-
Taxa de juros, inflação etc constituem elementos variáveis incontroláveis dentro do escopo do planejamento institucional.
-
Alguém pode me explicar melhor esta questão, tendo vista que análise do ambiente externo é quando a organização identifica ameaças, oportunidades e algumas questões estratégicas, marquei Letra B. Não entendi. :/
-
Maximiano (2006) diz que “a análise do ambiente externo é um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de analisá-lo”.
Esta definição é verdadeira, assim que assume-se as organizações como sistemas abertos, ou conjunto de partes interdependentes entre si, que sofrem influência do meio externo.
No processo de planejamento estratégico, a primeira etapa compreenderá a identificação dos fatores ambientais que influenciam o desempenho da organização.
Deve-se analisar:Ambiente econômico
Ambiente Político Legal
Ambiente competitivo
Ambiente Tecnológico
Ambiente Natural
Ambiente social
Logo nota-se que Alteração na taxa de juros e inflação estão emglobados.
-
De forma muito resumida, as alternativas A e B referem-se a aspectos ligados a fatores externos à organização. Contudo, clientes e fornecedores representam o microambiente ou ambiente de tarefas das organizações. E alternativa A, gabarito da questão, refere-se às questões ligadas ao macroambiente, mais abrangente e mais alinhado com a análise SOWT.
Em seu livro Administração Geral, o mestre Rodrigo Rennó nos ensina que:"A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!"
-
Alteração na taxa de juros e inflação são fatores exógenos ao controle da empresa. Basta analisar que quem realiza as mudanças na taxa de juros é o governo e as oscilações que geram a inflação são uma série de fatores derivadas do mercado.
-
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal
ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.
Ambiente Externo
Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.
Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.
-
Ambiente externo - fatores sobre os quais a organização não tem controle. Alteração na taxa de juros e inflação seria um deles.
Todas as demais alternativas falam de ambiente interno ou fatores controláveis pela organização.