Olá pessoal, trago hoje recursos para a prova de RLQ/Financeira/Estatística do ISS SP.
41) Levando em consideração um teste de correlação cruzada, pode-se concluir que
(A) a relação entre a variável de entrada e de saída é binomial.
(B) somente é usado com variáveis discretas.
(C) pode haver atraso entre as variáveis.
(D) para variáveis fortemente não lineares é um teste perfeito.
(E) pode ser utilizado para entradas de variáveis discretas e saídas com variáveis discretas.
Esta questão cobra o conteúdo de correlação cruzada, que pode ser usada para medir a correlação de um sinal com ele mesmo, atrasado, ou seja, deslocado no tempo.
Este assunto não está previsto no edital do concurso, devendo a questão ser anulada.
ESTATÍSTICA – 1. Estatística Descritiva: Gráficos, tabelas, medidas de posição e de variabilidade. 2. Probabilidade: Conceito, axiomas e distribuições (binominal, normal, poisson, qui-quadrado etc.). 3. Amostragem: Amostras casuais e não casuais. Processos de amostragem, incluindo estimativas de parâmetros. 4. Inferência: Intervalos de confiança. Testes de hipóteses para médias e proporções. 5. Correlação e Regressão.
A banca poderia argumentar que a menção genérica a "correlação", no item 5, daria a possibilidade de cobrança da correlação cruzada. No entanto, observe-se que o estudo de correlação e regressão trata de:
- avaliar o comportamento simultâneo de duas variáveis, verificando-se o grau de associação linear entre elas
- estudar que modelo linear pode expressar a relação entre tais variáveis
Observem que só tratamos, portanto, de variáveis aleatórias.
Em momento algum este estudo inclui o fator tempo aplicado a determinada variável. Assim, podemos estudar a correlação entre temperatura e altitude (duas variáveis diferentes), mas não temos como estudar a correlação da temperatura consigo mesma, pois isso envolveria modelar a temperatura como um processo estocástico, o que não foi previsto no edital.
Por este motivo, correlação cruzada é estudada apenas em livros que tratam de processos estocásticos ou séries temporais, nunca em livros que falam simplesmente de regressão linear e correlação.
Infelizmente, estou sem meus livros aqui para melhor fundamentar o recurso. Mudei recentemente para São Paulo, e meus livros estão todos em minha querida Jacareí. Fico devendo então um suporte bibliográfico.
fonte: https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/recursos-para-o-iss-sp