SóProvas


ID
1314688
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

O adolescente apreendido em flagrante de ato infracional cometido mediante violência ou grave ameaça a pessoa, em caso de não liberação, será, desde logo, encaminhado pela autoridade policial ao(s)

Alternativas
Comentários
  • Vi pelas estatísticas que o pessoal se confundiu bastante, pois a maioria respondeu D-) Juiz da Vara da Infância e da Adolescência, quando, neste caso, o jovem será encaminhado ao ministério público.

    ALT. C

  • jusnovs

    Seu comentário está equivocado, este caso é para adolescentes apreendidos por ordem judicial, quando se é flagrante de grave violência e não existe possibilidade de encaminhá-lo, ele será cuidado pelo Ministério Público

    rt. 175. Em caso de não liberação, a autoridade policial encaminhará, desde logo, o adolescente ao representante do Ministério Público, juntamente com cópia do auto de apreensão ou boletim de ocorrência. 

  • RESPOSTA "C"

    Vejamos, 

    Conforme o Estatuto da Criança e do adolescente no artigo 175º 

    "Em caso de não liberação, a autoridade policial encaminhará, desde logo, o adolescente ao representante do Ministério Público, juntamente com cópia do auto de apreensão ou boletim de ocorrência"

    .

  • Obs.: Cuidado para não confundir os seguintes artigos do ECA:

     

    Art. 171. O adolescente apreendido por força de ordem judicial será, desde logo, encaminhado à autoridade judiciária.

    Art. 172. O adolescente apreendido em flagrante de ato infracional será, desde logo, encaminhado à autoridade policial competente.

    Art. 175. Em caso de não liberação, a autoridade policial encaminhará, desde logo, o adolescente ao representante do Ministério Público, juntamente com cópia do auto de apreensão ou boletim de ocorrência.