SóProvas


ID
1318213
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Texto 1 – Um Brasil livre de preconceito


                                                                                                            Ideli Salvatti – O Globo, 4/09/2014


     As principais democracias do mundo têm inscrito em suas Constituições os direitos fundamentais dos cidadãos. Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre as condições básicas para a vida em sociedade tal como a conhecemos hoje. Mas nem sempre foi assim. Muitos dos direitos hoje considerados universais somente foram conquistados após muito esforço e muita luta. Como exemplo, basta citar o voto feminino no Brasil, só garantido em lei no ano de 1934.
     Atualmente, podemos dizer que o Brasil elevou os direitos políticos, civis, econômicos e culturais a  patamares inéditos, avançando rapidamente na realização progressiva deles. E assim surge o desafio de avançarmos nos chamados direitos de quarta geração, que englobam os direitos das mulheres, dos negros e da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), entre outros.


“Como exemplo, basta citar o voto feminino no Brasil, só garantido em lei no ano de 1934”.

Nesse segmento do texto 1, o vocábulo “só” é considerado um modalizador e expressa uma opinião do autor do texto; tal opinião pode ser verbalizada do seguinte modo:

Alternativas
Comentários
  • Acho que além de colocar o gabarito, seria interessante fazer o comentário devido!!! (y)

  • Resposta letra D

    acho que quando ele menciona só garantido em lei no 1934.Ele quiz dizer que se demorou muito ao fato que em outros Países com a revolução Industrial já se havia conqusitado  nos E.U.A conquistado com passeata em Nova york em 1912,1913,por isso demorou a chegar nos Países ditos 3o mundo como sempre,esse,só quer dizer somente em 1934,teríamos que fazermos um estudo mais aprofundado do sufrágio feminino mas ao meu ver é isso,a FGV como sempre achando que as pessoas tem que saber  tudo sobre a História.

  • da vontade de chorar com a FGV

  • "Mas nem sempre foi assim. Muitos dos direitos hoje considerados universais somente foram conquistados após muito esforço e muita luta. Como exemplo, basta citar o voto feminino no Brasil, só garantido em lei no ano de 1934."

    b) o voto feminino no Brasil foi garantido em lei em função das lutas travadas pelas mulheres no início do século;

    é lógico que não foram os homens que deram "de graça" esse direito às mulheres!

    d) o voto feminino foi inserido na nossa Constituição após outras nações já o terem garantido;

    Em Nenhuma parte do texto pode-se inferir isso! o autor não deu margem para essa interpretação.

    Mesmo que o gabarito seja a letra d) não é lógico pelo argumento acima.


  • GABARITO: D (sob protestos)

    Concordo com o colega Fellippe. Não se pode inferir do texto que o voto feminino só foi alcançado após outras nações garantirem este direito às mulheres. Isso é extrapolação textual, gente! Só com muito esforço e luta das mulheres - de quem mais poderia ser? - é que o voto feminino passou a ser garantido no Brasil.


  • O problema da questão é que se deve analisar apenas o segmento destacado, e não o texto anterior. Nele se pode concluir que o voto feminino só incluído com atraso nas leis brasileiras, dessa forma a opção que mais se encaixa é realmente a letra D. 

  • Se observarmos o seguinte trecho textual: "Como exemplo, basta citar o voto feminino no Brasil, só garantido em lei no ano de 1934.", podemos verificar que o advérbio "só" nos dá uma ideia de tempo, de atraso, algo tardio. O voto feminino só foi garantido nos anos 1990, ou seja, a pouco tempo. Nesse sentido  a única alternativa que retrata esse idéia de "tempo", "atraso", .... e a alternativa "D".

  • Eu sou mais um dos que entendem que considerar a alternativa "D" como correta é extrapolação.  A ideia de atraso está presente no texto, mas nesse caso a alternativa "C" também estaria correta.

  • No caso da alternativa "C", atende para o trecho "...apesar de exercido politicamente...". O Voto não era exercido, o texto não fala isso.

  • Alguém entrou com recurso nesta questão? Um absurdo essa resposta :(

  • Cabe e entrei com recurso, a letra C também encaixa, e entendimento da  letra D vai além do texto. Da mesma forma que pode se entender, além do texto, que o voto feminino só foi garantido em função das lutas pode-se entender que só foi inserido na Constituição após outras Nações. As duas podem perfeitamente encaixar. Ao meu ver existe duplicidade de resposta.

  • Gabarito D. Marquei por eliminaçào e por saber que o Brasil é atrasado em tudo mesmo....

  • A letra C não se encaixa, porque, depois de 34, vários outros direitos foram entendidos e inseridos como de caráter fundamental ...e ainda estamos na fase de progresso...tanto que temos direitos de 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e até 6ª geração sendo aperfeiçoados...

  • Gente, talvez a letra D tenha sentido, considerando que pede para analisar o segmento "Nesse segmento do texto 1...", e não o que veio antes ou depois do segmento.

  • ABSURDA ESSA QUESTÃO!!!!!!!

    Jamais poderíamos concluir, tanto pelo texto quanto pela frase isolada, que o voto feminino no Brasil foi inserido na nossa Constituição "após outras nações já o terem garantido".

    Em interpretação de texto temos que nos ater ao texto, e não responder com base no que achamos pela realidade histórica.

    Essa questão deveria ter sido anulada.

  • O que eu entendi foi o seguinte: no trecho,

     Como exemplo, basta citar o voto feminino no Brasil, só garantido em lei no ano de 1934.

    Significa dizer que em outros países esse direito já poderia ter ocorrido uma vez que ele foi do todo para o caso particular (Brasil).

    *espero ter contribuido!

  • Dá desânimo fazer as provas da FGV. Banca louca. Parece que usa da discricionariedade que possui para elaborar questões absurdas, com  respostas sem sentido. As provas de português da FGV é uma  #$%&. O examinador se aproveita do mérito administrativo para sacanear os candidatos. Passar nessa $%@# virou uma questão de sorte. Faz um "minha mãe mandou" e marca a alternativa. Se vc for bom de palpite, parabéns! A vaga é sua!

  • Da mesma forma que supostamente se infere que no Brasil foi garantido depois de outros países devido ao "no Brasil...", poderia usar o mesmo pensamento para "garantido em lei... " (já era exercido, mas só foi garantido em lei no ano citado)... enfim, é uma palhaçada sem fim

  • Quando acharem um professor que comente realmente as questões indiquem ao qconcursos.

  • A alternativa C, ao meu ver, seria a mais coerente com o texto. Senão vejamos:
    "o voto feminino, apesar de exercido politicamente, foi incluído com atraso entre os direitos fundamentais dos cidadãos". 

    Seria como se o professor fizesse a seguinte reclamação: "A aula teve início às 15:00hs e só agora você chegou?". 

    Percebamos que a expressão "" denota um atraso em relação a algo que está acontecendo. 

    No caso da alternativa C, demonstra que o voto feminino vigorou com atraso em relação a uma série de conquistas. 

    Em momento algum o texto cita outras nações ou algo sui generis. Confesso que fui tentado pela letra D, mas me ative ao texto, sem extrapolação e rodei.

  • Da mesma forma que não está no texto que o voto feminino já era exercido politicamente, também nada menciona sobre outras nações já o terem garantido.

    Complicado uma banca sem parâmetros assim!!!

  • https://www.youtube.com/watch?v=Qcq2x9dEzVE

    Essa aula é essencial para respondermos questões de interpretação. Ela mostra a diferença entre "compreensão" e "interpretação". Se banca quer a "opinião" do autor, significa que ela quer não o que se encontra escrito no texto, mas o que está fora do texto. A letra "b" seria certa se ela pedisse a compreensão. Como ela quer a inferência, então é a letra c. 

  • Marquei  a alternativa C mas concordo com o gabarito quando li o texto novamente.

    "Muitos dos direitos hoje considerados universais somente foram
    conquistados após muito esforço e muita luta. Como exemplo,
    basta citar o voto feminino no Brasil, só garantido em lei no ano
    de 1934."

    O voto feminino é um exemplo de direito universal já conquistado, nesse caso por outras nações. O Brasil foi que demorou para aceitar.

  • Gabarito D

    Esse "só" entende-se que aconteceu mais tarde que qualquer outro país.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Melhor comentário é o do Márcio Chacal.

    Eu me convenci de que a questão está correta depois de ler o comentário dele.

  • Perece-me EXTRAPOLAÇÃO.

  • Triste!

     

    Fiz um esforço mental com o comentário do Prof. Arenildo e com os de alguns colegas, mas não dá não.

     

    Muito triste!

  • Gente, a palavra "já" é um modalizador, assim como o "só". É por isso o gabarito. O "já" emite opinião, percebam que ele poderia ser retirado sem alterar o sentido. Sua inclusão da uma ideia opinativa.

  • banca desgraçada

  • estudo há mais de 2 anos e pela banca provavelmente ficarei reprovado em portugues na pcrj

  • Desisto.. não consigo entender a FGV