SóProvas


ID
1284298
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Novas fronteiras do mundo globalizado

     Apesar do desenvolvimento espetacular das tecnologias, não devemos imaginar que vivemos em um mundo sem fronteiras, como se o espaço estivesse definitivamente superado pela velocidade do tempo. Seria mais correto dizer que a modernidade, ao romper com a geografia tradicional, cria novos limites. Se a diferença entre o “Primeiro” e o “Terceiro” mundo é diluída, outras surgem no interior deste último, agrupando ou excluindo as pessoas.
     Nossa contemporaneidade faz do próximo o distante, separando-nos daquilo que nos cerca, ao nos avizinhar de lugares remotos. Neste caso, não seria o outro aquilo que o “nós” gostaria de excluir? Como o islamismo (associado à noção de irracionalidade), ou os espaços de pobreza (África, setores de países em desenvolvimento), que apesar de muitas vezes próximos se afastam dos ideais cultivados pela modernidade.


          (Adaptado de: ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 220)

Na frase Nossa contemporaneidade faz do próximo o distante, separando-nos daquilo que nos cerca, o segmento sublinhado terá seu sentido contextual preservado nesta nova redação:

Alternativas
Comentários
  • Faz do próximo o distante  =>  torna distante o que está perto

    separando-nos daquilo que nos cerca => afastando-nos do que nos circunda
  • Circundar = Andar em torno. Rodear; cercar.

    Ex: Um homem suspeito circunda a vizinhança.

  • Depois que o Gabarito é divulgado todo mundo acerta.

  • Alguém poderia detalhar a (B)?

  • Fiquei entre B e C também Vanessa IPD, a primeira parte de ambas está correta. O problema, ao meu visto, é que o enunciado fala "cercar", enquanto que a B "vizinhar" e a C "circundar", acredito que o mais próximo do termo "cercar" é "circundar", já que "vizinhar" dá mais a ideia de "estar ao lado", enquanto aqueles dois termos se referem à "estar ao seu entorno".