SóProvas


ID
1317919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de orçamentação de obras e serviços de engenharia, julgue o item que se segue.

Na elaboração de orçamento dos custos unitários de execução de serviços com concreto, o fator de correlação de cimento define a quantidade necessária desse insumo para produzir um metro cúbico de concreto.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro está em "orçamento dos custos unitários de execução de serviços". O correto seria "composição dos custos ..."

  • A assertiva descreve o "índice".

  • Não existe FATOR DE CORRELAÇÃO DE CIMENTO.
  • pessoal o fator de correlação serve para que o orçamentista não use os dados da SINAPI de forma exata, uma vez que cada região do país os valores dos insumos e execuções variam...

    aqueles dados presentes na SINAPI são uma mediana nacional, portanto não devem ser usados diretamente

     

    :)

  • Ele quis dizer "índice de consumo"

  • O certo seria índice de consumo ao invés de fator de correlação.

  • Não se elabora ORÇAMENTO de custo unitário e sim COMPOSIÇÃO de custo unitário.
  • se fosse coeficiente de correlação a medida seria custo e não quantidade, se fosse consumo estaria ok falar em quantidade.

  • O coeficiente de correlação é o coeficiente entre o custo de uma parte ou componente de edificação e a soma dos custos de duas ou mais partes ou componentes da mesma edificação. Segundo Limmer (1997), o método de correlação baseia-se na estimativa do custo por correlação deste com uma ou mais variáveis de medida da grandeza do produto cujo custo se quer determinar.

    Este método admite dois processos:

    - Processo de correlação simples, no qual produtos semelhantes e de um mesmo tipo, porém de dimensões diferentes, têm cada um custo proporcional sua dimensão caracterstica, que pode ser considerada como sua variável livre ou caracterstica. Essa variável caracterstica pode ser o comprimento, como em estradas e canais; a área construda, como em edifcios; o volume, como em reservatrios; ou, ainda, a vazão, como em estação de tratamento de água ou esgoto.

    - Processo de correlação múltipla, em que o projeto Ø decomposto em partes (ou itens), de modo que o custo total seja a soma do custo de cada uma das partes em que tiver sido desdobrado. Assim, por exemplo, o custo de uma edificação é a soma dos custos de sua fundação, da sua estrutura, das suas paredes de alvenaria, e demais componentes.

    FONTE: Prof. Marcus Campitelli, Estratégia Concursos

  • FALSO. NUMA COMPOSIÇÃO DE CUSTO UNITÁRIO, QUE É UM DOS PROCESSO DA QUANTIFICAÇÃO (E NÃO MÉTODO DA CORRELAÇÃO), O ÍNDICE DE CONSUMO (E NÃO FATOR DE CORRELAÇÃO) DO CIMENTO QUE DEFINE A QUANTIDADE (...)

    BIZÚZINHO:

    1. método da correlação - estimativa ; utiliza coeficiente de correlação; pode ser múltipla (por etapas de obra) ou direta (índices, interpoalção, m² construído..)
    2. método da quantificação - detalhado; utiliza quantificação de insumos e composição do custo unitário; utiliza coeficientes/ índices de consumo.