SóProvas


ID
1284271
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

           A cultura brasileira em tempos de utopia

     Durante os anos 1950 e 1960 a cultura e as artes brasileiras expressaram as utopias e os projetos políticos que marcaram o debate nacional. Na década de 1950, emergiu a valorização da cultura popular, que tentava conciliar aspectos da tradição com temas e formas de expressão modernas.

     No cinema, por exemplo, Nelson Pereira dos Santos, nos seus filmes Rio, 40 graus (1955) e Rio, zona norte (1957) mostrava a fotogenia das classes populares, denunciando a exclusão social. Na literatura, Guimarães Rosa publicou Grande sertão: veredas (1956) e João Cabral de Melo Neto escreveu o poema Morte e vida Severina - ambos assimilando traços da linguagem popular do sertanejo, submetida ao rigor estético da literatura erudita.

     Na música popular, a Bossa Nova, lançada em 1959 por Tom Jobim e João Gilberto, entre outros, inspirava-se no jazz, rejeitando a música passional e a interpretação dramática que se dava aos sambas-canções e aos boleros que dominavam as rádios brasileiras. A Bossa Nova apontava para o despojamento das letras das canções, dos arranjos instrumentais e da vocalização, para melhor expressar o “Brasil moderno”.

     Já a primeira metade da década de 1960 foi marcada pelo encontro entre a vida cultural e a luta pelas Reformas de Base. Já não se tratava mais de buscar apenas uma expressão moderna, mas de pontuar os dilemas brasileiros e denunciar o subdesenvolvimento do país. Organizava-se, assim, a cultura engajada de esquerda, em torno do Movimento de Cultura Popular do Recife e do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), num processo que culminaria no Cinema Novo e na canção engajada, base da moderna música popular brasileira, a MPB.

            (Adaptado de: NAPOLITANO, Marcos e VILLAÇA, Mariana. História para o ensino médio. São Paulo: Atual, 2013, p. 738)

Considere as seguintes afirmações:

I. No 2º parágrafo, estabelece-se uma aproximação entre cinema e literatura para marcar as convicções políticas opostas e contraditórias dos cineastas e dos escritores do período.

II. No 3º parágrafo, a característica essencial da música lançada em 1959 é reconhecida a partir da economia de recursos expressivos e da rejeição ao dramatismo.

III. No 4º parágrafo, acentua-se a tendência, na década de 1960, para a utilização das artes como meio de participação política e denúncia do nosso grau de desenvolvimento.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - F) 2° parágrafo:  ambos assimilando traços da linguagem popular do sertanejo, submetida ao rigor estético da literatura erudita. 

    II - V) 3° parágrafo: rejeitando a música passional e a interpretação dramática que se dava aos sambas-canções e aos boleros que dominavam as rádios brasileiras.

    III - V) 4° parágrafo: Organizava-se, assim, a cultura engajada de esquerda, em torno do Movimento de Cultura Popular do Recife e do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), num processo que culminaria no Cinema Novo e na canção engajada, base da moderna música popular brasileira, a MPB. 

    obs: caso eu estiver errada, corrijam-me!

  • II - (?) - não achei nada no terceiro parágrafo que abordasse a questão da "economia de recursos expressivos"...

    Seria o despojamento?

    Obrigada!


  • O item II está claramente errado, pois a música de 1959 não é reconhecida pela economia de recursos expressivos. Está escrito na primeira linha do 3º parágrafo "rejeitando a música passional", portanto o gabarito deve ser alterado para letra b, apenas o item III está correto. Bons estudos. 

  • Interpretei a afirmação II da seguinte forma:

    A Bossa Nova apontava para o despojamento das letras das canções, dos arranjos instrumentais e da vocalização, para melhor expressar o “Brasil moderno”. 

    Ou seja, o despojamento dos arranjos instrumentais e da vocalização seriam uma forma de economia dos recursos expressivos de uma banda, por exemplo. Não se preocupam em utilizar o máximo dos recursos.

    Espero ter ajudado. Bons estudos a todos.


  • Concordo com o Daniel Prata: a indicação de despojamento dos arranjos instrumentais dão a dica de que os autores do texto acreditam nisso: que havia uma economia de recursos nas músicas da Bossa Nova.

    Mas não resisto: só interpretando de acordo com o texto é que a gente pode afirmar uma coisa dessa. Na verdade, embora as letras das músicas fossem simples e as interpretações menos dramáticos, os arranjos instrumentais eram incríveis, graças ao maestro Tom Jobim. Dizer que eram despojados, a meu ver, empobrece tudo o que foi feito.

    Moral da história: a gente tem sempre que verificar se a questão pede interpretação restrita ao texto ou se pede uma análise mais histórica.

    Fui.


  • Para mim a resposta é a letra "B". Não concordei com o gabarito. 

    Não optar pelo passional não significa que não haja recursos expressivos. Assim como improvisar, também não exclui "recursos expressivos". Muito pelo contrário há improvisos, nos diferentes estilos de músicas, que são bastante expressivos, aliás, característica de expressão (o solo do rock in roll, por ex.). Além do que a última frase do parágrafo afirma "...para melhor expressar o Brasil Moderno". Expressar sem ser expressivo? Não entendi!

  • A questão a cima se refere àinterpretação de texto, basta ler o texto e entendê-lo. A pergunta não é sobreo que se sabe sobre o assunto.

    Quando se estuda português éindispensável consultar o dicionário, pois não interessa o que se acha queé a palavra, mas sim o que ela significa de fato.

    Então:

    Despojamento: Significado deDespojar

    v.t.d.Privar uma pessoa de alguma coisa que lhe pertence (por meios ilícitos/ilegais); roubar: alguns cangaceiros despojavam os habitantes de vilasinterioranas.
    v.bit. e v.pron. Deixar de possuir; desapossar-se: o divórcio despojou-a desuas propriedades; despojou-se das riquezas. 
    v.t.d. v.bit. e v.pron. Retirar os adornos ou o revestimento de; desnudar-se: épreciso despojar as ovelhas para retirar o algodão; despojou-se de sua roupa ese foi deitar.
    v.pron. Colocar de lado; não se importar com; abandonar: despojando-se de suapresunção, aceitou a resposta correta.
    (Etm. do latim: praesumptio.onis)

    Sinônimosde Despojar

    Sinônimode despojar: burlardesapossardesnudardespirdesvestirenganar,esbulharespoliarfalsificarfraudarlesar e usurpar

    http://www.dicio.com.br/despojar/

    Dessa forma o despojamentomencionado no texto está em consonância com economia de recursos.


  • Sou só eu, ou a interpretação de textos da FCC é quase leitura de pensamento? 

  • Se a alternativa II tá certa, então vou voltar a vender picolé!

  • moral da história: a FCC acredita que a Bossa Nova economiza em seus recursos expressivos...

    também não concordo com este gabarito, é uma daquelas questoes que a gente guarda esperando não ver esta aberração  de novo...

  • Às vezes dá vontade de parar de estudar por causa dessas palhaçadas. Uma questão dessa só corrobora a tese de que existe concurso direcionado.

  • A Bossa Nova apontava para o despojamento das letras das canções, dos arranjos instrumentais e da vocalização, para melhor expressar o “Brasil moderno”.

  • vai tentar tocar uma bossa nova no violão pra vc ver a economia de acordes

  • Para respondermos questões de interpretação de texto sempre devemos ficar amarrados, engessados, acorrentados ao texto. A Bossa Nova, de fato, é maravilhosa e complexa, mas devemos ficar presos ao que diz o texto. 

    No início do parágrafo terceiro o autor afirma "(...) inspirava-se no jazz, rejeitando a música passional e a interpretação dramática que se dava aos sambas-canções e aos boleros que dominavam as rádios brasileiras." Imagino que seja por isso que o item II esteja correto = "é reconhecida a partir da economia de recursos expressivos e da rejeição ao dramatismo".

  • Na minha humilde opinião, "despojamento" é diferente de "economia de recursos expressivos". 


    Bons estudos e questões melhores para todos,

  • Estou tomando um gole de água aqui pa a ver se o item II me desce pela garganta, mas está difícil...

  • Eu entendi a assertiva II como correta baseado no que está escrito nesta parte do texto, o que definiria "a economia de recursos": "A Bossa Nova apontava para o despojamento das letras das canções, dos arranjos instrumentais e da vocalização".

    Os recursos que o texto afirma são os sonoros. Composições mais simples, com menos acordes e menos falsetes.

  • Bom a economia a que se referem não seria algo como João Gilberto e seu violão fazem um show?
    Ou Tom e um piano, Toquinho, Vinícius, viola e chopp fazem sozinhos um show, precisa uma bateria da mangueira, uma orquestra, ou 2 baixos uma guitarra e bateria para um show de rock?
    Desse ponto de vista a bossa nova não é despojada de outras essencialidades?

  • Peço que não riam do meu comentário... 


    Termo certo pra essa questão: estrambólica! 

    Na moral, tive que transcender do que estudamos materialmente pra usar de uma certa cultura aprendida  (um tanto subjetiva) sobre aspectos da Bossa Nova em si.

    Me toquei que os arranjos instrumentais eram e são, a rigor, impecáveis, da bossa; entretanto, acerca da dramatização dos caras na hora de cantar, do "expressionismo" deles mencionado na questão,  eram bem mais tímidos realmente, senão vejamos: João Gilberto cantava (e ainda canta, tá vivo?) bem baixinho, Tom Jobim também não era a eloquência no cantar, típica de uma Ivete Sangalo, Chico Buarque sempre foi timido...na voz, etc.

    Pois foi! Assim cheguei na resposta... FCC que pediu, e tomou! Rsrsrsrs

    Fiquem com Deus!!!
  • II - economia de recursos expressivos = "despojamento das letras das canções, dos arranjos instrumentais e das vocalizações"

    rejeição ao dramatismo = "rejeitando a musica passional e interpretaçao dramática"
  • Significado de Despojar

    v.t.d. Privar uma pessoa de alguma coisa que lhe pertence (por meios ilícitos/ ilegais); roubar: alguns cangaceiros despojavam os habitantes de vilas interioranas.
    v.bit. e v.pron. Deixar de possuir; desapossar-se: o divórcio despojou-a de suas propriedades; despojou-se das riquezas. 
    v.t.d. v.bit. e v.pron. Retirar os adornos ou o revestimento de; desnudar-se: é preciso despojar as ovelhas para retirar o algodão; despojou-se de sua roupa e se foi deitar.
    v.pron. Colocar de lado; não se importar com; abandonar: despojando-se de sua presunção, aceitou a resposta correta.
    (Etm. do latim: praesumptio.onis)

  • o importante eh acertar a questao:

     Na música popular, a Bossa Nova, lançada em 1959 por Tom Jobim e João Gilberto, entre outros, inspirava-se no jazz, rejeitando a música passional e a interpretação dramática que se dava aos sambas-canções e aos boleros que dominavam as rádios brasileiras. A Bossa Nova apontava para o despojamento das letras das canções, dos arranjos instrumentais e da vocalização, para melhor expressar o “Brasil moderno”. 

    por isso a II ta certa!!!