Multiprocesamiento simétrico
MP é a sigla de Symmetric Multi-Processing, multiproceso simétrico. Trata-se de um tipo de arquitectura de computadores em que dois ou mais processadoré compartilham uma única memória central.
Explicação detalhada
A arquitectura SMP (Multi-processamento simétrico, também telefonema UMA, de Uniform Memory Access), se caracteriza pelo facto de que vários microprocesadores compartilham o acesso à memória. Todos os microprocesadores competem em igualdade de condições por dito acesso, daí a denominación "simétrico".
Os sistemas SMP permitem que qualquer processador trabalhe em qualquer tarefa sem importar sua localização em memória; com um propício suporte do sistema operativo, estes sistemas podem mover facilmente tarefas entre os processadores para garantir eficientemente o trabalho.
Um computador SMP compõe-se de microprocesadores independentes que se comunicam com a memória através de um autocarro compartilhado. Dito autocarro é um recurso de uso comum. Por tanto, deve ser arbitrado para que somente um microprocesador o use na cada instante de tempo. Se os computadores com um sozinho microprocesador tendem a gastar considerável tempo esperando a que cheguem os dados desde a memória, SMP piora esta situação, já que há vários parados em espera de dados.
Conceitos relacionados
a) existem dois ou mais processadores similares, com capacidade de computação compatível e que compartilham a mesma memória principal e facilidades de E/S.
Certo. Sistemas SMP possuem diversos processadores q compartilham memoria.
b) o sistema é controlado por um sistema operacional integrado, que provê interação entre os processadores e seus programas, em nível de tarefas, de arquivos e de dados.
Certo.
c) os processadores são conectados entre si por meio de um barramento ou de outro esquema de conexão interno, de forma que o tempo de acesso à memória é aproximadamente o mesmo para cada processador.
Certo.
d) para resolver o problema de coerência de cache, utiliza um único cache para todos os processadores e adota a política de escrita direta onde as operações de escrita são usualmente efetuadas apenas sobre a cache, sendo a memória principal atualizada somente quando a linha correspondente é removida da cache.
Errado. Em SMP ha um cache para cada processador, tornando-se necessario um mecanismo q torne todas essas caches coerentes. Senão, se houvesse um unico cache para todos os processadores, nao haveria problemas de coerencia de caches.
e) como todos os processadores são capazes de desempenhar as mesmas funções, em um multiprocessador simétrico, uma falha em um único processador não causa a parada do sistema, podendo continuar a funcionar, com desempenho reduzido.
Certo.