-
Gabarito C. Segundo a obra Arquivologia Facilitada: "Para assegurar que as imagens digitais dos documentos digitalizados sejam preservadas e acessadas no futuro, é imprescindível a adoção de metodologias de migração dessas informações digitais para novas mídias e suportes, no sentido de evitar a ação da obsolescência tecnológica. Tais processos de migração são também conhecidos como conversão, atualização e reformatação."
DICA DO APROVADO
CUIDADO: Em oposição à microfilmagem, que possui legislação específica regulamentando o conjunto de suas atividades, como observado no capítulo anterior, o GED não permite que a instituição elimine completamente seus arquivos em suporte papel. Mesmo digitalizados, os originais em suporte papel devem ser arquivados para fins de prova em juízo, pois a digitalização não é totalmente aceita pela legislação brasileira vigente. Além disso, os documentos considerados de valor histórico, mesmo digitalizados, não podem ser objeto de eliminação, de forma semelhante ao que acontece no âmbito da microfilmagem.
-
Acho que caberia recurso uma vez que migração também pode ser conhecida por atualização...
-
Concordo, Natacha!
"Muitas vezes, nas instituições, há a necessidade de se alterar o suporte de determinados conjuntos de documentos. Tal alteração de suporte é também conhecida como atualização de arquivo, isto é, a informação de documentos originais é migrada para outros tipos de suporte, como o microfilme, por exemplo."
Fonte: Arquivologia Facilitada - Leonardo Reis
-
Migração- Conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade de os objetos digitais serem acessados face às mudanças tecnológicas
Atualização de suporte- Técnica de migração que consiste em copiar os dados de um suporte para outro, sem mudar sua codificação, para evitar perdas de dados provocadas por deterioração do suporte.
Fonte: RDC-ARQ
Gabarito "C"