SóProvas


ID
1288654
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Muitos autores vêm se dedicando a estudar a relação homem- trabalho e suas consequências para os quadros de stress. Com relação aos quadros de stress, analise as afirmativas a seguir.

I. O tratamento mais adequado se apóia em três pilares: o relaxamento, o exercício físico e a reestruturação emocional, a partir de terapia cognitivo-comportamental.

II. A Síndrome de Burnout é um quadro que tem a ver com stress produzido em circunstâncias de muita ociosidade.

III. Estudos mostram que os bancários são os profissionais menos sensíveis a condições de stress no trabalho.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I.  O  tratamento  mais  adequado  se  apóia  em  três  pilares:  o  relaxamento, o exercício físico e a reestruturação emocional,  a partir de terapia cognitivo-comportamental.  ERRADO

    Para Lipp, Romano (1990), o tratamento é baseado em dieta adequada, exercícios de relaxamento, exercícios físicos e terapia.

    Souza (2005) propõe técnicas de relaxamento e meditação.

    Posén (1995) propõe algumas transformações para minimizar os efeitos do estresse: comportamento, modo de pensar, estilo de vida e a própria situação em que a pessoa se encontra.

    Fonte: O docente universitário em enfermagem e a síndrome de Burnout: uma questão de educação para a saúde.



    II.  A  Síndrome  de  Burnout  é  um  quadro  que  tem  a  ver  com  stress produzido em circunstâncias de muita ociosidade. ERRADO.

    O Correto seria muita ativade laborativa



    III.  Estudos  mostram  que  os  bancários  são  os  profissionais  menos sensíveis a condições de stress no trabalho. ERRADO

    "Neste estudo detectou-­se uma alta prevalência de estresse ocupacional entre os trabalhadores bancários"

    Fonte: Estresse ocupacional em trabalhadores bancários: prevalência e fatores associados

     

    "O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo"

  • Possíveis intervenções para Burnout:

    - Estratégias de Coping (estratégias de enfrentamento do estresse) são as mais usadas

     

    - Lima et al. (2015) cita os tipos de coping: suporte social, resolução de problemas, autocontrole, afastamento e fuga-esquiva, confronto, reavaliação positiva, e aceitação de responsabilidade. Quando o coping é efetivo, o individuo pode diminuir a emoção provocada pela situação ou solucionar o problema, mas caso as estratégias sejam ineficazes, haverá continuidade do estresse.

     

    -Silva et al. (2015²) concorda com a exposição e elenca os tipos: controle, apoio social e recusa; e reforça que cada individuo busca através das estratégias de enfrentamento, lidar, controlar e adaptar-se aos eventos estressores, porém quando as estratégias falham e o individuo já não mais suporta as pressões do ambiente, pode instalar-se o burnout.

     

    -Silva e Silva (2015) apontam a técnica de estratégia de enfrentamento como a intervenção mais utilizada por diversos profissionais que atuam com trabalhadores com estresse. Mas também são utilizados: grupos operativos e gestão de pessoas, exercicios físicos, auricoloterapia, aromoterapia, intervenções psicoeducativas, intervenções cognitio comportamentais, psicoterapia breve, psicodinâmica do trabalho, reiki e técnica de valores organizacionais.

     

    -Silva et al. (2015¹) quando se referem a estratégias de enfrentamento citam: psicoeducação sobre causas e manifestações do estresse; técnicas cognitivo-comportamentais (inoculação do estresse, reestruturação cognitova, manejo de raiva e terapia racional emotiva); treinamento de habilidades sociais (assertividade, manejo de tempo e negociação); redução de tensão (relaxamento, biofeedback e meditação) e multicomponetes que consistem na combinação de abordagens e técnicas. O trabalhador poderá ter sua saúde protegida ao se engajar em comportamentos de enfrentamento adequados que amenizem o impacto psicológico e somático do estresse.

     

    "Não é possível ser bom pela metade."  Leon Tolstói