SóProvas


ID
1309438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito de arquivologia.

Em uma situação prática, o princípio de respeito aos fundos, é utilizado para se estabelecer a destinação final dos documentos, ou seja, se eles devem ser eliminados ou guardados permanentemente.

Alternativas
Comentários
  • E,

    Princípio segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa.

  • ERRADO. O princípio de respeitos aos fundos afirma que os documentos acumulados por diferentes pessoas jurídicas devem ser mantidos separados.O conceito da questão refere-se a tabela de temporalidade, é ela que é utilizada para se estabelecer a destinação final dos documentos. Vejam:

    • Q90115 (CESPE - 2011 - TRE-ES - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Básicos) A tabela de temporalidade estabelece os prazos de guarda dos documentos nos arquivos corrente e intermediário e a destinação final desses documentos, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.  Gabarito: Certo

    • Q392293 (CESPE - 2014 - TC-DF - Analista de Administração Pública - Arquivologia) O princípio de respeito aos fundos ou o princípio da proveniência postula que não devem ser misturados documentos produzidos por entidades diferentes. Gabarito: Certo


      
  • Gabarito: Errado 

    Princípios arquivísticos:

    Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta. (Princípio do Respeito aos Fundos)

    Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

  • ERRADO. 

    O conceito de "respeito aos fundos" estabelece que o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado ao de outras entidades produtoras.

  • ERRADO

    Princípio da Proveniência ou Respeito aos Fundos: arquivos de entidades distintas, quando reunidos em um mesmo local, não devem se misturar uns aos outros

  • Dicionário arquivístico: princípio da proveniência-  Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras a entidades produtoras . :p

  • O instrumento que indica a destinação final dos documentos, ou seja, se eles devem ser eliminados, guardados temporariamente ou guardados permanentemente, se chama TABELA DE TEMPORALIDADE.

    Gabarito: Errado
  • Proveniência

    Também denominado princípio do respeito aos fundos, este princípio tem a seguinte premissa: “Os arquivos originários de uma instituição ou pessoa devem manter sua individualidade, sem jamais se misturarem aos de origem diversa”.

  • Obrigada Jéssica! Sempre com comentários muito pertinentes!

    :)

  • O princípio da Proveniência ou Princípio de Respeito aos Fundos afirma que os arquivos originários de uma instituição ou pessoa devem manter sua individualidade, sem jamais se misturarem aos de origem diversa.

  • Resposta ERRADA

    Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos: Este é o mais importante princípio da Arquivologia. Ele afirma que os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa.

  • no contexto dessa questão também podemos dizer que a avaliação de documentos é utilizada para se estabelecer a destinação final dos documentos, ou seja, se eles devem ser eliminados ou guardados permanentemente. O resultado da avaliação é a tabela de temporalidade.

  • Todo documento, produzido ou recebido, deve ser imediatamente fixada na pasta do funcionário,garantindo a individualidade.

  • Gente vcs sabem me informar onde podemos ver os comentários dos professores?

  • principio do respeito aos fundos: nao deve ser misturado aos de outras entidades produtoras

  • A QUESTÃO: Em uma situação prática, o princípio de respeito aos fundos, é utilizado para se estabelecer a destinação final dos documentos, ou seja, se eles devem ser eliminados ou guardados permanentemente (ERRADO).

    Resposta:PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA/RESPEITO AOS FUNDOS: o arquivo deve ser mantido na sua unidade (órgão, empresa) de origem, sem prejuízo da centralização do arquivamento para outro terreno/local da unidade.
    AVALIAÇÃO/DESTINAÇÃO/TABELA DE TEMPORARIEDADEé utilizado para se estabelecer a destinação final dos documentos.
    Não tem nada haver com princípio, e sim, com AVALIAÇÃO dos documentos. Apesar de este princípio ser levado em conta na hora da destinação, a pergunta é sobre avaliação documental.
  • ERRADO.


    A função apresentada na questão se refere à Tabela de Temporalidade Documental (TTD), e não ao princípio do respeito aos fundos/proveniência.

  • O princípio do Respeito aos Fundos apenas delimita o conjunto de documentos (o que é e o que não é documento do arquivo em questão). Este princípio não possui relação direta com a avaliação de documentos.

    Em resumo, o princípio da Proveniência diz quais documentos são ou não são do arquivo, mas não diz qual a importância dos documentos para o arquivo. Este trabalho é feito pela avaliação, que tem como fundamento prático a Teoria das Três Idades, que determina a passagem dos documentos de arquivo por fases conforme se modifica sua importância para o arquivo.
    Resposta: ERRADO

  • Errado.

    A Cespe fez mistura de conceitos PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA/RESPEITO AOS FUNDOS X AVALIAÇÃO/DESTINAÇÃO/TABELA DE TEMPORARIEDADE.

  • O principio da proveniência é também denominado principio de respeito aos fundos.

  • O princípio do Respeito aos Fundos apenas delimita o conjunto de documentos (o que é e o que não é documento do arquivo em questão). Este princípio não possui relação direta com a avaliação de documentos.

    Em resumo, o princípio da Proveniência diz quais documentos são ou não são do arquivo, mas não diz qual a importância dos documentos para o arquivo. Este trabalho é feito pela avaliação, que tem como fundamento prático a Teoria das Três Idades, que determina a passagem dos documentos de arquivo por fases conforme se modifica sua importância para o arquivo.
    Resposta: ERRADO
     

  • O princípio de respeito aos fundos, diz que os documentos acumulados por diferentes pessoas jurídicas, não devem ser misturados, ou seja, devem ser mantidos separados.

     

    GAB: ERRADO

  • ERRADA!

    Respeito aos fundos ->  estabelece que os documentos de arquivo devem ser reunidos tendo como critério principal a sua origem, ou seja, devem ser reunidos conforme a instituição que os produziu

  • Teoria das Três Idades

  • O princípio do RESPEITO AOS FUNDOS é segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

     

    TABELA DE TEMPORALIDADE é utilizada para se estabelecer a destinação final dos documentos, ou seja, se eles devem ser eliminados ou guardados permanentemente.

     

    GAB: ERRADO

  • O instrumento utilizado para definir prazos, guardas e destinação final dos documentos é a TABELA DE TEMPORALIDADE 

    o princípio da proveniencia diz: os documentos produzidos por entidades, pessoas físicas e jurídicas não devem ser misturados com outros.

    RESPEITE OS FUNDOS PORRA

  • Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos

    “Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entida-des produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.”


    Dicionário de Terminologia Arquivística. Arquivo Nacional

     

  • Em uma situação prática, o princípio de respeito aos fundos, é utilizado para se estabelecer a destinação final dos documentos, ou seja, se eles devem ser eliminados ou guardados permanentemente. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a tabela de temporalidade é uma situação prática no destino final de um documento.

  • Em uma situação prática, A TABELA DE TEMPORALIDADE, é utilizadA para se estabelecer a destinação final dos documentos, ou seja, se eles devem ser eliminados ou guardados permanentemente.

  • O princípio de respeito aos fundos estabelece que arquivos de entidades distintas não devem se misturar uns aos outros.

     

    A destinação final dos documentos, ou seja, se eles devem ser eliminados ou guardados permanentemente é feita a partir da aplicação da tabela de temporalidade.

     

    by neto..

  • lembra da definição do Duchein? “O respeito aos fundos consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica”. Nada a ver com o que a questão afirma, certo? 

    Mas então do que é que o examinador estava falando? O instrumento que estabelece a destinação final dos documentos é a tabela de temporalidade de documentos. Então, se no lugar de “princípio de respeito aos fundos” estivesse “tabela de temporalidade de documentos” a questão estaria correta. Relaxa, você vai saber tudo sobre essa tabela posteriormente.

  • Errado !

    Quem determina a destinação final do documento é a tabela de temporalidade.

    Seguimos !