SóProvas


ID
1310701
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "A".

    Empresa Estatal é toda aquela em que o Estado faz parte/participa. A empresa pública e sociedade de economia mista serão empresas estatais se seguirem o regime juridico da mesma.


    Empresa Pública

    É uma pessoa jurídica de direito privado. Seu nome está ligado ao capital da empresa e não ao seu regime jurídico. Esse regime não é absolutamente privado, ele é misto (nem totalmente publico e nem totalmente privado).Ela vai ter o capital exclusivamente público. O capital pode ser de mais de um ente, desde que este ente seja exclusivamente público. Pode ser prestadora de serviço público e também pode ser exploradora da atividade econômica. Pode ser formada/constituída de qualquer modalidade empresarial.Exemplo: Caixa Econômica Federal.

    Sociedade de Economia Mista:


    É uma pessoa jurídica de direito privado. Seu nome está ligado ao capital da empresa e não ao seu regime jurídico. 
    O regime jurídico é misto (publico e privado). O capital é misto, mas a maioria do capital votante tem que estar nas mãos do 
    Poder Publico, lembrando que a proposta e que este tenha o comando. Serve para prestar servico público e explorar 
    atividade economica.Tem que ser necessariamente constituída na forma de S/A(sociedade anônima). Exemplo: Banco do Brasil.

  • Assertiva A: Correta!

    Assertiva B: Tanto as Fundações Públicas quanto as privadas fazem parte da composição da Adm. Pública Indireta.

    Assertiva C: Secretarias de Estado compõe a Adm. Pública Direta.

    Assertiva D: transcrevi um comentário que achei na net: "a Administração Pública direta ou centralizada é aquela exercida apenas pelos órgãos do Estado. Já a Administração Pública indireta ou descentralizada é aquela exercida por entes públicos dotados de personalidade jurídica própria e que são criados pelo Estado para prestarem serviços públicos ou de interesse público delegáveis

    Assertiva D: É evidente que as autarquias em regime especial são consideradas entes da adm. pública estadual. Como exemplo pode-se mencionar as Universidades Estaduais.


  • GABARITO: A

     

     

    Lembrando que as Empresas Públicas possuem o capital 100% público. Já as Sociedades de Eeconomia Mista possuem capital misto, público e privado.

     

     

    BONS ESTUDOS.

  • o uso da palavra "ente" está correto na alternativa E? "Ente" não seria apenas nos casos de União, Estados, Municípios e DF?

    eu sei que a alternativa está errada, só fiquei confuso com esse uso da palavra.

  • Analisemos as opções propostas pela Banca:

    a) Certo:

    De fato, empresas públicas e sociedades de economia mista constituem entidades integrantes da administração indireta, o que tem apoio no art. 4º, II, "b" e "c", do Decreto-lei 200/67, abaixo transcrito:

    "Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;

    b) Emprêsas Públicas;

    c) Sociedades de Economia Mista.


    d) fundações públicas."

    Ademais, também é verdade que ambas têm personalidade jurídica de direito privado, o que se depreende das respectivas definições legais, previstas nos arts. 3º, caput, e 4º, caput, da Lei 13.303/2016:

    "Art. 3º Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios.

    (...)

    Art. 4º Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta."

    Logo, acertada esta primeira opção.

    b) Errado:

    Na forma do art. 4º, II, "d", do Decreto-lei 200/67, acima já transcrito, as fundações públicas integram, na realidade, a administração indireta, e não a direta.Outrossim, fundações privadas não pertencem à administração pública.

    c) Errado:

    Secretarias de estado são órgãos públicos, entes despersonalizados, desprovidos de personalidade jurídica própria, razão por que não pertencem à administração indireta, mas sim à direta.

    d) Errado:

    Existe, sim, diferença entre as administrações direta e indireta. Enquanto aquela é composta apenas por órgãos públicos integrantes das pessoas federativas, a indireta é formada por entidades administrativas, dotadas de personalidade jurídica própria.

    e) Errado:

    Autarquias em regime especial são, antes de mais nada, autarquias. E, como tais, integram, sim, a administração indireta, como se vê do teor do art. 4º, II, "a", do Decreto-lei 200/67. Refira-se, ademais, que o regime especial deriva de uma autonomia administrativa reforçada de que dispõe tais autarquias, se comparadas às ordinárias.






    Gabarito do professor: A