-
Fiquei com dúvida no item (II):
"Tensão de cisalhamento é um tipo de tensão gerada por forças aplicadas em sentidos iguais ou opostos, em direções semelhantes, mas com intensidades diferentes no material analisado."
As forças que causam tensões de cisalhamento em uma peça nao deveriam ter sentidos OPOSTOS sempre?
-
As intensidades dessas forças devem ser diferentes?
-
Deixei a II como errado por causa dessa afirmação arthur, não acho que a intensidade das forças devam ser obrigatoriamente diferentes.
-
Com relação ao item II:
Imaginando um carregamento distribuido sobre uma viga, a tensão cisalhante (esforço cortante) surgirá sempre que houver diferença na intensidade da força aplicada em duas seções adjacentes. Geralmente e didaticamente, a gente sempre imagina o cisalhamento pela aplicação de duas forças aplicadas em sentido contrário em seções adjacentes. Porém, basta que haja uma pequena diferença entre essas forças; caso contrário, não haveria cortante em uma viga como a descrita, por exemplo.
Acredito que a visão é essa. Boa questão!
-
Em relação à alternativa II eu ainda não consegui ver dessa forma. No exemplo que o Arthur deu da viga existe a reação de apoio à força que criará uma força no sentido contrário na mesma direção, então não é um bom exemplo para caso de forças em direções e sentidos iguais.
-
A assertiva II nos leva a entender que as forças devem obrigatoriamente ter intensidades diferentes.
Considero que a questão foi mal redigida/formulada.