SóProvas


ID
1276525
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação de desempenho é um importante mecanismo para o desenvolvimento da gestão de pessoas. Tal avaliação possui seus objetivos, mas a sua condução também pode apresentar pontos fracos e, por isso, receber críticas de diversas naturezas. As críticas devem ser analisadas cuidadosamente uma vez que algumas podem ser verdadeiras devido à má utilização dos métodos.
É um objetivo da avaliação de desempenho e não uma crítica à sua condução

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.


    A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados, das competências que ela oferece e do seu potencial de desenvolvimento. 

    A avaliação de desempenho é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as competências de uma pessoa e, sobretudo, qual é a sua contribuição para o negócio da organização. 

    A avaliação do desempenho recebe denominações variadas como avaliação do mérito, avaliação de pessoal, relatórios de  progresso, avaliação de eficiência individual ou grupai etc. Varia enormemente de uma organização para outra. Na realidade, a avaliação do desempenho é um processo dinâmico que envolve o avaliado e seu gerente e seus relacionamentos e representa uma técnica de direção imprescindível na atividade administrativa de hoje. É um excelente meio pelo qual se localizam

    problemas de supervisão e gerência; de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo, de. localização de possíveis dissonâncias ou carências de treinamento de construção de competências e, conseqüentemente, estabelecer os meios e programas para melhorar continuamente o desepenho humano. No fundo, a avaliação do desempenho constitui um poderoso meio de resolver problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das organizações. 

    CHIAVENATO (2009)


  • Por que a letra B está errada? Alguém sabe dizer? Digo isso porque no livro do Chiavenato ele aponta 7 principais razões para avaliar o desempenho: recompensas, retroação, desenvolvimento, relacionamento, percepção, potencial de desenvolvimento e aconselhamento. Até entendo a letra A estar correta, mas pra mim tanto a A como a B são corretas.

  • O objetivo nao pode ser punir.

  • GABARITO LETRA A

    B) Erra ao falar em punição;C)Erra ao falar em produzir resultados inócuos;D) Erra ao falar em preenchimento de formuláriose;E) Erra ao falar em iniquidade e tendenciosidade;
  • Chiavenato p.245

    A avaliação do desempenho é um processo de redução da incerteza e, ao mesmo tempo, de busca de consonância. A avaliação reduz a incerteza do colaborador ao proporcionar retroação a respeito do seu desempenho. Ela busca a consonância na medida em que proporciona a troca de idéias e concordância de conceitos entre o colaborador e seu gerente.

  • Segundo Wagner Siqueira, o processo de avaliação de desempenho de um colaborador inclui, dentre outras, as expectativas desejadas e os resultados reais. Sendo divida em algumas etapas:

     

    Apreciação diária do comportamento do colaborador, seus progressos e limitações, êxitos e insucessos, com oferecimento permanente de feedback instantâneo;

    Identificação e equacionamento imediato dos problemas emergentes, procurando manter continuamente um alto padrão de motivação e de obtenção de resultados;

    Entrevistas formais periódicas de avaliação de desempenho, em que avaliador e avaliado analisam os resultados obtidos no período considerado e redefinem novas orientações, compromissos recíprocos e ações corretivas, se for o caso.

     

    Neste processo, o gestor precisa avaliar as fraquezas e limitações dos funcionários, buscando identificar pontos de melhoria, necessidade de treinamento ou até mesmo remanejamento do indivíduo para outras funções em que poderia render melhor. Buscando sempre equilibrar as metas estabelecidas pela empresa com o comportamento de seus colaboradores, a fim de manter o sistema funcionando em harmonia, atingindo sempre os objetivos traçados.