-
Casos em que a ocorrência da crase é FACULTATIVA
- Diante de nomes próprios femininos:
Observação: é facultativo o uso da crase diante de nomes própriosfemininos porque é facultativo o uso do artigo. - Diante de pronome possessivo feminino:
Observação: é facultativo o uso da crase diante de pronomes possessivosfemininos porque é facultativo o uso do artigo.
obs 1: Pronome possessivo --> quando ocorrer elipse a crase é obrigatória.
- Depois da preposição até.
-
A crase é facultativa antes de pronome possessivo feminino no singular.
-
A crase é facultativa antes de pronomes possessivos femininos no singular , desde que antecedam um substantivo. ex: " fizeram elogios a(à) sua carta." Contudo, quando o pronome possessivo for empregado de forma absoluta, ocorrerá, obrigatoriamente a crase, fato que torna a alternativa C correta.
-
Concordo que é passível de anulação à questão pois, a letra (C) foi que eu marcaria. e a alternativa (A) tb e correta a faculdade de uso de crase.
-
a) facultativo antes de nome de mulher
c) obrigatório porque o substantivo esta sendo subentendida, nesse caso a frase também poderá ser escrita dessa forma: Suas publicações são semelhantes às minhas PUBLICAÇÕES.
-
É facultativo a crase em se tratando de
PRONOME POSSESSIVO FEMININO INDICANDO POSSE, NO SINGULAR.
DIANTE DE NOMES PRÓPRIOS FEMININOS PORQUE É FACULTATIVO O USO DO ARTIGO
DEPOIS DA PREPOSIÇÃO 'ATÉ' EX: FUI ATÉ A PRAIA ou FUI ATÉÀ PRAIA ESTAR CORRETO OS DOIS.
FICA À DIGA.
-
Caro colega Mateus Taliuli é o uso da crase antes de pronome possessivo feminino no singular é facultativo QUE NÃO SUBENTENDAM PALAVRAS - Suas publicações são semelhantes as minhas PUBLICAÇÕES
-
Caro Mateus Taliuli e Gleilso Lima, palavras diante de pronome possessivo feminino no plural a crase se torna obrigatória, contudo a questão C não esta passiva de recurso.
-
Caso da letra C) Se o pronome possessivo estiver no plural, não haverá mais caso de crase facultativa: Suas publicações são semelhantes às minhas.
-
Suas publicações são semelhantes às minhas. É obrigatório uso da crase pois tratar-se de possessivo feminino NÃO seguido de substantivo. Será facultativo se vier acompanhado de substantivo. Seria facultativo, portanto, se fosse "suas publicações são semelhantes às (as) minhas publicações.
-
Crase, diante de nome próprio é facultativo. Letra A
-
-
LEANDRO, a crase na letra C nao é facultativa meu querido, só seria se nao estivesse no plural, por favor, estude e nao venha com comentários que podem confundir quem está aqui pra aprender!
-
Caro Leandro, a crase só será facultativa nos pronomes femininos quando vier no singular, neste caso está no plural "minhas" então não está correta.
Fonte: Rafaela Motta e Flávia Rita.
-
Letra A: a ou à diante de nomes de MULHERES é facultativo, porém é importante ressaltar que a pessoa a qual esta se referindo deve ser de sua familiaridade, ou seja:
Referiu-se a Clarisse Lispector ( não há crase, pois não conheço Clarisse, apenas as sua obras )
Logo: Dirigi-me( a ou à ) Laura , subtende-se que Laura é minha conhecida.
-
REPOSTA LETRA A
Caros colegas que ficaram com duvida nao tem como sr passível de recurso a questao esta corretíssima. vejamos
Casos Facutativos de Crase:
1) Com pronomes adjetivos possessivos no singular;
ex. Eu escrevi à sua irmã. Eu escrevi a sua irmã.
obs: Se o pronome estiver no plural, temos:
Escrevi às suas irmãs. (obrigatório)
Escrevi a suas irmãs. (proibido: o a é apenas preposiçao)
2) Antes de nome de mulher
ex: Direi isso à Luciana ou
Direi isso a Luciana
fonte: Português para concursos Renato Aquino
entao questao correta e não é passível de recurso
espero ter ajudado. Bons estudos
-
Só complementando o comentário do colega abaixo.
Também existe a possibilidade de o acento indicativo de crase ser facultativo no caso de vir depois da preposição "até".
ex.: Fui até a farmácia / Fui até à farmácia
Abçs. Bons Estudos
-
ALGUM PROFESSOR PARA TIRAR NOSSAS DÚVIDAS POR FAVOR.
EU ESTUDEI QUE A CRASE É FACULTATIVA, SE VIR ANTES DE NOMES PRÓPRIOS FEMININOS, EXCETO: SE O NOME PRÓPRIO VIR COM UM DETERMINATE AI A CRASE É OBRIGATÓRIA.
EX: REFIRO-ME A JOANA ( crase facultativa);
REFIRO-ME À JOANA DO AÇOGUE(crase obrigatória).
-
Bom dia edvanney thaylla, na frase assertiva, quando o Sujeito se dirige à Laura "para saber como ela atendia os contribuintes", não existe determinante para Laura, ela não está sendo individualizada -que Laura é essa? uma qualquer- isso é o predicativo (toda informação que se transmite a respeito de algo ou alguém, tirando o sujeito, tudo é predicativo, como nas aulas do Aguinaldo, creio ter sido ele o seu professor). Abç.
-
A. e a correto pois uso de crase em nomes próprios e facultativo caso seja uma pessoa que você não conhece não se usa crase como ta na frase da impressão que trabalham juntas
B. O uso e obrigatório da crase pois diante de palavras MODA e MANEIRA e das expressões adverbais à moda de e à maneira de mesmo que fique subentendidas.
C. O uso e obrigatório da crase pois o às minhas esta como pronome substantivo se referindo as publicações
D. O uso e obrigatório da crase pois a teoria e uma palavra feminina que aceita artigo
-
"Antes de nomes próprios de pessoas, o emprego do artigo confere informalidade, sugere haver intimidade. Sua ausência, ao contrário, garante o tratamento formal, mais distante. Assim: "As declarações foram atribuídas a Paulo Maluf" (tratamento distanciado, formal), "As declarações foram atribuídas ao Maluf" (tratamento informal).
Se se tratar de nome de mulher, poderá ocorrer a crase. Assim: "Referia-se a Marta Suplicy" (tratamento formal), "Referia-se à Marta" (tratamento informal).
O artigo pode ser obrigatório antes de nomes de pessoas (independentemente de o tratamento ser formal ou informal), mas isso ocorre em apenas uma situação. Caso o nome próprio seja adjetivado, o artigo será necessário. Assim: "Referia-se freqüentemente à grande Clarice Lispector", "Referia-se ao célebre Machado de Assis".http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/a-crase-e-os-nomes-proprios.jhtm
-
A crase é facultativa em 3 casos:
a) Diante de nomes de pessoas do sexo feminino: Ele fez referência a (à) Sandra.
b) Diante de pronomes possessivos femininos: Obedeço a (à) minha irmã.
c) Depois da preposição até: Fomos até a (à) feira.
-
A crase é facultativa diante de nomes próprios.
A presença de artigo indica intimidade. Por exemplo, falar O Pedro é irmão de Ana é diferente de dizer Pedro é irmão de Ana.
Como não temos a possibilidade de ter com personagens históricos (porque já morreram), nem como personagens mitológicos (porque nunca existiram) não há uso do artigo e como consequência a crase é proibida!
-
A LETRA C TAMBÉM ESTA CERTA!!! ANTES DE PRONOMES POSSESSIVOS FEMININOS TAMBÉM É FACULTATIVO O USO DA CRASE!!!
ALGUÉM PODE ME AJUDAR COM ESSA QUESTAO???
-
Antes de nome próprio feminino o uso é facultativo.
Antes do pronome sua também é facultativo.
Mas atenção se o nome próprio for uma celebridade ou uma autoridade não se usa crase.
EX: A mídia fez críticas a Dilma Rousseff.
-
Carla Bourrus.
c) Suas publicações são semelhantes às minhas. (Aqui o minhas não é possessivo e facultativo. Ele é um pronome adjetivo que substituí o termo publicações. Por isso deve-se usar a crase. Se a palavra publicações viesse depois , aí seria facultativo. (Ex: ..são semelhantes as minhas publicações) .
-
Letra C:
Esclarecendo a letra C:
Nem todo pronome possessivo feminino faculta o uso da crase:
No caso dos Pronomes possessivos adjetivos, que são aqueles que acompanham um substantivo o uso da crase é sim facultativo:
Falei a sua classe. (ou à)
No caso dos Pronomes possessivos substantivos, que são aqueles que não acompanham um substantivo, não determinam um nome, o uso da crase é OBRIGATÓRIO:
Não obedeço a sua professora, mas sim à minha.
Conforme ensina o Professor Dilson Catarino.
-
regra : antes de nome próprio feminino o acento é facultativo!
-
ai de boa mesmo vcs merecem passar !
-
C) substantivo [publicações] oculto após (minhas) -- então crase obrigatória !
-
a) Dirigi-me à Laura para saber como ela atendia os contribuintes. FACULTATIVA! Diante de nomes próprios femininos o artigo definido é opcional, neste caso, tratamento informal.
b) O sapato tinha detalhes à italiana. OBRIGATÓRIA! O "à" aqui é uma reduçao da locucao prepositiva feminina "à moda"
c) Suas publicações são semelhantes às minhas. OBRIGATÓRIA! "semelhantes"= similar a (preposiçao);
"Suas publicações são semelhantes às minhas (publicações)"; Subentende-se que o pronome possessivo feminino "minhas" está seguido do substantivo feminino "publicações", que na oraçao está oculto, mas é plural e definido:"as minhas publicaçoes". Caso nao ocorra a crase, haveria ambiguidade, pois poderia entender-se que as minhas publicaçoes é que sao semelhantes as suas, e nao as suas que sao semelhantes as minhas publicaçoes, o que semanticamente nao faz nenhuma diferença, mas sintaticamente sim.
d) Fiz menção à teoria citada por você. OBRIGATÓRIA! Quem faz mençao, faz mençao a algo ou a alguém; a palavra teoria é um substantivo feminino, precede entao do artigo definido "a".
-
FÁCIL.
-
Testando!!
-
a) Dirigi-me à Laura para saber como ela atendia os contribuintes. FACULTATIVO.
Casos facultativos de crase:
1: Diante de nomes próprios femininos (''Dirigi-me à Laura'' LAURA é nome feminino próprio)
2: Diante de pronomes possessivos femininos: ( nossa, minha, tua, sua, vossa, dela ETC.)
3: Diante da palavra ''ATÉ'' indicando LIMINITE: (Vamos até À escola. / Ele vai até À esquina pegar a bicicleta do Maicão.)
b) O sapato tinha detalhes à italiana.
Crase obrigatória = ''O sapato À moda DE italiana''
c) Suas publicações são semelhantes às minhas.
Crase obrigatória pois ''são semelhantes'' rege a preprosição ''A'' e ''MINHAS'' pronome feminino. (SÃO SEMELHANTES ''A ALGO '' / ''AS MINHAS'' )
d) Fiz menção à teoria citada por você.
Crase obrigatória pois ( Fiz menção rege a preposição A = ''Fiz menção a algo/ a alguma coisa'' = Fiz menção a / a teoria) ''teoria é palavra feminina, logo rege o artigo A''
-
Nessa questão encontrei duas alternativas com o uso facultativo de crase. A letra "a", pois vem antes de nome feminino e alternativa "c", pois vem antes de pronome possessivo feminino.
-
Só um bizzu da alternativa C: pronome possessivo substantivo (aquele que não acompanha um substantivo) - o uso do artigo diante de um pronome possessivo substantivo é obrigatório. Ex.: Suas publicações são semelhantes às minhas (publicações).
-
errei mais nao erro mais!!!!
crase é facultativa:
-> DIANTE DE NOMES PRÓPRIOS FEMININOS
->DIANTE DE PRONOMES POSSESSIVOS ADJETIVOS NO SINGULAR
->COM LOCUÇÃO PREPOSITIVA ATÉ A (sentido de deslocamento) ex: fui até a/á farmácia.
-
GABARITO: D
- É facultativo o uso da crase diante de pronomes possessivos femininos --- > MINHA, TUA, SUA, NOSSA
- Nomes próprios
- Após preposição até