SóProvas


ID
1275130
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


        Quando Nelson Mandela criou o grupo The Elders (Os Anciãos) para promover a paz e os direitos humanos em todo o mundo, ele nos desafiou a ser ousados e a dar voz àqueles que não a têm. Nenhuma questão exige essas qualidades mais do que nossa incapacidade coletiva de lidar com os problemas das mudanças climáticas. 

        Estas são o maior desafio da nossa era. Elas ameaçam o bem-estar de centenas de milhões de pessoas agora e de muitos bilhões no futuro. Elas destroem o direito humano a alimentação, água, saúde e abrigo – causas pelas quais temos lutado toda a nossa vida. Ninguém nem nenhum país escapará do seu impacto. Mas são aqueles sem voz – porque já são marginalizados ou aindanão nasceram – que se encontram em maior risco. Temos um dever moral urgente de falar em seu nome. 

        Dado o peso notório das evidências, pode ser difícil entender por que continuamos avançando lentamente na ação coordenada necessária para reduzir as emissões dos gases de efeito estufa. O último relatório dos especialistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas afirma claramente que o aquecimento do sistema climático é “inequívoco” e o comportamento humano é muito provavelmente sua causa dominante.

       Temos visto nos últimos meses o aumento de eventos de clima extremo, sobre os quais os especialistas chamam a atenção. Os custos já são avultados e, por esse motivo, o Banco Mundial, o FMI e a Agência Energética Intercontinental se juntaram à comunidade científica para alertar sobre os riscos que estamos correndo. Já não são somente os ambientalistas que fazem soar os alarmes. E, todos os anos, a nossa incapacidade em agir nos deixa mais próximos de um ponto sem volta, no qual os cientistas receiam que as mudanças climáticas possam se tornar irreversíveis. 

        Muitos dos Anciãos já foram responsáveis por governos. Não cometemos o erro de pensar que tratar das mudanças climáticas é uma questão fácil. Mas sabemos que existem momentos em que, independentemente das dificuldades do panorama imediato, os líderes precisam mostrar coragem e ousadia. Este é um dos momentos. Chegamos a uma encruzilhada. Em uma direção, um legado 

terrível pode ser passado para nossos netos e bisnetos. De outro lado, está a oportunidade de dar os primeiros passos em direção a um mundo mais justo e sustentável. Não queremos que as gerações futuras digam que falhamos. 

(Adaptado de: ANNAN, Kofi. Ex-Secretário Geral da ONU. O Estado de S. Paulo, A14, Internacional, 24 de janeiro de 2014) 


Elas destroem o direito humano a alimentação, água, saúde e abrigo ...
O verbo que exige o mesmo tipo de complemento do sublinhado acima está em:

Alternativas
Comentários
  • destroem= vtd

    a) verbo de ligaçao

    b)verbo intransitivo; creio que seja transitivo indireto,fiquei na duvida,devido a conotatividade de uma encruzilhada 

    c)verbo de ligaçao

    d) verbo transitivo indireto

    e)vtd

  • Gabarito: E

    Ambos (destruir e ver) são VTD

    Verbo destruir: VTD. Quem destrói, destrói alguma coisa ou algo. Elas destroem o direito humano a alimentação...

    Verbo Ver: VTD . Quem ve, ve alguma coisa ou algo. Temos visto nos últimos meses o aumento de eventos de clima extremo .


  • Destruir o que??? VTD o direito humano, a alimentação, a água,  saúde e abrigo OD.

    "Temos visto nos últimos meses o aumento de eventos de clima extremo ..." leia-se Temos visto o aumento de eventos de clima extremo. Ou seja, o que foi visto???? Notem VTD e OD. 

    "Nos últimos meses" deveria está obrigatoriamente separado por vírgulas, adjunto adverbial de longa extensão deslocado. Maaas com as ", ," ficaria easy do fácil né. 


    GAB LETRA E


  • Vai vc colocar '' nos últimos meses '' sem vírgula numa redação...Na hora de cobrar da gente são bons, mas fazem as coisas que nem a cara deles