SóProvas


ID
1268017
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                       EVITE O ABUSO DO VERBO "FAZER"
Por: Chico Viana. Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br/textos/blog-ponta/evite-o-abuso-do-verbo-fazer-301353-1.asp Acesso em 19 de dezembro de 2013

       - O que o músico faz em comum com o sapateiro?
       - Sola.
       No diálogo acima, há um jogo de palavras que se apoia na homonímia da palavra "sola". Ela é verbo e substantivo. Significa, no primeiro caso, o ato de "executar um canto ou solo". E no segundo, a "sola do sapato".
       O jogo de palavras só foi possível graças ao emprego do verbo "fazer". Ele significa "produzir, confeccionar" no que diz respeito ao ofício do sapateiro ("sola", ou "solado", é mesmo o que o sapateiro faz). No que tange à atividade do músico, "fazer" não tem sentido próprio; substitui o verbo "solar". Ou seja: é um verbo vicário.
      Vicários são os termos que aparecem no lugar de outros. Pronomes, numerais, advérbios (sim e não) e o verbo "ser" também desempenham esse papel. Veja alguns exemplos: "Pedro desistiu de concorrer a uma vaga para medicina. Ele não tinha esperança de passar", "Veio acompanhado de um irmão e um primo; o primeiro era mais educado do que o segundo", "Você gosta de cinema? Sim (ou seja: gosto)", "Se desistiu, foi porque não teve o estímulo da família (quer dizer: "desistiu porque não teve o estímulo da família)".
       O verbo "fazer", seguido ou não de pronome, pode substituir qualquer verbo de ação da língua portuguesa. Uma pergunta como "O que você faz?" admite como respostas frases do tipo: "Estudo", "Construo prédios", "Organizo eventos" etc. "Fazer" toma o lugar de todas essas ações.
      A amplitude semântica desse verbo pode levar a abusos no seu emprego. É quando, em vez de empregar uma forma verbal específica, usa-se "fazer" seguido de substantivo. Eis alguns exemplos retirados de redações: "Decidiu-se fazer a votação de duas propostas bem especiais", "É preciso fazer uma avaliação honesta do que está ocorrendo no País", "O governo precisa fazer uma sondagem na opinião pública".
      Devem-se evitar essas construções perifrásticas. O texto ganha em economia e expressividade quando elas são substituídas pelos verbos correspondentes. Por que não dizer "votar duas propostas" "avaliar honestamente" ou "sondar a opinião pública"? Além de ter mais energia do que o nome, o verbo designa diretamente a ação.
       Há casos em que o conjunto "verbo mais substantivo" é pertinente (como em "fazer um levantamento"), mas na maioria das vezes ele afrouxa a expressão.
              Chico Viana é professor de português e redação. www.chicoviana.com

Assim como a palavra “sola", citada no texto, há outros casos de palavras homônimas em língua portuguesa. Assinale a alternativa que completa corretamente o período a seguir:
Daqui _____ pouco, será aberta a ________ da câmara, o que gera alguma ___________.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: alternativa A.

    Daqui a pouco, será aberta a sessão da câmara, o que gera alguma tensão.

  • a (preposição) - indica futuro/distância 

    Há ( verbo) - indica tempo passado(substituído por faz,existe) O QUE NÃO É O CASO PARA A QUESTÃO!sessão-reunião / seção - departamento , setor / cessão - ato de ceder
  • Tensão - se refere ao estado do que está tenso. Indica um estado de apreensão, ansiedade, preocupação e sobrecarga, bem como a iminência de uma situação perigosa e violenta. 

    Exemplos:

    Você também está sentindo esse clima de tensão?

    O médico disse para você controlar sua tensão arterial.

     

    Tenção - se refere, principalmente, a uma intenção, intuito, plano, propósito, ou seja, aquilo que se pretende fazer. Indica também um assunto, conteúdo ou tema, bem como um símbolo em escudo indicativo de grandes feitos. Tenção significa ainda um estado de adoração e devoção ou um voto dado pelos juízes em julgamentos de segunda instância.

    Exemplos:

    Nunca tive tenção de machucar você.

    A professora perguntou qual seria a tenção daquele texto.

     

    fonte ---->>>> http://duvidas.dicio.com.br

  • - SEÇÃO: parte.

    - CESSÃO: vem do verbo ceder

    - SESSÃO: reunião 

     

    GABARITO ''A''

  • Excelentes comentários.Gostaria apenas de acrescentar que segundo o dicionário Aurélio a Palavra a palavra Seção tem dupla gráfia, também podendo ser utiliza a palavra Secção.

    Seção=Secção

  • Daqui a pouco,...

     

    Já mata a questão "de prima".

  • GABARITO: LETRA A

    • Sessão

    Escrita desse modo significa espaço de tempo de uma reunião deliberativa, de um espetáculo de cinema, teatro, etc. Para se lembrar desse significado é só pensar que ela advém do latim “sessio” e que significa “sentar-se”. Logo, todas as sessões que exijam da pessoa que ela se sente é escrita com três "esses".

    Exemplos: A sessão demorou muito a começar, mas o filme valeu a pena.

    A sessão terá como objetivo aprovar ou não a nova lei do estudante.

    A sessão com o psicólogo durou um pouco mais do que o planejado.

    • Cessão

    Escrita desse modo tem um único significado: ceder, ou seja, transferir algo, dar posse de algo a outrem. Para se lembrar do modo como se escrever lembre-se que “ceder” começa com “c”.

    Exemplos: A cessão de suas terras foi aceita.

    Autorizei a cessão dos materiais deste departamento à instituição carente que os solicitou.

    • Seção

    Desse modo quer dizer o mesmo que secção, ou seja, do ato ou efeito de repartir. Significa ainda: divisão de repartições públicas, parte de um todo, departamento.

    Exemplos: Saiba tudo sobre as novas regras ortográficas! É só clicar na seção "Acordo Ortográfico" do Portal Brasil Escola.

     Cada seção deste projeto vai ter que ser analisada.

    FONTE: BRASILESCOLA.UOL.COM.BR