SóProvas


ID
1299577
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As fontanelas costumam ser motivo de preocupação para algumas mães, principalmente as primíparas. Sendo assim, os profissionais de saúde devem orientá-las a esse respeito, informando, entre outras coisas, que a fontanela anterior fecha totalmente

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra "E"

    Fontanelas: a anterior mede de 1 a 4 cm, tem forma de losango, fecha-se do 9º ao 18º mês e não deve estar fechada no nascimento. A fontanela posterior é triangular e mede em torno de 0,5 cm e fecha-se até o 2º mês. Não devem estar túrgidas, abauladas ou deprimidas.

    Fonte: Manual para a utilização da caderneta de saúde da criança


  • Na avaliação do crescimento infantil, devem-se considerar algumas medidas antropométricas e a evolução de certas estruturas físicas conhecidas como indicadores do crescimento, sendo os mais comuns o peso, a estatura, os perímetros cefálico (PC), torácico e braquial, a erupção dentária, o fechamento das fontanelas e suturas e, eventualmente, a idade óssea da criança.

    Com a tomada do PC, deve ser realizada a evolução do fechamento das fontanelas e suturas cranianas. A fontanela anterior ou bregmática deve se fechar entre 9 e 18 meses. A fontanela posterior ou lambdoide costuma fechar entre um e dois meses de idade. O fechamento precoce da fontanela (craniossinostose) pode ocasionar comprometimento do crescimento cerebral.

    Logo, a fontanela anterior, que mede de 1 a 4cm, se fecha entre o 9º e o 18º mês. 


    Resposta C


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

  • Deve-se avaliar assimetrias cranianas, suturas e fontanelas. A fontanela anterior (bregma) tem a forma de losango, com tamanho variando entre 1 e 3 cm. O fechamento da fontanela anterior é muito variável e ocorre entre 9 e 18 meses de idade. A fontanela posterior (lambdoide) nem sempre pode ser palpada no recém nascido. Tem em média 1 cm e seu fechamento ocorre no primeiro mês de vida.