SóProvas


ID
127570
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre a organização do Estado brasileiro, julgue os itens a seguir e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • CF/88, 37,XVIII - a administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei;
  • a) Incorreta: (art. 25, IV, CF/88) Incluem-se entre os bens dos Estados as terras devolutas não compreendidas entre as da União.b) Incorreta: (art. 29, VI, CF/88) o subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais... Retirando o tãosomente a assertiva estaria correta.d) Incorreta: Caso o poder judiciário local esteja sendo coagido, o Tribunal de Justiça respectivo deverá solicitar ao STF que requisite a intervenção.
  • a) Errada.  Terras Devolutas: Regra- Estados; Exceção- União, se indispensáveis:  À defesa das fronteiras, fortificações e construções militares ou vias federais; ou,  À preservação ambiental.
    Terras Devolutas são aquelas que nunca tiveram proprietários ou foram devolvidas, ficando sem dono, passam então a integrar o patrimônio público.
    b) Errada. CF, art. 29, VI: o subsídidos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subseqüente, observado o que dispõe esta Constituição, observados os critérios estabelecidos na respectiva Lei Orgânica e os seguintes limites máximos: a) em Municípios de até dez mil habitantes, o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a vinte por cento do subsídio dos Deputados Estaduais; (...)
    c) Errada. CF, art. 33,
    § - Os Territórios poderão ser divididos emMunicípios, aos quais se aplicará, no que couber, o disposto no Capítulo IV desteTítulo.
    d) Errada. CF. Art.35 - O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípioslocalizados em Território Federal, exceto quando:
    IV - o Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.
    Art. 36, § 3º - Nos casos do art. 34, VI e VII, oudo Art. 35, IV, dispensada a apreciação pelo Congresso Nacional ou pela AssembléiaLegislativa, o decreto limitar-se-á a suspender a execução do ato impugnado, se essamedida bastar ao restabelecimento da normalidade.
    e) Correta. CF, art. 37, XVIII.


  • A CF no seu artigo diz que:

    art 37  XVIII - a administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei.

  •  d) O Tribunal de Justica respectivo provocara o STF. Havendo requisicao do STF, o Presidente da Republica esta obrigado a decretar a intervencao.
  • Pessoal,

    Acredito que a banca está correta, visto que as terras devolutas podem ser bens da União e dos Estados.
    Quando a letra fala " terras devolutas, são, por força constitucional, bens da União" ela está incorreta, pois a CF não estabelece que todas serão da União, inclusive quando fala das terras devolutas do Estado, deixa implícito que existem terras devolutas que não são da União e por isso serão dos Estados.

    Abraços e bons estudos
  • A letra D está errada com base no art. 34, IV e art. 36, I (segunda parte), ou seja, a intervenção em razão de impedimento do livre exercício do Poder Judiciário (independente de ser estadual) depende de REQUISIÇÃO  ao Presidente da República e não solicitação.

    A solicitação é para impedimento do livre exercício dos Poderes Legislativo e Executivo.

    O art. 35, IV, trata de ( ....) prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial, e não é o que pede a questão.

  • A) São da Uião as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei; as outras são dos Estados.

    B) É um percentual relativo
    ao somatório da receita tributária e das transferências previstas no § 5o do art. 153 e nos arts. 158 e 159 e o número de habitantes.

    C)
    § 1º - Os Territórios poderão ser divididos em Municípios, aos quais se aplicará, no que couber, o disposto no Capítulo IV deste Título. ?

    D) 
    A decretação da intervenção dependerá:

    I - no caso do art. 34, IV, de solicitação do Poder Legislativo ou do Poder Executivo coacto ou impedido, ou de requisição do Supremo Tribunal Federal, se a coação for exercida contra o Poder Judiciário;
    Sendo:

    art. 34 A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: IV - garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação;

     

  • Questão que esta certa letra:E
     Administração Pública

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União,dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade,impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte


    XVIII – a administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro

     

    de suasáreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos,na forma da lei.