-
Boa-noite!
Respondendo segundo à postagem da colega Dan Lana, eu entendo que:
o sentido da expressão " presença humana, no texto, de forma implícita, faz lembrar a necessidade que nós, humanos, temos para viver atualmente: construções de novas vías; prédios; o aumento de transporte de mercadorias, de pessoas, dentre outros fatores.
Do texto, um período que confirma o Gabarito D como correto: “ Nas grandes áreas metropolitanas, e mesmo em cidades de médio porte, o avanço do concreto e do asfalto intensifica o efeito ilha urbana de calor, tornando-as mais quentes e alterando seu regime de chuvas.“
-
No meu entendimento a letra C está "mais correta", principalmente quando analisamos os tempos verbais da maioria do texto que estão no futuro.
-
Não concordo de maneira alguma com essa letra D. O fato de ter presença humana não faz o clima ser alterado. O que altera o clima é concentração de gases do efeito estufa e alterações no uso do subsolo. A letra C tá muito mais correta.
-
Caramba!!! Qual é o erro da C
-
Também fiquei em duvida entre C e D, mas descartei a C em razão de o texto não afirmar, em momento algum, que o uso do solo será a razão de alterações no regime de chuvas, mas apenas constatar a previsão de climas diferentes no brasil em decorrência da concentração de gases do efeito estufa e de alterações no uso do solo, "Em razão do aumento progressivo da concentração de gases do efeito estufa e de alterações no uso do solo, o clima no Brasil do final do século XXI será provavelmente bem diferente do atual". Pois, previsão de climas diferentes é diferente de alterações no regime de chuvas, visto que pode representar alterações tanto no regime de chuvas como no regime de secas. Agora veja que a alternativa D utiliza-se do termo as "consequências da presença humana" para retomar, dentro do contexto do texto, concentração de gases do efeito estufa e de alterações no uso do solo. Por fim, a alternativa D, ao contrário da C, constata precisamente intensas alterações climáticas no Brasil, ao contrário de alterações no regime de chuvas, em decorrência desses dois fatores frutos da presença humana na natureza, como se vê nesse trecho já citado anteriormente: "Em razão do aumento progressivo da concentração de gases do efeito estufa e de alterações no uso do solo, o clima no Brasil do final do século XXI será provavelmente bem diferente do atual".
-
Acredito que o erro da letra C esteja em restringir a causa das mudanças climáticas pelo uso do solo (apenas por esse motivo), sendo que no texto o autor afirma que são aumento progressivo da concentração de gases do efeito estufa e de alterações no uso do solo. (1º parágrafo).
-
VAMOS INDICAR COMENTÁRIO DO PROFESSOR !!!
-
O examinador forçou a barra ao afirmar: "texto aponta claramente"....... e dar como resposta a letra "d": "as consequências da presença humana na natureza, responsável por intensas alterações climáticas no Brasil, previstas para o decorrer deste século". Em nenhum momento o texto faz essa referência clara.
Só Freud explica!
-
Também incorri no erro em marcar a alternativa C. Porém, lendo um pouco melhor essa alternativa, acho que encontrei a falha. Quando ele fala em "...mudanças climáticas decorrentes de alterações no regime de chuvas", ele aponta as alterações no regime de chuvas como agente causador, quando na verdade é mais uma consequência do "aumento progressivo da concentração de gases do efeito estufa e de alterações no uso do solo", que representa "a consequência da presença humana na natureza".
-
Discordo do gabarito. O texto não fala que as alterações climáticas estão previstas para o "decorrer deste século" (como se o texto apontasse as alterações durante a passagem do século) mas sim as mudanças que previsivelmente serão observadas AO FINAL do Século! Para mim, a questão é anulável.
A letra C é correta e perfeitamente cabível, pois o texto aponta claramente que ocorrerão mudanças climáticas decorrentes da alteração do regime de chuvas devido ao uso do solo.
-
-
Discordo plenamete, pois, logo no início o texto traz por consequência o uso do solo, claramente; e no penúltimo parágrafo novamente o texto diz:"... o avanço do concreto e do asfalto intensifica o efeito ilha urbana de calor...", ou seja, isto é alteração no uso do solo. Talvez estivesse certa se na opção "c" da questão esta não tivesse mencionada "mudanças climáticas" antes de "alterações no regime de chuvas".
-
A alternativa C limita os efeitos causados pelo uso do solo apenas em alterações no regime de chuvas.
-
Pessoal, eu errei esse item, mas vendo o comentário do professor Arenildo (que apesar de muitas vezes eu curtir, dessa vez achei vago, por não indicar quais partes do texto se baseia o gabarito) e dos colegas do QC, eu percebi que no decorrer do texto fala da aão humana, a exemplo do 1º e 3º parágrafos:
1º parágrafo: quando cita: "em razaão do aumento progressivo da concentração de efeito estufa e de alterações no uso do solo, o clima no Brasil..." -> ou seja, efeito estufa pelas grandes cidades e o uso do solo que é feito pelo homem.
3 parágrafo ao citar: "Nas grandes áreas metropolitanas, e mesmo em cidades de médio porte, o avanço do concreto e do asfalto intensifica o efeito ilha urbana de calor..." -> isso ocorre devido a presença humana.
Não tinha me atentado a essas passagens. Enfim, Gabarito letra D.
Espero ter contribuido.
-
O termo "presença humana na natureza", como diz a letra D, é por demais genérico e dá a impressão que o homem não é parte da Natureza. Ora, quando foi que a presença humana na Natureza não ocorreu? Assim a gabarito na letra D não convence, pois não se pode associar a presença humana na natureza com a emissão de gases de efeito estufa que só começaram a ocorrer com uma maior parcela de responsabilidade humana a partir da 1ª revolução industrial.
-
De forma alguma fica claro essa alternativa D