SóProvas


ID
1284274
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

           A cultura brasileira em tempos de utopia

     Durante os anos 1950 e 1960 a cultura e as artes brasileiras expressaram as utopias e os projetos políticos que marcaram o debate nacional. Na década de 1950, emergiu a valorização da cultura popular, que tentava conciliar aspectos da tradição com temas e formas de expressão modernas.

     No cinema, por exemplo, Nelson Pereira dos Santos, nos seus filmes Rio, 40 graus (1955) e Rio, zona norte (1957) mostrava a fotogenia das classes populares, denunciando a exclusão social. Na literatura, Guimarães Rosa publicou Grande sertão: veredas (1956) e João Cabral de Melo Neto escreveu o poema Morte e vida Severina - ambos assimilando traços da linguagem popular do sertanejo, submetida ao rigor estético da literatura erudita.

     Na música popular, a Bossa Nova, lançada em 1959 por Tom Jobim e João Gilberto, entre outros, inspirava-se no jazz, rejeitando a música passional e a interpretação dramática que se dava aos sambas-canções e aos boleros que dominavam as rádios brasileiras. A Bossa Nova apontava para o despojamento das letras das canções, dos arranjos instrumentais e da vocalização, para melhor expressar o “Brasil moderno”.

     Já a primeira metade da década de 1960 foi marcada pelo encontro entre a vida cultural e a luta pelas Reformas de Base. Já não se tratava mais de buscar apenas uma expressão moderna, mas de pontuar os dilemas brasileiros e denunciar o subdesenvolvimento do país. Organizava-se, assim, a cultura engajada de esquerda, em torno do Movimento de Cultura Popular do Recife e do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), num processo que culminaria no Cinema Novo e na canção engajada, base da moderna música popular brasileira, a MPB.

            (Adaptado de: NAPOLITANO, Marcos e VILLAÇA, Mariana. História para o ensino médio. São Paulo: Atual, 2013, p. 738)

Busca-se demonstrar no texto que, ao longo das décadas de 1950 e 1960,

Alternativas
Comentários
  • Gab: b! (corrigido)

    Resposta: Durante os anos 1950 e 1960 a cultura e as artes brasileiras expressaram as utopias e os projetos políticos que marcaram o debate nacional. (linha 1).

  • Hellen,

    Considerando-se todo o texto, temos várias iniciativas culturais de segmentos diversos(cinema, literatura, artes, música).

    Na música, por exemplo, busca-se a quebra de paradigma ora vigente. Abandona-se o tema dramático e priorizam-se arranjos, letras e vozes mais "leves". Em momento algum, há revolta pela condição de subdesenvolvimento do País. Assim, nem todos os segmentos expressam o que está relatado na letra "A".


    letra "B".

  • Gabarito ''B''

    A banca FCC costuma colocar nesse tipo de questão sempre duas ou três alternativas que não tem nada a ver com o tema, e elas estão na letra C, D e E. Geralmente ficaremos em dúvida em apenas duas, a alternativa A e a B estão de acordo com o tema, contudo, de acordo com o comentário do colega abaixo devemos considerar todo o texto: "Em momento algum, há revolta pela condição de subdesenvolvimento do País. Assim, nem todos os segmentos expressam o que está relatado na letra (A)."

  • Gente! Socorro! FCC pede pra ler o que não está lá. Pra mim, os projetos políticos não foram idealizados (idéia de "utopia", conforme o texto). Vejam que aparecem como itens separados, e em nenhum outro momento se percebe a idealização da política. "a cultura e as artes brasileiras expressaram as utopias e os projetos políticos"  As utopias são uma coisa, os projetos políticos, outra. Como encarar essas provas FCC? ;+O

  • A FCC quer que a gente adivinhe o que o autor pensou na hora que escreveu o rescunho que acabou não indo para o texto por que era contraditório à ideia final do que foi publicado!

  • Tentando elucidar:

    a) a preocupação dos artistas de todos os gêneros foi expressar sua revolta contra o estágio de subdesenvolvimento em que se encontrava o país. Errada, pois nos anos 1950 a ênfase foi na valorização da cultura popular.

    b) a idealização de valores e projetos políticos marcaram diferentes iniciativas culturais do país, em vários tipos de expressão artística. Correta

    c) a cultura nacional foi marcada pela decisiva influência de correntes de pensamento que dominavam os países mais desenvolvidos. Errada. Extrapolação do texto.

    d) as diversas artes, sobretudo as mais populares, forneceram os temas que passaram a nortear os debates políticos no país. Errada. As artes não forneceram tais temas, as reformas de base que nortearam os debates.

    e) o traço dominante da cultura brasileira foi a supremacia de projetos de vanguarda artística, que predominaram sobre os de arte popular. Errada. Nos anos 1950, emergiu a valorização da cultura popular.

  • Comentário sobre a alternativa D.

    Para mim, as artes forneceram sim temas que nortearam o debate político (as artes brasileiras expressaram as utopias e os projetos políticos que marcaram o debate nacional.) O erro deve estar em "os temas", que dá a ideia de que a arte forneceu todos os temas que norteou o debate político naquela época, o que não consta no texto.

  • Como isso pode estar correto?


    Durante os anos 1950 e 1960 a cultura e as artes brasileiras expressaram as utopias e os projetos políticos que marcaram o debate nacional. 


    B) a idealização de valores e projetos políticos marcaram diferentes iniciativas culturais do país, em vários tipos de expressão artística.


    A assertiva não trouxe utopia, mas o texto sim. Eu acho que não tem resposta.