SóProvas


ID
1318174
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere a leitura do texto a seguir para responder a questão.

                            Pare de fazer dieta


Você sabia que é possível ser saudável em qualquer tamanho? E que 95% das pessoas que
fazem dieta recuperam o peso? Saia desse ciclo de culpa e aprenda a amar, de verdade, seu
corpo.

     Gorda. É o que vejo quando olho no espelho. E me bate a Rainha Má ao contrário: espelho, espelho meu, existe alguém no mundo mais gorda do que eu? Não há como negar: estou acima do peso alardeado como ideal. O que é irônico, afinal, passei boa parte da minha vida de dieta.
     Longe de ser exceção, minha história é a mesma de muita gente que tentou perder  peso. Entramos em um ciclo vicioso de emagrecer, engordar, odiar-se, emagrecer, engordar. Felizmente, há uma luz no fim do túnel. Uma mudança de paradigma em que a comida deixa  de ser sinônimo de culpa. E em que a obesidade deixa de ser doença. Sim, é isso mesmo: ser  gordo não é o problema. Existem evidências científicas para comprovar tudo isso. Duvida? Vem comigo.
     Se você vive nesse planeta, certamente já ouviu falar que ser gordo faz mal. Profissionais de saúde e mídia não cansam de repetir que é preciso emagrecer para prolongar a vida. Acontece, porém, que já está bem estabelecido que é possível ser saudável e gordo. Estima-se  que pelo menos 30% das pessoas classificadas como obesas - com Índice de Massa Corporal  maior que 30 - são saudáveis em termos cardíacos e metabólicos, incluindo níveis de colesterol e de glicose e insulina no sangue. Somente quando o imc se aproxima dos extremos, a partir de 35, é que os riscos aumentam. E, mesmo nesse nível, a saúde pode ser melhorada sem  perda de peso. Em um estudo feito com milhões de noruegueses, comprovou-se que a mais  alta expectativa de vida era a das pessoas com sobrepeso. E a mais baixa, a dos muito magros. Fazer exercícios e comer bem é mais importante para a saúde do que ser esguio. Pessoas obesas fisicamente ativas vivem tanto quanto os magros que se exercitam, e mais que os  sedentários esbeltos.
     [...].
                   

                                (CALLEGARI, Jeanne. Pare de fazer dieta. In: Vida simples. Disponível em: <
          http://vidasimples.abril.com.br/temas/pare-fazer-dieta-799177.shtml>. Acesso em: 10 set. 2014).

Considerando a leitura do texto, e o emprego da vírgula na norma padrão da língua, marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) “Em um estudo feito com milhões de noruegueses, comprovou-se que a mais alta expectativa de vida era a das pessoas com sobrepeso. E a mais baixa, a dos muito magros”, o uso da vírgula, no fragmento em destaque, indica elipse.
( ) Em “Acontece, porém, que já está bem estabelecido...”, e “O que é irônico, afinal, passei boa parte da minha vida...”, as vírgulas, em destaque, foram empregadas para separar as conjunções coordenativas.
( ) No fragmento, “E me bate a Rainha Má ao contrário: espelho, espelho meu, existe alguém no mundo mais gorda do que eu?”, a vírgula, em destaque, foi empregada na frase para separar o vocativo.
( ) No excerto, “Se você vive nesse planeta, certamente já ouviu falar que ser gordo faz mal”, a vírgula, em destaque, foi empregada para separar a oração subordinada substantiva subjetiva.
( ) No fragmento, “Entramos em um ciclo vicioso de emagrecer, engordar, odiar-se, emagrecer, engordar”, as vírgulas, em destaque, foram empregadas para separar as expressões explicativas.

Assinale a opção que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A) Elipse é uma figura de linguagem que consiste em omitir alguma palavra da frase. 
    No caso da questão houve no fragmento a omissão do verbo "ser": Em um estudo feito com milhões de noruegueses, comprovou-se que a mais alta expectativa de vida era a das pessoas com sobrepeso. E a mais baixa era a dos muito magros”;

    B) "Afinal" é um advérbio de modo conclusivo, não uma conjunção. Ao contrário de "porém", que realmente é uma conjunção coordenada adversativa; 

    C) Sim, a vírgula, em destaque, foi empregada na frase para separar o vocativo "espelho". Vocativo é o mesmo que chamamento;

    D) Trata-se de uma Oração Subordinada Adverbial Condicional; 

    E) A vírgula foi empregada para separar os itens.