SóProvas


ID
1284283
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

           A cultura brasileira em tempos de utopia

     Durante os anos 1950 e 1960 a cultura e as artes brasileiras expressaram as utopias e os projetos políticos que marcaram o debate nacional. Na década de 1950, emergiu a valorização da cultura popular, que tentava conciliar aspectos da tradição com temas e formas de expressão modernas.

     No cinema, por exemplo, Nelson Pereira dos Santos, nos seus filmes Rio, 40 graus (1955) e Rio, zona norte (1957) mostrava a fotogenia das classes populares, denunciando a exclusão social. Na literatura, Guimarães Rosa publicou Grande sertão: veredas (1956) e João Cabral de Melo Neto escreveu o poema Morte e vida Severina - ambos assimilando traços da linguagem popular do sertanejo, submetida ao rigor estético da literatura erudita.

     Na música popular, a Bossa Nova, lançada em 1959 por Tom Jobim e João Gilberto, entre outros, inspirava-se no jazz, rejeitando a música passional e a interpretação dramática que se dava aos sambas-canções e aos boleros que dominavam as rádios brasileiras. A Bossa Nova apontava para o despojamento das letras das canções, dos arranjos instrumentais e da vocalização, para melhor expressar o “Brasil moderno”.

     Já a primeira metade da década de 1960 foi marcada pelo encontro entre a vida cultural e a luta pelas Reformas de Base. Já não se tratava mais de buscar apenas uma expressão moderna, mas de pontuar os dilemas brasileiros e denunciar o subdesenvolvimento do país. Organizava-se, assim, a cultura engajada de esquerda, em torno do Movimento de Cultura Popular do Recife e do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), num processo que culminaria no Cinema Novo e na canção engajada, base da moderna música popular brasileira, a MPB.

            (Adaptado de: NAPOLITANO, Marcos e VILLAÇA, Mariana. História para o ensino médio. São Paulo: Atual, 2013, p. 738)

Estes dois segmentos constituem respectivamente, no contexto dado, a expressão de uma causa e de seu efeito:

Alternativas
Comentários
  • Organizava-se, assim, a cultura engajada de esquerda,..., num processo que CULMINARIA no Cinema Novo e na canção engajada. O verbo em destaque que marca o estabelecimento entre a causa (a primeira oração) e efeito (a segunda).

  • Organizava-se, assim, a cultura engajada de esquerda, em torno do Movimento de Cultura Popular do Recife e do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), num processo que culminaria no Cinema Novo e na canção engajada, base da moderna música popular brasileira, a MPB. 



  • THIAGO SILVA

    ACREDITO QUE NA LETRA D A RELAÇÃO SEJA A SEGUINTE - A INSPIRAÇÃO NO JAZZ (CAUSA) REJEITA A MÚSICA PASSIONAL (CONSEQUÊNCIA) - A CAUSA E A CONSEQUÊNCIA ESTÃO INVERTIDAS NA LETRA D.

  • Como na maioria das questões desse tipo da FCC, a resposta se encontra estritamente no texto. A alternativa A é ratificada pelo seguimento "num processo que culminaria", não deixando dúvidas disso.

    Aos que ainda encontram dificuldade nesse tipo de questão, imprimam o texto, sublinhem termos chave, circulem, enfim. Às vezes a leitura do texto pelo computador pode dificultar para alguns essa sistematização que nele só pode ser feita de forma ocular.


  • Acho legal essas questões X-Man que depois que sai o gabarito todo mundo diz que está claro a resposta.

  • Acho engraçado essa galera que erra e posta um comentário sarcástico em face de alguém que não encontrou muitos problemas e procura passar tranquilidade aos demais colegas salientando alguns pontos chave da questão.