-
PM contracionista = desloca-se a curva LM para a esquerda. Além disso, há um aumento da taxa de juros.
bons estudos!
-
A política monetária expansiva consiste em aumentar a oferta de moeda, reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos maioritariamente no setor privado. Essa política é adaptada em épocas de recessão visando aumentar a demanda agregada e gerar novos empregos.
Ao contrário, a política monetária contracionista consiste em reduzir a oferta de moeda, aumentando assim a taxa de juros e reduzindo os investimentos no setor privado. Essa modalidade da política monetária é aplicada quando a economia está a sofrer alta inflação, visando reduzir a procura agregada e, consequentemente, o nível de preços.
-
Esses são efeitos da política monetária EXPANSIONISTA.
Mas, no caso de uma política monetária expansionista, o deslocamento da LM é para direita e para baixo:
-
Questão Errada. Não tem como a Curva LM se movimentar para Direita e para Cima.
A Curva LM ou se movimenta para DIREITA e para BAIXO (Política Monetária Expansionista) ou então se desloca para ESQUERDA e para CIMA (Política Monetária Restritiva).
As demais características descritas no item descrevem o comportamento da Política Monetária Expansionista (e não a Contracionista). É com política monetária expansionista (como a compra de títulos público pelo Governo), que o Governo aumentará a Oferta Monetária, deslocando a Curva LM para baixo e para direita.
-
Gab. E
REESCRITA CORRETA: Com a adoção de uma política monetária contracionista, AUMENTA-SE a taxa de juros e DIMINUI-SE o volume real de moeda, deslocando-se a curva LM para a ESQUERDA e para CIMA, gerando efeitos na curva de demanda agregada.