SóProvas


ID
1308097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando o papel do governo na economia, os postulados da teoria keynesiana, as curvas de oferta e demanda agregada e a relação destas com a curva de Philips, julgue o  item  que se segue.

Na teoria geral do emprego, Keynes refuta a noção de pleno emprego ao admitir que os salários nominais são rígidos e o desemprego é involuntário o que, dado um baixo nível de demanda agregada, pode levar à recessão econômica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO


    De acordo com a teoria neoclássica, todos os preços, incluindo os salários, seriam flexíveis, de modo que reduções de demanda seriam seguidas por quedas sucessivas dos preços que manteriam o mercado equilibrado. A teoria keynesiana, por outro lado, ao supor rigidez dos salários nominais, admitiu que as reduções de preços em virtude da queda da demanda agregada poderia inviabilizar a produção (deflação).

  • O argumento central de A Teoria Geral é que o nível de emprego é determinado não pelos preços do trabalho como na , mas pelos gastos em dinheiro (). Ele argumenta que é errado assumir que mercados  irão, no longo prazo, levar ao pleno emprego ou que o pleno emprego é o estado de equilíbrio natural de uma economia monetária. Pelo contrário, sub-emprego e sub-investimento são provavelmente um estado natural a menos que medidas ativas sejam tomadas. Uma implicação de A Grande Teoria é que a falta de  não é o problema fundamental e que medidas para reduzir o desemprego pelo corte de salários não são apenas insensíveis mas também ineficazes.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Teoria_Geral_do_Emprego,_do_Juro_e_da_Moeda

  • Acredito que a resposta esteja errada. Até onde sei, a teoria da rigidez salarial é proposta pelos economistas Novos-Keynesianos. Keynes acreditava que a economia poderia se equilibrar em nível abaixo do pleno emprego, mas não por conta da rigidez salarial (na verdade, ele até assumia que os salários eram flexíveis), mas pela insuficiência da demanda agregadaa. Essa insuficiência era resultado dos baixos níveis de investimento, já que na teoria Keynes assumia o consumo uma constante, ocasionados pelo baixo retorno do capital e das incertezas em relação ao futuro econômico (o que levou a elaboração da Teoria da preferêcia pela liquidez).