SóProvas


ID
1293592
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação de desempenho deve proporcionar benefícios não só para as pessoas, como também para as organizações. Entre as funções listadas a seguir, aquela que NÃO se aplica à avaliação de desempenho é

Alternativas
Comentários
  • Comentário:

    A alternativa A descreve o efeito de recenticidade caracterizado como um erro que o avaliador pode cometer ao destacar os fatos mais recentes da performance do indivíduo.


    CHIAVENATO  - CAPÍTULO 8 - PÁGINA 243

    A avaliação do desempenho deve proporcionar benefícios para a organização e para as pessoas. Para tanto, ela precisa atender às seguintes linhas básicas:

    1.  A avaliação deve cobrir não somente o desempenho dentro do cargo ocupado, como também o alcance de metas e objetivos. Desempenho e objetivos devem ser tópicos inseparáveis da avaliação do desempenho.

    2.  A avaliação deve enfatizar o indivíduo no cargo e não a impressão a respeito dos hábitos pessoais observados no trabalho. A avaliação deve concentrar-se em uma análise objetiva do desempenho e não em uma avaliação subjetiva de hábitos pessoais. Empenho e desempenho são coisas distintas.

    3.  A avaliação deve ser aceita por ambas as partes: avaliador e avaliado. Ambos devem estar de acordo que a avaliação deve trazer algum benefício para organização e para o funcionário.

    4.  A avaliação do desempenho deve ser utilizada para melhorar a produtividade do indivíduo dentro da organização, tornando-o mais bem equipado para produzir com eficácia e eficiência.


  • Segundo Chiavenato (2014) a avaliação de desempenho deve proporcionar benefícios para a organização e para as pessoas. Para tanto, ela precisa atender as seguintes linhas básicas:

    - A avaliação deve cobrir o desempenho atual nas atividades, como também o alcance das metas e objetivos: desempenho e objetivos devem ser tópicos inseparáveis da avaliação de desempenho.

    - A avaliação deve enfatizar o colaborador no cargo: e não a impressão a respeito dos hábitos pessoais observados no trabalho. Deve se concentrar em uma análise objetiva do desempenho e não em uma avaliação subjetiva de hábitos pessoais. Empenho e desempenho são coisas distintas.

    - A avaliação deve ser aceita por ambas as partes: avaliador e avaliado. Ambas devem estar de acordo de que a avaliação deve trazer benefícios para a organização e para o colaborador.

    - A avaliação do desempenho deve melhorar a produtividade do colaborador: tornando-o mais bem equipado para produzir com eficácia e eficiência.