SóProvas


ID
1300603
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A respeito de um conjunto de cem processos judiciais, sabe-se que

I. pelo menos um deles é de 2º grau;
II. entre quaisquer quatro desses processos, pelo menos um é de 1º grau.

Sobre esse conjunto de processos judiciais tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Encontrei a questão comentada no blog http://beijonopapaienamamae.blogspot.com.br/2013/06/tecnico-tjam.html 

    Pensemos numa bacia com 100 processos, ok? Vamos retirar 4 processos de uma vez (como fala o item II) e preparar situações que NÃO ‘quebrem’ as regras estabelecidas!

    Vejam que a regra I deve ser lida em conjunto com o texto inicial, ou seja, ‘A respeito de um conjunto de cem processos judiciais, sabe-se que pelo menos um deles é de 2o  grau’. Assim, se eu tirar 4 processos de 1o grau, posso ter ainda, dentre os 96 restantes, 1 processo de 2o grau! Ficou tranqüilo???

    Porém, algo NÃO poderá acontecer!

    Se eu tirar 4 processos de 2o grau, estarei ferindo a regra II, não é mesmo? Prestem atenção agora:

    NÃO PODE HAVER, EM QUALQUER RETIRADA DE 4 PROCESSOS, TODOS SENDO DE 2O GRAU!!!

    Conclusão:

    1. do total de 100 processos, só podemos ter, NO MÁXIMO, 3 processos de 2o grau! Mais do que isso, feriria a regra II em alguma combinação de 4 processos;

    2. Se só posso ter no máximo 3 processos de 2o grau, o restante (97 processos) é o MÍNIMO possível para os processos de 1o grau, já que vimos haver possibilidades de ter apenas 1, 2 ou 3 processos de 2o grau.

    Resposta: letra C.


  • resposta letra ,C.

    A respeito de um conjunto de cem processos judiciais, sabe-se que 

    I.  pelo menos um deles é de 2º grau; 
    II.  entre  quaisquer  quatro  desses  processos,  pelo menos  um  é  de 1º grau.


    1/4- se em cada quatro processos eu devo ter um de 1º grau, não posso retirar um grupo de 4 processos com 4 do 2º grau. ou seja, o máximo que posso retirar e 3, restando outros 97 que podem ser todos de 1º.




  • Pelo enunciado, sabemos que a respeito de um conjunto de cem processos judiciais, pelo menos um deles é de 2° grau. Logo, se forem retirados 4 processos de 1° grau, podemos ter misturados entre os 96 restantes, 1 processo de 2° grau.

    De acordo com o texto, não há possibilidade em qualquer retirada de 4 processos, todos serem de 2° grau, logo:

    Do total de processos, só pode haver 3  processos de 2° grau, sendo assim o restante dos 97 (100 - 3 = 97) processos seria o mínimo possível para os processos de 1° grau, pois existe possibilidade de ter apenas 1, 2 ou 3 processos de 2° grau.

    Resposta: Alternativa C.
  • Tá, mas não seria mais correto dizer que é o MÁXIMO POSSÍVEL para processos de 1o grau? Quero dizer, eu só não marquei a C porque dizia ser o mínimo possível, quando, no bom português, deveria estar escrito O MÁXIMO POSSÍVEL, ou seja: NÃO PODE HAVER ALÉM DISSO MAS PODE HAVER MENOS QUE ISSO. SE PODE HAVER MENOS QUE ISSO, ENTÃO NÃO É O MÍNIMO CARAMBA.

  • A respeito de um conjunto de cem processos judiciais, sabe-se que 

    I.  pelo menos um deles é de 2º grau; (os 100 não podem ser de 1º grau)
    II.  entre  quaisquer  quatro  desses  processos,  pelo menos  um  é  de 1º grau. (eu tenho 100 processos menos 3 de 2º grau, logo eu tenho no mínimo 97 processos de 1º grau.)
     

    letra C

  • Entendi não... Para mim o mínimo seria 25 de 1o grau.

    Entre 4 processos, um é no mínimo de 1o grau. Posso ter entao (1o, 2o, 2o, 2o) ; (1o,2o, 2o, 2o); (1o, 2o,2o,2o) até chegar a 100, que da 25 vezes grupos de 4. Seria uma chance muito pequeno disso acontecer, mas já que é possível, então vale pois não quebrou nenhuma regra. Logo, ao meu ver seria no mínimo 25 processos de 1o grau.

  • Se eu tivesse,

    1 processo de 2º sobrariam 99 processos de 1º

    2 processos de 2º sobrariam 98 processos de 1º

    3 processos de 2º sobrariam 97 processos de 1º

    4 processos de 2º sobrariam 96 processos de 1º, contudo a questão fala que entre quaisquer quatro desses processos, pelo menos um é de 1º grau não cabendo, portanto, 4 processos de 2º. Logo, existem no mínimo noventa e sete processos de 1º (LETRA C)

     

  • Não concordo com o gabarito.

    Penso assim:

    Não é possível fazer um grupo de 4 processos de 2° grau. Ok

    Porém posso distribuir nos demais grupos de 4 processos outros processos de 2° grau. Sempre respeitando a regra de que tem que haver pelo menos 1 processo de 1° grau em cada grupo. Pois nenhuma das regras proíbe isso.

    Portanto,  o número mínimo de processos de 1° grau não é 97.

    Essa é a minha humilde opinião.

  • vamos reclamar desse professor vinicius... ele não explica nada.. so complica as coisas


  • O problema está na interpretação, errei a questão por achar que a cada 4 processos existiriam pelo menos um de 1 grau, e não que em quatro processos dos 100 processos deveria haver pelo menos um de 1 grau.

    Cara, a maioria errou pelo mesmo motivo que errei, mas não dá para deixar de dizer que a redação da questão é confusa. A FGV é uma banca horrível em relação à elaboração das questões, não s´em concursos públicos, mas para a OAB também.

  • Excelente a explicação do Bruno filho !!

  • No mínimo 97 e no máximo 99 são de 1° grau. No mínimo 1 é de 2° grau e no máximo 3.

    Essa questão exige uma boa interpretação. Demorei um tanto para respondê-la. Preferiria deixá-la como uma das últimas a serem respondidas em prova de concurso.