SóProvas


ID
1332289
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BR Distribuidora
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dentro de um saco há 24 balas, todas indistinguíveis, a não ser por seus sabores: 6 são de morango, 8 de caramelo e 10 de hortelã. Uma pessoa coloca a mão dentro do saco e pega n balas.
Para que essa pessoa tenha certeza de que pegou pelo menos duas balas de hortelã, o menor valor de n deverá ser

Alternativas
Comentários
  • Por favor, alguém pode explicar o porquê da resposta ser a alternativa C)16 ?

  • Acredito que seja pq ela pegaria  todos os outros sabores ( 6 + 8 )  e sobrando assim o resto de hortelã, que no caso só precisa de duas , dando 16 (:

  • Para que uma pessoa tenha certeza, terá que pegar uma quantidade igual a:
    6 + 8 + 2 = 16 balas (ou seja, igual a todas as de morango + todas as de caranelo + 2)

  • Pessoal, esta questão trata do princípio da casa dos pombos, onde uma pessoa irá retirar no mínimo 8 balas de caramelo + 6 balas de morango e só depois, com certeza, retira 2 balas de hortelã, ou seja, 8+6+2 = 16 balas no mínimo.

  • Pelo Princípio da Casa dos Pombos, vamos imaginar a "pior" situação para satisfazer a questão. Logo, a "pior" situação seria se ela tirasse de uma só vez as 6 balas de morango, as 8 balas de caramelo e mais as 2 balas de hortelã desejada. Somando tudo:

    6 + 8 + 2 = 16 balas

    Logo, para que essa pessoa tenha certeza de que pegou pelo menos duas balas de hortelã, o menor valor de n deverá ser é de 16 balas.

    Resposta: Alternativa C.
  • É  a famosa regra do azarado. Deve-se supor a pior condição ,  ou seja, sempre se irá  retirar as balas que não  são  de hortelã  até  que, por fim, não  sobre mais balas, exceto as de hortelã .

  • Nunca mais vou esquecer da casa dos pombos. Exceto que verei balas no lugar deles!