SóProvas


ID
1310404
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição da República de 1988, o Estado de Defesa é medida de exceção decretada quando:

Alternativas
Comentários
  • Art. 136. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.

  • Nem se eu estivesse com a cf aberta na minha frente marcaria a alt. A. Reestabelecer o que?????

    "prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, áreas atingidas "

    uma hora pede o texto identico da cf, dando como errado ate se faltar uma virgula, depois pode faltar o sujeito ou o predicado inteiro de uma oracao, e mesmo assim ta certo

    misericordia senhor

  • Conforme artigo Art. 136, da CF/88, “O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza” (Destaque do professor).

    A alternativa que melhor coaduna com a normativa constitucional, portanto, é a letra “a”.


  • Apesar da letra  A estar estranha, é a mais aceitável das alternativas

  • GAB: A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL

     

    Art. 136. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.

  • Resumão de Estado de defesa e Estado de sítio:

     

     

    ESTADO DE DEFESA

    Hipóteses = Preservar ou restabelecer, em locais estritos e determinados, a ordem pública ou paz social

    Presidente da República = Decreta e depois submete ao CN (dentro de 24h)

    Prazo de duração = 30 dias (prorrogável uma única vez por igual período)

    Congresso Nacional = Decidirá, por maioria ABSOLUTA, sobre o Estado de defesa (prazo: 10 dias). Se estiver em recesso, sessão extraordinária (prazo para convocação: 5 dias)

    Medidas coercitivas = I- restrição ao RECO TETÉ --> REunião; sigilo da COrrespondência; sigilo das comunicações TElefônicas e TElegráficas

                                          II- ocupação e uso temporário de bens e serviços públicos (União responde)

     

     

    ESTADO DE SÍTIO

    Hipóteses = I- grave repercussão nacional ou ineficácia das medidas adotadas no ED (não pode durar mais de 30 dias; não pode ser prorrogado por prazo superior ao já decretado);  II-estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira (pode durar o tempo que perdurar a guerra ou agressão estrangeira)

    Presidente da República  = primeiro solicita ao Congresso e depois (se autorizado) decreta.

    Prazo de duração = o próprio decreto indicará

    Congresso Nacional = Autoriza ou não, por MAIORIA ABSOLUTA; Se estiver em recesso, sessão extraordinária (Presidente do Senado convoca em 5 dias)

    Medidas coercitivas = permanência em localidade determinada; detenção em ed. não destinado a condenados por crime comum; restrições à inviolabilidade da correspondência, sigilo das comunicações, prestação de informação e liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão; suspensão da liberdade de reunião (CUIDADO, não é restrição); busca e apreensão em domicílio;intervenção em empresas de serv. públicos; requisição de bens.

    Parlamentar = tem direito a se pronunciar, salvo se a mesa da casa legislativa não liberar

  • Puta merda... fazendo uma interpretação básica de texto chega-se facilmente à conclusão que esta questão é uma aberração.

    A CF diz que o Estado de DEfesa é para preservar ou prontamente reestabelecer A ORDEM PÚBLICA OU A PAZ SOCIAL. Onde está dizendo que é pra reestabelecer as áreas atingidas por calamidades??..KKKKKKKKKK

    Embora, há uma bizarrice na CF também: já parou pra analisar? "atingidas" concorda com o que nesse texto??? a única opção que resta é estar concordando com "a ordem pública ou a paz social"... não venha me dizer que concorda com "locais".... "locais atingidas"...rs

    Eis aí a bizarrice: "...a ordem pública ou a paz social atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza"....rs

  • Apenas um adendo ao excelente comentário do colega Yuri Boiba, na parte que ele diz que "o Estado de Sitío não pode durar mais de 30 dias; não pode ser prorrogado por prazo superior ao já decretado", para mim ficou um pouco vago e talvez possa confundir alguns que não dominem bem o assunto, apenas tentando ajudar, vejam: O estado de sítio, de fato NÃO PODERÁ ser decretado por prazo superior a 30 dias, assim como não poderá ser renovado por prazo superior a 30 dias, MAS PODERÁ SER RENOVADO QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO, SEMPRE DE 30 EM 30, ou ainda, em caso de guerra ou a agressão armada estrangeira poderá ser decretado por todo o tempo que perdurar, sem necessidade de ficar renovando.

     

    Art. 138, § 1º - O estado de sítio, no caso do art. 137, I, não poderá ser decretado por mais de trinta dias, nem prorrogado, de cada vez, por prazo superior; no do inciso II, poderá ser decretado por todo o tempo que perdurar a guerra ou a agressão armada estrangeira

     

    BONS ESTUDOS!!!

  • Marcos Andreico, ótima observação, meu caro!

     

    Juntos somos fortes.

     

     

     

    Abraço e bons estudos.

  • GAB: A É só lembrar de Defesa civil