SóProvas


ID
1333558
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A empresa que usa uma estratégia de diferenciação deve ter como principal fator crítico de sucesso:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: Segundo RENNÓ (2013: pág. 79-80) —  De acordo com Porter, as três principais estratégias genéricas são: liderança em custos, diferenciação e foco (ou enfoque). 


    Liderança em custos – Nessa estratégia, a empresa busca ser a mais eficiente na produção de produtos e serviços em seu mercado, de modo que tenha vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Pode-se alcançar isso com: economias de escala, acesso a matérias-primas mais baratas, entre outras. Essa posição de custo mais baixo que seus concorrentes permite uma série de vantagens, como operar com lucratividade quando seus concorrentes estão perdendo dinheiro, por exemplo.

    Diferenciação – Uma empresa também pode ter vantagens competitivas tendo produtos com características únicas na percepção de seus clientes, que lhe possibilitem cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Um exemplo atual é a Apple. Essa empresa, com seus produtos inovadores como o iPhone e o iPad, tem conquistado uma maior lealdade de seus clientes e maior lucratividade. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca etc.

    Foco ou Enfoque – Também é chamada de estratégia de nicho. Nessa situação, a empresa foca seus esforços em um mercado pequeno(seja geográfico, produto ou clientela) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não tenha como conseguir em todo o mercado (a Ferrari buscou essa estratégia com o foco em carros de alto desempenho, pois era pequena para concorrer no mercado de automóveis populares, muito maior, antes de ser comprada pela Fiat)

  • Gab. D.

    A estratégia de DIFERENCIAÇÃO ocorre quando a organização se distingue no mercado ao diferenciar, de alguma maneira, suas ofertas, ou seja, atua para distinguir seus produtos e serviços dos concorrentes, ENFATIZANDO AQUILO QUE O CLIENTE PERCEBE COMO VALOR.

    Fonte: TEORIA CONTEXTUALIZADA - ADMINISTRACAO GERAL E PÚBLICA.