SóProvas


ID
130399
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As exigências específicas para a estruturação dos serviços de proteção social da assistência social, bem como os fluxos entre a proteção básica e a proteção especial e as funções de vigilância e defesa social e institucional, trazem novos desafios e mais amplas responsabilidades para

Alternativas
Comentários
  •  A responsabilidade com políticas sociais não é de usuários, ou da sociedade civil, mas do poder público.

    Então, só há uma alternativa possível, a que não se refere a usuários, nem a sociedade civil.

  • Resposta correta:  letra c) o gestor público e a rede sócioassistencia. 

    Um dos grandes desafios do gestor público é destinar recursos para organizar a rede sócio-assistencial básica e especial. Considerando à imensa quntidade de impostos que pagamos. A partir da CF de 1988, o gestor público se viu "obrigado" a reservar uma pequena fatia para atender aos  
     " excluídos". Portanto,  os recursos da política pública de assistência social são colocados  no Fundo de
    Assistencia Social e neles devem estar tanto os recursos próprios - a contrapartida do município - como as transferências vindas de outras esferas de governo - União e Estado.  Diz a LOAS:

    Artigo 30 - É condição para repasse aos Municípios, Estado e Distrito Federal, dos recursos de que trata esta Lei, a efetiva instituição e funcionamento de :
    I - Conselho de Assistência Social, de composição paritária entre governo e Conselho de Assistência e  sociedade civil;
    II - Fundo de Assistência Social, com orientação e controle dos respectivos Conselhos de Assistência Social;
    III - Plano de Assistência Social.

    Parágrafo ùnico - É ainda condição para a transferência de recursos do FNAS aos Estados, ao Distrito Federal e Municípios a comprovação orçamentária dos recursos próprios destinados à Assistência Social, alocados em seus respectivos fundos, a partir do execírcio de 1999.

    Portanto, a lei é clara, em relação aos critérios para o repasse de recursos, ainda tem a questão da NOBRH, onde há uma grande necessidade de contratação - através de concurso público,  - do quadro de pessoal para atender a tão extensa demanda, que cresce cada dia mais.
    Bons estudos e boa sorte a todos!
  • Os usuários e a sociedade civil não têm responsabilidade com as políticas de assistência social pois são os beneficiados. Quem deve estruturar a assistência é o poder público composto pelo gestor público e a rede socioassistencial.

    C