SóProvas


ID
1318237
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                      Texto 4 – Uma ideia simples


                                                                                          Elio Gaspari, Folha de São Paulo, 27/8/2014


Todos os candidatos prometem crescimento e austeridade. Entre  os chavões mais batidos vem sempre a reforma tributária, tema  complexo, chato mesmo, acaba sempre em parolagem. Promete -se a simplificação das leis que regulam os tributos, e a cada ano  eles ficam mais complicados. Uma coletânea da legislação  brasileira pesa seis toneladas. Aqui vai uma contribuição, que foi trazida pelo Instituto Endeavor. Relaciona-se com o regime de  cobrança de impostos de pequenas empresas, aquelas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano (R$ 300 mil por mês). É o Simples – pode-se estimar que ele facilita a vida de algo como 3 milhões de empresas ativas.


“Todos os candidatos prometem crescimento e austeridade”.
Essa informação inicial do texto 4:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


    O que se extrai do seguinte trecho:


    Todos os candidatos prometem crescimento e austeridade. Entre  os chavões mais batidos vem sempre a reforma tributária, tema  complexo, chato mesmo, acaba sempre em parolagem. Promete -se a simplificação das leis que regulam os tributos, e a cada ano  eles ficam mais complicados. Uma coletânea da legislação  brasileira pesa seis toneladas.

  • E só complementando o cometário da nossa colega abaixo:


    Austeridade significa algo que é austerosevero,grosseiro. Austeridade é uma severidade de costumes, de vida, também pode ser uma espécie de penitência, rigor e disciplina.

    No âmbito da economia, austeridade significa ter um maior rigor no controle de gastos, faz parte de um plano ou de uma política, quando algum paíse está com um alto déficit e não consegue mais se sustentar. O plano de austeridade ocorre através do corte de despesas dispensáveis e/ou supérfluas.

    Política de austeridade é uma exigência do Fundo Monetário Internacional (FMI), quando  um país que possui dívidas com o Fundo, pretendem refinanciá-las. A instituição exige a redução dos gastos públicos, para que consigam pagar suas dívidas. Esta política econômica é rigorosa e restritiva, pois limita o consumo privado e público.


  • Como a questão pediu para analisar a frase somente, e não o trecho todo, a única resposta cabível é a B, pela contradição das palavras crescimento e austeridade, exemplificadas pelo colega Tiago Costa.

  • b) indica certa ironia, já que as palavras e os atos contrariam essa observação;

  • Resposta letra "B", pelo mesmo raciocínio utilizado pela colega ELaine Gomes.

  • Ironia é dizer algo, quando se quer dizer exatamente o oposto. ISSO é ironia. O período exposto demonstra INCOERÊNCIA, não ironia.

    "Prometem crescimento e austeridade", 

    "Prometem incentivar e acabar com a violência", 

    "Faz chuva e sol"... isso não é ironia. 

  • b-

    A ironia so é percebida ao ler o restante e relacionar ao cnhecimento de mundo que politicos nao cumprem o que dizem, apesar de dizerem sempre "é necessario acabar com a corrupção", "é uma vergona", e "é por isso que o Brasil nao vai para frente".

  • A grande sacada em questões que envolvem interpretação de texto é o significado do verbo.

    Se observarmos com atenção, temos:

    a) mostra

    c) demonstra

    d) comprova

    e) denuncia

    Enfim, somente o verbo indicar traduz suposição.

    Onde há subjetividade, é preciso identificar a suposição.

     

    Bons estudos.

     

  • Errei e pensei dessa forma....

    "Todos os candidatos prometem crescimento e austeridade." Ou seja, todos os candidatos prometem crescimento e austeridade. Contudo, "Entre os chavões mais batidos vem sempre a reforma tributária, tema complexo, chato mesmo, acaba sempre em parolagem." Me levou a entender que nem todos utilizam do discurso que descrito no texto. Logo, já que todos candidatos prometem crescimento e austeridade, LETRA D: comprova a mesmice de uma campanha, que só aborda a situação econômica do país;