a) Escola Design (Arquiteto individual; Escola de SWOT)
Quem pensa a estratégia é a alta Administração. Assim, as decisões mais importantes são centralizadas nesses executivos principais, que são considerados arquitetos estrategistas.
b) Escola Planejamento (Líder + Staff)
É o resultado de um processo controlado, formal e elaborado, com várias etapas, ou seja, possui alto nível de complexidade. O executivo também é o foco, tendo o apoio do Staff de planejamento (apoio técnico). A concepção (execução) dos planos estratégicos é atribuição dos planejadores (e não do executivo principal). O lider máximo irá aprovar esses planos (ele é, de fato, o responsável).
c) Escola Posicionamento ( Estratégias Genéricas de Porter)
O processo de elaboração é analítico, sistemático e prescritivo, focado no executivo principal. Possui estratégias tidas como formações genéricas que representam posições a serem assumidas diante de um mercado competitivo.
d) Escola Empreendedora (Visionária)
Trata-se de um processo visionário, ou seja, a estratégia é uma visão (um olhar para o futuro). A sua formulação e implantação são centralizadas na pessoa do lider máximo da organização.
e) Escola Cognitiva (Mental)
Caracterizado por um processo mental. A estratégia é resultado de um processo cognitivo (aquisição de conhecimento; percepção) que ocorre na cabeça daquele que traça a estratégia. As estratégias surmem de acordo com a meneira que as pessoas interpretam as informações do ambiente externo.
f) Escola Aprendizado
A formulação é emergente, mediante um processo informal e descritivo. Relaciona-se com o aprendizado gerado ao longo do tempo. Importante destacar que a formulação e a implementação não são etapas distintas.
g) Escola Poder (Negociação)
Formulação caracterizada por um processo de negociação. As referências são o poder e a política tanto no ambiente interno tanto nas relações da empresa com o ambiente externo.
h) Escola Cultural (Coletivo)
A formulação é um processo coletivo, ou seja, elaborado por todos, com forte interação social com base nas crenças e nas interpretações comuns aos menbros da organização.
i) Escola Ambiental (Reativo)
Trata-se de um processo reativo, ou seja, a organização atua como um agente passivo diante das circunstâncias impostas pelo ambiente.
j) Escola Configuração (Transformação)
A formulação é representada por um processo de transformação. Nessa escola, a organização detém uma determinada configuração cuja estabilidade é interrompida ocasionalmente pelo processo de transformação que origina novas estratégias.
... escolas segundo... Henry Mintzberg
Fonte: professor Vinicius Ribeiro