SóProvas


ID
127804
Banca
FCC
Órgão
TCM-CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As Normas INTOSAI estabelecem um Código de Ética para as Entidades Fiscalizadoras Superiores. Este Código trata

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética da Intosai
    Foi aprovado em 1988, e tem por objetivo servir de referência para a elaboração dos Códigos similares nos países membros.
    Possui quatro capítulos, estabelecidos como conceitos-chave:
    - Integridade
    - Independência e Objetividade
    - Confidencialidade
    - Competência Profissional
    Como forma de memorização, costumo utilizar o mnemônico IOCOCO, mas cada concurseiro deve criar o que mais lhe facilite a lembrança.
    Sobre os capítulos, podemos definir os pontos mais importantes:
    A Integridade é considerada o valor central do Código de Ética, e exige dos auditores o cumprimento de normas elevadas de conduta.
    A independência e a objetividade são valores semelhantes. Objetividade, para a Intosai, é imparcialidade. Assim, exige-se do auditor tome suas decisões de forma imparcial, não se limitando a “ser independente”, mas também a “parecer ser independente”.
    A Confidencialidade proíbe o auditor de revelar a terceiros informações que tenha tomado conhecimento em razão de sua atuação profissional.
    A Competência Profissional está diretamente relacionada ao desenvolvimento profissional. De acordo com a Intosai, o auditor não deve realizar trabalhos para os quais não esteja capacitado.
  • Fiquei na dúvida:
    De acordo com o comentário do Edi-CM , a resposta não deveria ser a letra C?
    "c) das regras de conduta de como os auditores devem manter a independência e a confidencialidade no relacionamento com clientes"

    Por que a resposta é D?
  •  Código de Ética e Normas de Auditoria de INTOSAI:

     Introdução
    Noção, antecedente e propósito do Código de Ética 
     

      1. A INTOSAI considerou que é essencial instaurar um Código de Ética internacional para os auditores pertencentes ao setor público.
    2. Um Código de Ética constitui um documento que engloba os valores e princípios
    que devem orientar o trabalho cotidiano dos auditores. A independência, a competências e as responsabilidades do auditor no setor público suscitam enormes exigências éticas à EFS e ao pessoal por ela empregado ou contratado para o trabalho de auditoria. Um Código de Ética que trata dos deveres e normas morais dos auditores pertencentes ao setor público deve levar em conta tanto as exigências éticas dos funcionários públicos em geral, como as exigências específicas dos auditores em particular, incluindo suas obrigações profissionais.
    3. ...
    http://www.atricon.org.br/uploadArquivo/Codigo%20de%20etica%20e%20NAGS-INTOSAI.PDF

  • Nas normas gerais e profissionais é ressaltado que a relação entre auditor e auditador não é relação de cliente, por isso a letra C está errada.