GABARITO: letra E
"O conceito de preservação envolve as atividades de conservação, armazenamento e restauração dos documentos. Preservação, desse modo, deve ser entendida como um conceito amplo, que abrange todas as medidas necessárias para a salvaguarda da integridade dos documentos arquivísticos pelo tempo que for necessário. No caso de documentação permanente, isto é, de guarda definitiva, a preservação assume papel de primordial importância dentre os procedimentos arquivísticos, já que as informações arquivísticas deverão ser preservadas por meio das várias épocas."
"(...) a conservação é um conjunto de ações estabilizadoras que visam a desacelerar o processo de degradação de documentos por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos. A conservação busca, assim, estender a vida útil do documento, procurando mantê-lo o mais próximo possível do estado físico em que foi criado."
"A restauração, por sua vez, deve ser entendida como um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico."
"(...) a restauração está contida nas atividades de conservação e, ambas, por sua vez, estão contidas num conjunto maior denominado "preservação”.
É importante entender que há uma forte integração entre esses conceitos. Conforme Paes (2005, p. 142), por exemplo, a restauração é considerada uma das principais operações de conservação." (Arquivologia Facilitada – João Tiago e Leonardo Reis, 2013)
RESUMO:
Preservação > Conservação > Restauração: preservação tem um conceito mais abrangente que conservação, que tem um conceito mais abrangente que restauração.
Um esqueminha mnemônico pra ajudar: PRE (antes) > Conservação > REST (resto)
"Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas":
Preservação: é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.
Conservação: é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
Restauração: é um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.
Fonte: https://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf