SóProvas


ID
1313182
Banca
FGV
Órgão
INEA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II

Sete reflexões sobre o uso da água

1. A década de 70 foi marcada pelo despertar das preocupações ambientais. Até o início dos anos 80, as questões relacionadas ao uso da água (geração de energia, abastecimento doméstico e industrial, coleta de esgoto, lazer) e seu manuseio não levaram em conta as consequências ambientais.

2. A contradição é tamanha que mesmo com toda a chuva que cai, por exemplo, em São Paulo, a contaminação da água superficial e subterrânea é tanta que, para o abastecimento da região metropolitana a água é buscada a mais de 150 km de distância. Ou seja, a chuva que deveria ser uma bênção é um fator de destruição e de risco.

3. Hoje não existe mais água no mundo do que havia há 21 séculos, quando a população era menor do que 3% do que é hoje. Se a água vai continuar tendo a mesma quantidade, é bom lembrar que a população continuará crescendo.

4. O Brasil, no todo, é um País rico em água. Dispõe de 12% de água doce superficial do mundo, mas tem vivido uma ilusão de abundância a despeito das diferenças de má distribuição pelo seu território.

5. Mesmo nas regiões caracterizadas como de água abundante, a água está se tornando escassa porque sua qualidade deteriora. Essa é uma questão ambiental grave e do momento.

6. Dado importante: a lei brasileira é considerada uma das mais avançadas do mundo contemplando as questões básicas da sustentabilidade do uso da água. Hoje não se pode fazer a gestão dos recursos hídricos independente da gestão do uso do solo e sem que os usuários participem do processo decisório quanto ao planejamento dos usos.

7. Hoje não se pode mais planejar um único uso sem considerar as múltiplas finalidades da água, como abastecimento, geração de energia, navegação, lazer, pesca e proteção ao ecossistema.

(Folha do meio ambiente - abril de 2013)

"Se a água vai continuar tendo a mesma quantidade, é bom lembrar que a população continuará crescendo".

Nesse segmento do texto, o conectivo se tem valor

Alternativas
Comentários
  • Meu deus! A FGV me pegou de rasteira.
    Alguém poderia explicar???

  • eu tô fazendo várias questões da FGV de português e tô quase em todas comentando "alguém explica". rsrsrs  também não entendi nadinha.

  • "Se": é uma conjunção neste caso, pois está no início do período. Esse "se" significa "já que".

  • galera, no meu entendimento é a condicional.

    Pois expressa uma condição para o que foi dito na oração principal.

    dica, trocar a conjunção SE no começo da frase por ''caso'' ou ''desde que'' 

  • Já que a água vai continuar com a mesma quantidade e a população continuar crescendo, a consequência será a água diminuir.

    A FGV é muito estranha. Que DEUS nos ajude!
  • Acho que entendi o que a Priscila falou...mas é que lendo as duas frases como estão eu não vejo causa e consequência...pq na frase como está apenas diz que a água é a mesma e a população continuará crescendo... então eu lendo como está formado pela banca não consigo identificar a causa e consequência.  Mas lendo como a priscila falou faz sentido.

  • "Se a água vai continuar tendo a mesma quantidade, é bom lembrar que a população continuará crescendo".

    1) A água continua tendo a mesma quantidade

    2) A população continuará crescendo

    3) O consumo irá aumentar

    4) Faltará água

    Causas: 1, 2 e 3

    Consequência: 4

    Gabarito: B  (Que viagem !!!!)

  • (a)  Temporal. (os conectivos temporais indicam circunstância de tempo [quando, apenas, enquanto, ... Também as locuções: antes que, depois que, logo que, assim que, desde que, sempre que, ...] ex.: ela deixou de estudar com dedicação, quando foi aprovada.)

    (b)  Causal. (os conectivos causais iniciam a oração subordinada denotando causa [que, como, pois, porque, porquanto. Também as locuções: por isso que, pois que, já que, visto que, ...]. ex.: ela deverá ser aprovada, pois estudou com dedicação.)

    (c)  Condicional. (os conectivos condicionais indicam condição [se, caso. Também as locuções: contanto que, desde que, dado que, a menos que, a não ser que, exceto se, ...]. ex.: ela pode ser aprovada, se estudar com dedicação.)

    (d)  Concessivo. (os conectivos concessivos iniciam a oração que contraria a oração principal, sem impedir a ação declarada [que, embora, conquanto. Também as locuções:  ainda que, mesmo que, bem que, se bem que, nem que, apesar de que, por mais que, por menos que, ...]. ex.: ela não foi aprovada, embora tenha estudado com dedicação.)

    (e)  Explicativo. (os conectivos explicativos justificam a proposição da oração anterior [que, porque, porquanto, ....]. ex.: vamos estudar, que as provas começam amanhã.)


    Embora eu tenha achado a questão mal formulada, deu para entender a pretensa pegadinha da FGV. Mesmo o "se" sendo conectivo condicional, a alternativa B é a correta pois a sentença em destaque veio como denotação de causa da sentença anterior, e por isso iniciou com o conectivo "se", para que houvesse o sentido de causa entre uma oração e outra.

  • Eles escolhem esses autores mequetrefes para as provas, e sobra pra gente...

  • voltei a refazer a questão e continuo não entendo! gente a questão fala SE para mim isso quer dizer que se algo acontecer , ou seja uma hipotese...uma condição.  não consigo ver causa.

  • Pessoal, como condição pode descartar por não se tratar de uma hipótese, mas sim de um FATO consumado: a água vai continuar tendo a mesma quantidade. Entretanto, discordo ser causal, pois na minha concepção a população não continuará crescendo porque a água vai continuar tendo a mesma quantidade, e o texto não diz que haverá falta de água, embora isso seja uma inferência lógica apontada no fato de a população aumentar, consequentemente haverá maior consumo de água.  Logo, não vislumbro relação de causa e efeito de imediato, mas sim concessão, pois penso que MESMO QUE a água continue tendo a mesma quantidade, a população continuará crescendo. A mesma ideia se aplica na construção a seguir: Se ele ficar rico, continuará sem ajudar o irmão doente. Significa que mesmo que(concessão) ele fique rico, continuará sem ajudar o irmão doente. Fiz-me claro?! .Saudações. Fabrício.

  • Essa banca é muito doida mesmo. Se a água não continuar tendo a mesma quantidade( ou seja se ela aumentasse não era preciso lembrar nada a ninguém)

  • Concordo com o Jose Martins. Vejo uma concessão, pois a população vai continuar crescendo independente de água continuar na mesma continuidade.

    "A população continuará crescendo, apesar da água continuar tendo a mesma quantidade".

    Peçam para os professores comentarem!

  • CERTA RESPOSTA: CAUSAL----->>>> PODE SER SUBSTITUIDA POR JÁ QUE. LOCUÇÃO CONJUNTIVA CAUSAL

  • Dá pra substituir por "já que" e "como". CAUSAL.

  • O item em questão, está em tom de conselho, de orientação. A ideia transmitida pelo autor, nesse trecho, é de demonstrar que é preciso estar atento a algo. É é por isso que a resposta é CAUSAL. "Se a água vai continuar tendo a mesma quantidade, é bom lembrar (por que é bom lembrar?) que a população continuará crescendo (é o que deve ser lembrado, mas não o motivo pelo qual o autor diz que é bom lembrar.".

    Pensem da seguinte forma: Joãozinho, é bom levar o casaco, porque vai chover....

    No trecho: É bom lembra que (isso/isto) a população continuará crescendo [ é bom lembrar isto, este fato. E, eu digo que é bom lembrar isso, porque....]. Essa é a pegadinha da questão. Tem que entender que o autor está dizendo que é bom lembrar que a população continuará crescendo e o motivo (CAUSA) do porquê é bom lembrar disso é o fato de que a aguá no mundo vai continuar tendo a mesma quantidade.

     

  • fui por eliminação.

    A) nao se remete a tempo.

    B) Pode ser

    C)Isso nao é uma condição

    D) isso nao é uma concessão

    E) Isso nao é uma explicação

    So restou letra B

  • troca por 'COMO'.

  • Condicional do RLM passou mal aqui

  • Se a água vai continuar tendo a mesma quantidade /// é bom lembrar que a população continuará crescendo

    CONSEQUÊNCIA: a água vai acabar /////// CAUSA: a cada dia aumenta o nº de pessoas

    A dúvida é saber se a questão quer que analisemos o conectivo por seu respectivo período, ou se quer saber apenas o sentido da palavra SE.

    se for analisar pela posição do conectivo, esse SE deveria ser Consecutivo por estar do lado da consequência.

    se for analisar apenas o sentido do conectivo SE deveria ser Condicional pois gera uma hipótese, dúvida.

    o conectivo que dá ideia de causa é o QUE por estar do lado do período da causa.

    Não entendi o gabarito B, se a questão pede a função do SE

    Gostaria da explicação do professor(a).