposta: B