SóProvas


ID
1299523
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A Dra. Sheila atende no mínimo 5 e no máximo 8 pacientes por dia.

Assinale a opção que indica o número de dias que ela precisa para atender 42 pacientes.

Alternativas
Comentários
  • Queria uma ajuda nessa questão. Alguém?

  • Considere que ela atenda sempre o número mínimo de pacientes. Dessa forma, para atender a 42 pacientes teria que ser no máximo 9 dias, afinal 9*5=45. Assim, em 9 dias, com certeza, ela terá atendido os 42 pacientes.

  • Pegando o numero minimo de atendimentos seria 42 : 5 = 8 dias, sobraria 2 pacientes, o que faz-se necessario mais um dia, sendo então 9 dias no máximo para atender a todos e o minimo de dias seria o contrario 6 dias, espero ter ajudado um abraço. 

  • A questão não fala em número mínimo ou máximo de dias...

    Se ela atender 8 pacientes por dia, em quatro dias ela terá atendido 32 pacientes. Sobram 10. Dividindo esses 10 para dois dias, respeitando o mínimo de 5 pacientes por dia, tenho mais dois dias. Totalizando 6 dias. Marquei a opção máximo de 7 dias, mas a banca resolver considerar que ela atende apenas o mínimo por dia... vai entender....


  • Faltou informação no enunciado, não? A questão tem duas respostas: a) No mínimo 5 dias, se ela atender o nº máximo de pacientes por dias; e e) No máximo 9 dias, se ela atender o nº mínimo de pacientes por dia.

  • Gente, a questão trata sobre o princípio da casa dos pombos.

    Assim, temos que procurar a pior hipótese possível para responder a questão (já que pediu o número de dias para atender 42 pac.)

    Bem eu sei que tem dia que ela atende 5 e tem dia que pode chegar a 8.

    Assim a pior hipótese possível é ela atender 5 diariamente. Logo basta a gente multiplicar e ver quando vai chegar ou passar de 42.

    5x5; 5x7; 5x8; 5x9. O único resultado que passou de 42 e que teremos a absoluta certeza de que ela irá atender 42 pessoas é 9, 

    letra E. Temos que seguir a lógica da certeza, e a certeza é 5 pessoas por dia.

    Espero ter ajudado, abraços   

  • 42 / 5 = 8.4, ou seja, serão necessários, no máximo, 9 dias para atender os 42 pacientes.

    42 / 8 = 5.25, ou seja, serão necessário, no mínimo, 6 dias para atender os 42 pacientes.

    Gabarito: E

  • Eu não concordo com a resposta... achei que a questão foi mal formulada, pq se ela atende NO MINIMO 5 clientes por dia, para serem 9 dias ela vai atender menos q o minimo em algum momento... eu marquei 8 dias pq fiquei preocupada c esse minimo de 5, achei q ela nao poderia atender menos de 5 e nem mais de 8 em dia nenhum... então, ela atenderia 7 dias o minimo de 5 clientes (7×5=35) e sobrariam 7 clientes (42-35=7) para o ultimo dia (7+1=8), respeitando minimo e o maximo nos 8 dias...

  • O meu raciocínio foi igual ao da Mayara Toledo, respeitando exatamente o nr. mínimo e o nr. máximo de pacientes/dia, conforme diz o enunciado da questão.

  • Não concordo com a resposta, pois se ela atende no mínimo 5, como poderia atender 2 pacientes?

    Fiz assim

    5x7 = 35,  mais 7 pacientes em outro dia = 8 no máximo

  • Fui pela lógica

    Dividi o número de pacientes pelo atendimento múltiplo de 5

    40 / 5 = 8 (sobrando 2 pacientes)

    Como ela atende de 5 a 8 pacientes por dia, podemos colocar esses dois pacientes em qualquer dia de atendimento.

    Com isso minha opção certa seria letra "D" - no máximo 8 dias.



  • Considerando a pior situação, onde ela atenda somente o mínimo de pessoas por dia, ou seja, apenas 5, para que ela consiga atender 42 pessoas a mesma levaria no máximo:

                                                                 


    RESPOSTA: (E)



  • Só usar as alternativas:

    a) 5x8= 40

    b) 7x8=56

    c) 7x5= 35

    d) 8x5= 40

    e) 9x5 = 45   

  • A questão não pergunta quantos dias ela precisa para atender NO MÁXIMO 42 pacientes. 

    Ela vai precisar de 9 dias para atender 45 pessoas, logo, ela irá atender as 42 pessoas que a questão pede e mais 3 para atingir o número mínimo de pacientes por dia. 

    Por isso a resposta é a letra E.

  • A regra é "principio da caixa de pombos". Nele busca-se o cenário da certeza, e nessa questão é que atende 5 por dia, pois quem atende 8, certamente atende 5. Assim são necessário no máximo 9 dias para atender 42 (5 x 9 = 45).

    Tenho uma dúvida frequente (creio que as bancas tb), ainda não vi nenhuma questão que utiliza com fundamento o "principio da caixa de pombos" colocar como opção de resposta o cenário de pouca certeza, nessa questão seria no mínimo 6 (8x6 = 48). Nessa situação qual estaria correta? Eu seguiria o fundamento do principio e iria pela situação de plena certeza (5x9 = 45).

    Caso alguém tenha realizado alguma questão que esclareça essa minha dúvida, por favor, me avisar por msg!

    Obrigado e bons estudos!

  • Gente, acontece q não dá para atender no mínimo em 5 dias. Se ela atende no máximo 8 pessoas/dia, 8x5=40. Seriam no mínimo 6 dias. Já q não tem essa alternativa, aí a resposta deve considerar o máximo de dias, como os colegas falaram. 

  • Que piada essa FGV, a questão fala claramente que ela atende no MÍNIMO 5 e no MÁXIMO 8 por dia. É o mesmo que dizer: ela atende obrigatoriamente entre 5 e 8 pacientes por dia. Logo atender 2 pacientes em um dia desrespeita as regras da questão. 

  • As vezes esses comentários do professor me frustra... o cara deve responder sem ler as dúvidas dos estudantes, porque justamente aquilo que queremos saber fica omisso!!!


    Como pode restar pessoas abaixo do número mínimo de atendimentos?

    Pelo que compreendi deveria ser no máximo 7 dias de atendimento (média de 6 pessoas por dia, oscilando entre o mín e o máx de pessoas) e no mínimo 6 dias (média de 7 pessoas por dia, oscilando entre 5 e 8 pessoas).

  • Jéssica, vou tentar ajudar.

    A médica atende no mínimo 5 pessoas por dia, vamos considerar então este número, logo 42/5=8,4 dias.

    A médica atende no máximo o pessoas por dia, logo 42/8=5,25.

    Pelas respostas vemos que ela leva de 6 (não a opção fracionada) a 9 dias para atendimento. Logo é no mínimo 6 dias (não há essa opção) e no máximo 9 dias (gabarito da questão, resposta E).

  • Fazendo pelo M.D.C  o resto da 5 e 4 somando os restos a resposta é 9

  • Pessoal comentando sobre os dois pacientes restantes.... o médico não vai usar necessariamente o 9º dia para atender somente 2 pacientes. Na distribuição "normal", pra chegar na resposta da questão, consideramos 5 pessoas por dia, durante 8 dias mais aquelas 2 pessoas. Está uma distribuição regular, mas não precisa ser assim. Ela pode ter trabalhado 8 dias e atendido 6 pessoas num dia, 6 pessoas noutro dia, e nos outros 6 dias apenas 5 por dia. Mas, o que temos que entender é que ela tem no máximo 9 dias para atender 42, mas não precisa usar os 9...

    POr que não pode ser no máximo 8 dias? porque teríamos 2 pessoas sem atender, considerando o mínimo a ser atendido.

  • De 5 a 8 pacientes por dia, entao faça a media -> 5+8=13/2=6,5

    Nessa media (6,5) de pacientes por dia, quantos dias se precisará para atender os 42 pacientes?

    Agora é com você. Abraço. 

  • GABARITO LETRA E - 9DIAS

    POIS PEDE O MAXIMO DE DIAS

    PORTANTO DEVE-SE PEGAR O TOTAL DE PACIENTES E DIVIDIR PELO O MINIMO DE ATENDIMENTOS.

    42/5 = 8 E SOBRA 2 PACIENTES PARA O 9º DIA

  • Gabarito errado ! A Dra. não atende menos de 5 pacientes por dia logo o máximo de 9 dias é impossível, a resposta correta é a letra D, pois no pior dos casos em um dos dias ela atenderia 7 pacientes e no restante 5 ou em dois dias atenderia 6 pacientes e no restante 5

  • CHAME QUESTÕES DESSE TIPO DE '' PRINCÍPIO DO AZARADO'',AJUDA MUITO A RESOLVER !!!!