SóProvas


ID
1319185
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           País precisa racionalizar consumo de eletricidade?

    Há previsão de chuvas para a maior parte das regiões do país nos próximos dias. Ainda assim, por força da longa estiagem que afetou o Sudeste e o Centro-Oeste, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) trabalha com uma estimativa de que no atual período úmido o volume de chuvas não ultrapasse 67% da média histórica nas áreas que abrigam os principais reservatórios das hidrelétricas.

    No Sudoeste, o volume de água acumulada nos reservatórios caiu para o mesmo patamar registrado em igual período em 2001 (34%), ano em que o país teve de recorrer a um programa de racionamento de eletricidade. Desde então muita coisa aconteceu para reduzir a necessidade de um novo racionamento.

    Linhas de transmissão foram instaladas, aumentando a capacidade de transferência de eletricidade de uma região para outra (em 2001, de fato, a energia que sobrava no Sul ou no Norte não pôde ser transferida para o Sudeste e o Nordeste). O parque gerador também recebeu considerável reforço de usinas termoelétricas e há uma crescente contribuição da energia eólica, ainda que em termos relativos essa participação não ultrapasse 1% da eletricidade consumida.

    Mas a verdade é que a oferta de energia depende agora dos humores de São Pedro. A hidroeletricidade responde por mais de 70% da capacidade de geração, e praticamente todas as novas usinas hidráulicas operam a fio d’água, ou seja, dependem da vazão dos rios. Se estivessem concluídas, as usinas de Jirau e Santo Antônio, no Madeira, e Belo Monte, no Xingu, poderiam estar operando a plena capacidade em face da grande cheia dos rios que as abastecem.

    Os reservatórios remanescentes não mais asseguram o suprimento de eletricidade do país por vários anos, e sim por meses.

    Em pleno período úmido, quando a ocorrência de chuvas abundantes ainda é possível, talvez não faça sentido a adoção já de um plano de racionamento de energia. Com a economia crescendo pouco, o racionamento precipitado poderia ter impacto negativo desnecessário sobre a produção, já debilitada por outros fatores. No entanto, como a situação dos reservatórios está em ponto crítico e a previsão de chuvas é incerta, o mínimo que se deveria esperar das autoridades seria um esforço em prol da racionalização do uso de energia, como primeira iniciativa. No passado, a população e os setores produtivos deram provas de que respondem com presteza aos estímulos à racionalização do consumo de eletricidade. E, se preciso for, todos estariam preparados para o racionamento, em um segundo momento.

    O que não pode é o governo ficar de braços cruzados, por causa do ano eleitoral, fingindo que não há qualquer risco de desabastecimento. Por causa de seus interesses políticos, o governo não deveria jogar com a sorte e expor a população a uma situação com consequências muito sérias se o país tiver de ser submetido, mais tarde, a um forte racionamento de energia.

                                                                                                                (Opinião, O Globo, 07/03/2014)

“Desde então muita coisa aconteceu para reduzir a necessidade de um novo racionamento”.

Assinale a opção em que a forma sublinhada foi substituída incorretamente.

Alternativas
Comentários
  • alguém explica pq a letra A está errada?

  • Também não entendi por que a letra A esta errada.

  • Eu acredito que a A esteja errada, pois a frase está no passado - aconteceu, e reduza encontra-se no presente do subjuntivo (que indica fato incerto no presente). Assim, não há uma correlação verbal neste caso.

  • hahaha verdade. agora que eu percebi que realmente ficou estranho "muita coisa aconteceu (passado) para que se reduza". hauhuhaua

  • todas se referem a finalidade, menos a alternativa a

  • Colega Marcos Junior a alternativa B está correta.

  • Gerson Jonathan a assertiva a) também refere ai sentido de finalidade.

  • Muita coisa aconteceu = Passado

    Para que se reduza = Presente

  • Se a A está errada devido a condição do verbo estar no passado e no subjuntivo, a B também deveria estar.

  • Aconteceu = Passado

    Para que se reduza = Ainda vai acontecer ( Futuro)

    Letra A

  • É fgv, temos que esperar de tudo!

  • Os tempos verbais se anulam , como pode algo ter acontecido no passado e causar uma possibilidade no presente (?)

    Bizu's: Correlações verbais importantes.

    Presente com Presente

    Futuro do Presente com Presente do Indicativo

    Futuro do Presente com Presente do Subjuntivo

    Pretérito Perfeito com Pretérito Imperfeito do Subjuntivo.

    LETRA A

    APMBB