SóProvas


ID
1318234
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                      Texto 4 – Uma ideia simples


                                                                                    Elio Gaspari, Folha de São Paulo, 27/8/2014


Todos os candidatos prometem crescimento e austeridade. Entre os chavões mais batidos vem sempre a reforma tributária, tema complexo, chato mesmo, acaba sempre em parolagem. Promete-se  a simplificação das leis que regulam os tributos, e a cada ano eles ficam mais complicados. Uma coletânea da legislação  brasileira pesa seis toneladas. Aqui vai uma contribuição, que foi  trazida pelo Instituto Endeavor. Relaciona-se com o regime de cobrança de impostos de pequenas empresas, aquelas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano (R$ 300 mil por mês). É o  Simples – pode-se estimar que ele facilita a vida de algo como 3  milhões de empresas ativas.

O texto 4 deve ser classificado como:

Alternativas
Comentários
  • Dissertativo argumentativo porque expões sua opinião no período: "Entre os chavões mais batidos vem sempre a reforma tributária, tema complexo, chato mesmo, acaba sempre em parolagem".

  • GABARITO: C

    Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.

    Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.


  • Texto Dissertativo-Argumentativo


    O texto Dissertativo-Argumentativo é baseado na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações, a partir de um determinado tema ou assunto. Portanto, trata-se de um texto opinativo cujo objetivo central reside na formação de opinião do leitor, ou seja, caracteriza-se por tentar convencer ou persuadir o interlocutor. Não obstante, o texto é dissertativo pois propõe expor ideias sobre determinado tema; e também argumentativo, porque utiliza de estratégias argumentativas para produzi-lo


    Estruturação de um texto Dissertativo-Argumentativo

    Embora o texto dissertativo-argumentativo siga o padrão dos modelos de redação, ou seja, "Introdução, Desenvolvimento e Conclusão"; esse tipo de texto é pautado nas "Estratégias Argumentativas" que, sobretudo, convencerão o leitor mediante argumentos coerentes. Dessa forma, estas estratégias são recursos para justificar os argumentos como, por exemplo: pesquisa e levantamento de dados, exemplos, informações, comparações, explicações, citações.

    Para melhor exemplificar, as etapas necessárias para produzir um texto dissertativo-argumentativo são:


    Problema: No momento inicial busca-se o problema, ou seja, os fatos sobre o tema pretendido e, ademais a tese (ideia central do texto).


    Opinião: Para que o texto tenha propriedade, nesse caso, a opinião pessoal sobre o tema reforçará a argumentação. Assim, o importante é que por meio da tese, buscar uma verdade pessoal ou juízo de valor sobre o tema abordado.


    Argumentos: O mais importante de um texto dissertativo-argumentativo é a organização, clareza e exposição dos argumentos. Para tanto, é importante selecionar exemplos, fatos e provas a fim de assegurar a validade de sua opinião, sem deixar de justificar.


    Conclusão: Nesse momento busca-se a solução para o problema exposto. Assim, é interessante apresentar a síntese da discussão, a retomada da tese (ideia principal) e além disso, a proposta de solução do tema com as observações finais.


    Fonte: http://www.todamateria.com.br/texto-dissertativo-argumentativo/#

  • Dissertativo argumentativo x expositivo:

    No argumentativo, o autor demonstra opinião sobre o assunto.

    Ex:"tema complexo, chato mesmo, acaba sempre em parolagem"

    No expositivo, o autor se limita a expor os fatos sem opinar sobre o assunto. É um texto objetivo, já o argumentativo é subjetivo.

  • Dissertação-  Argumentação

    Ponto de vista e defesa: não basta mostrar uma realidade ( sem usar o "eu");

    Argumentação: convencer o leitor;

    Dissertar: expressar- deixar claro seu ponto de vista, sem usar o "eu";

    Proposta de intervenção: inovadora e relacionada o tema.

  • g a b a r i t o  c 

  • Gabarito C

    Tipologia textual "DINDA"

    Descrição = descreve os detalhes como em um retrato. 

    Injunção ou Instrução = Como o manual de instrução, passo a passo.

    Narração= um conto. Possui os elementos "PENTA": Personagem, Espaço, Narração, Tempo, Ação

    Dissertação = Ideia geral, opinião.

    Argumentação = Persuasão, quer te convencer.

  • Li que o texto dissertativo- argumentativo a intenção é persuadir o leitor, convencê-lo de sua tese (ideia central) a partir de boa argumentação, exemplos, fatos.

    Eu entendi que o texto se inclina mais para o modelo dissertativo- expositivo (que somente expõe idéias sem a intençaõ de convencer o leitor). 

    Alguém concorda? 

    Como fazer a correta identificação?

  • Eu diferencio assim: pelo fato de mostrar pessoalidade (... chato mesmo, ... ) o autor quer te convencer daquilo que ele acha... chato mesmo!
    O expositivo não teria pessoalismo.

  • Descrição:
    Quando o objetivo é caracterizar os seres, os objetos e as paisagens percebidas por meio dos sentidos, utiliza-se a descrição.

    Ela pode se dividir em dois tipos: objetiva e subjetiva.

    Na primeira, as qualificações são feitas de maneira mais superficial.

    Exemplo: Era uma mulher de 40 anos, grisalha e magra. Morava naquela cidade há 5 anos.

    Na segunda, ela se apega aos valores mais profundos e sentimentais do que está sendo descrito.

    Exemplo: Era uma mulher bonita, meiga e sensível.

    Narração:
    Caracterizada pelo relato de acontecimentos e fatos vistos, lidos, ouvidos ou imaginados, dados em um determinado local ou momento. Ela situa as coisas no tempo, contando uma história.

    Exemplo: Por que você chegou tão cedo? Perguntou-lhe a tia, logo que apareceu na sala.

    Expositivo:
    é um tipo de texto que visa a apresentação de um conceito ou de uma ideia.No texto expositivo, o objetivo central do locutor (emissor) é explanar sobre determinado assunto, a partir de recursos como a conceituação, a definição, a descrição, a comparação, a informação e enumeração.

    EX.: Enciclopédia Cervo-do-pantanal (nome científico: Blastocerus dichotomus), também chamado suaçuetê, suaçupu, suaçuapara, guaçupuçu ou simplesmente cervo, é um mamífero ruminante da família dos cervídeos e úni


    Dissertação:
    A dissertação é uma das principais técnicas de texto cobradas em avaliações de vestibular, concursos públicos e trabalho. Ela é caracterizada pela arte de expor, interpretar, explicar, discutir uma ideia, manifestando o ponto de vista sobre um assunto determinado.
    Estrutura ideal de um texto dissertativo:

    Identificação do tema;
    Delimitação do tema

    Introdução

    Desenvolvimento

    Conclusão

  • Texto de Élio gasparI - folha de São Paulo, só esse inicio dá a dica da resp.

  • Está falando sobre um tema e expôs sua opinião (...complexo, chato mesmo)
    Dissertativo - argumentativo

  • Aos que estão estudando a banca FGV. Na grande maioria das questões que pedem tipologia textual, a resposta correta é "dissertativo-argumentativo". Na dúvida, basta olhar o autor ou origem do texto, para matar a questão! Eles pegam muitos textos do Veríssimo e do Jornal O Globo (que caracteristicamente possuem textos argumentativos).

    FGV é fazer até acertar!

  • texto narrativo é o que conta uma estória. Predominam neste gênero personagens, enredo e tempo no passado. Eliminam-se 'a' & 'd'.

     

    Text descritivo é que ilustra um cenário, uma paisagem, um ambiente ou pessoas tanto interna como externamente. Usa muito adjetivos e verbos de ligação. Como nao é tambem, elimina-se 'e'.

     

    Restam 'b' & 'c'. 'c' é a melhor opção porque o texto nao é somente expositivo; ao usar "Aqui vai uma contribuição" (assim como outras expressoes que demonstram crítica), o texto se caracteriza como argumentativo, porque tenta passar uma ideia ao interlocutor.

  • "Aqui vai uma contribuição"

    Esse pequeno trecho caracteriza suposta subjetividade.

    Torna o texto argumentativo, cuja proposta é o convencimento do leitor.

     

    Bons estudos.

  • quase TODOS os textos da FGV sao confusos, ñ possuem muita coerência e nem mesmo coesao. Nao sao os candidato que têm pouco conhecimento do Português, o problema está realmente nos textos os quais eles acham inteligentes, mas, na verdade, sao extremamente confusos

  • a expressão "chato mesmo" dá a resposta, por se tratar da opinião do autor, declarando seu argumento quanto à ideia que tem sobre a campanha eleitoral e seu elenco de candidatos.

  • contratos né

  • quem dera uma questão fácil de banca "fraquinha" caísse na minha prova!